quinta-feira, 30 de julho de 2009

UMA AMIZADE VERDADEIRA E DELICIOSA

Acho que esse vídeo dispensa palavras.... Ele por si só mostra porque somos apaixonados com cachorros.



segunda-feira, 27 de julho de 2009

NOME DE CACHORRO

Sophia


Bom faz muito tempo que tenho pensado sobre isso e acho que para o verdadeiro cachorreiro como eu, não existe isso. Sim, porque o nome é aquele que combina com a carinha, tal qual um filho quando nasce e a gente fica olhando, admirando e coloca o nome mais bonito no nosso ponto de vista.

E é ai que começa a confusão para quem não entende isso. Sim, porque eles protestam: Onde já se viu colocar nome de gente em cachorro.... Mas então, existe nome que só pode ser de gente???

Vou roubar literalmente uma frase que minha amiga cachorreira, a Larinha, postou em seu blog inspirada na sua SOPHIA: "Esse seres tão inferiores em termos de inteligencia, quando comparado a nós pobres Homo Sapiens, são capazes plantar em nossos corações sentimentos tão lindos e puros que nunca imaginei que um ser humano (incluindo esta que escreve) fosse capaz de ter." Então porque restrições com relação a ter que usar "nome de cachoro"??? em seu querido amigo. E afinal de contas, o que seria um nome de cachorro?


Todos que não se importam com esse preconceito e colocam os ditos nomes de gente no seu cão, fatalmente tem histórias constrangedoras ou no mínimo engraçadas sobre isso. Tenho uma amiga que o cachorro se chama Lukas.. isso, Lukas com "k" e ao chamá-lo uma vez, deu de cara com o bico de uma mãe cujo pimpolho se chamava lucas também..rss.


E os daqui de casa, Maria Cristina (kika), Zé Duardo (dudu) e a minha pequenina Anna Mel (Mel). Há tinha a Dercy também, nem preciso falar em homenagem a quem....


Durante um projeto, me deparei com dois consultores - José Eduardo e Maria Cristina - não resistimos e contamos pra eles sobre os nomes dos caezinhos de casa, e disse que tinhamos dois consultores SAP em casa também. Ainda bem que eles levaram na brincadeira, mas nem todo mundo pensa assim.


Bom de qualquer forma, nosso filhinhos merecem ter os nomes que escolhermos, como qualquer outro filho de qualquer outra mãe. Afinal, somos mães, de cachorros sim... mas mães.


Larinha, já que roubei sua frase, peço licença para homenagear sua linda filhinha Sophia. E viva o direito de usar e abusar dos nomes, sejam eles simples, compostos e com sobrenome também Porque não?

segunda-feira, 20 de julho de 2009

A DITADURA DA MODA X PADRÃO DA RAÇA


Hoje estaremos publicando um artigo enviado pelo meu amigo e colaborador Moacir Jardim, que atualmente mora na Alemanha e como nós, é um cachorreiro de mão cheia e sobretudo consciente.

“Vende-se mini pugs“. Li novamente e pensei, mini o que? Pug? nada de novo até ai, se näo fosse o fato DE QUE NÄO EXISTEM MINI PUG´S. Como já sabem, Pug por natureza é mini…
Liguei por curiosidade e olhem o diálogo:
Alô, é dai que vendem Mini Pugs?
Qual o tamanho final dos filhotes? 80 cm
Qual o prazo para entrega? 8 semanas (o normal é 13),
Posso ver os pais?(obvio que não),
Tem papel? Surpresa, tinha…
Perguntei se eram oficialmente do Kennel Club alemão. Claro que não eram (eu já esperava que assim fosse).
Assim vendem-se Mini Pugs por aqui.

Desde Homens de Preto, o filme estrelado com Will Smith, onde aparece um cãozinho Pug (Frank) a raça caiu no gosto popular, pelo menos 3 novelas da rede Globo mostraram o charme de um Pug, Jorge Amado e Zélia Gattai foram os pioneiros com seu Fadull que mereceu até menção em alguns de seus livros, no cinema vários filmes contam com a presença deste cãozinho que esta mais para Gisele Bündchen do que para um cão mesmo.

Não existe nada pior para um CRIADOR sério do que ter sua raça no gosto popular.

Isto significa CRUZAMENTOS fora do padrão, outros mais extremos de pai com filha, filho com mãe, irmãos e parentes bem próximos, crias desenfreadas sem pausa e controle da fêmea, cães subnutridos para conseguir o MALDITO mini.

E o resultado desta lambuzada toda?
Uma confusão genética que acaba por produzir novas doenças,algumas degenerativas e além do padrão da raça que vai literalmente para o espaço.

Foi assim com raças como o Pequinês, Poodle, o Dobermann, Rottweiller, Chiuaua, Pug e o do momento, o cão de ÁGUA PORTUGUES, nova mascote da família Obama.
Só para se ter idéia na Alemanha existe apenas um criador da espécie e ainda por cima, por Hobby. Logo após o anúncio do presidente americano pela preferência da raça, esse criador viu seu plantel ser todo vendido com lista de espera até 2011.

Ha muitos anos atrás o Dobermann foi a vitima. Coitadinhos, tinham suas orelhas e rabos cortados, além do focinho afinado,o mesmo aconteceu com o Stafford Terrier e o temível Pit Bull.

Porque tanta cirurgia estética? Para que ter um cäo de guarda de beleza padronizada por fúteis criadores?
Li em algum lugar que atualmente existem leis que proíbem estas operações para estética, o que já é um grande passo rumo a segurança da raça.
Sabendo que um veterinário as realiza, não pensem duas vezes, DENÚNCIEM!

No meu ponto de vista, não poderia ser diferente , ja que se o ser humano submete-se a cirurgias sem necessidade alguma,apenas para mexer no seu corpo e tentar agradar-se, assumindo uma aparência que em alguns casos mais se assemelha a uma Fera do que uma Bela. Imagine então com os seus Pets?

A moda pode ser cruel para quem gosta destes animaizinhos, na ambição para ter o cãozinho, gato ou mesmo um porquinho da india do momento, algumas pessoas passam por cima do padrão da raça,dos preços, dos cuidados e ai temos aquilo que atualmente virou um problema imenso para os CANIS AMERICANOS, enxurrada de chiuauas que devido a crise financeira,foram os primeiros a serem abandonados. Imagine só, um chiuaua come pelo menos 60/100 gramas de ração por dia e são considerados os menores cães do Mundo, então, que trabalho pode oferecer um pequenino ser como este?

Greyhound, Whippet e outros cães de corrida tem suas vidas bem curtas ao cair nas pistas; com tempo de uso mínimo, sendo que logo após são literalmente abandonados em canis, jogados fora e chegam ao cúmulo de nos Estados Unidos terem um programa de adoção somente para esta raça, um cão descartável.

Triste não? Enfim, não sou criador e apenas tenho o Max como Pet. Tão pouco entendo de genética, só queria compartilhar com vocês amigos do Blog esta ditadura que realmente só faz mal aos cães, não ajuda ninguém, muito pelo contrário.
Mas como a moda é uma roda viva, existe sempre uma nova vítima.

Atenção para você não ficar preso a esta corrente também. Seja subversivo e radical, DIGA NÃO A MODA!

E ao escolher um cãozinho, que ele venha para atender suas necessidades e afinidades. Leia sobre a raça antes, para optar por um da espécie que deseja.
Não siga apenas a ONDA porque esta na televisão, cinema ou porque o Pop Star X tem um também, afinal de contas às vezes da vontade é de colocar as Paris Hilton da vida para limpar COCÔ NO CANIL .

Beijos e até a próxima

Moacir Jardim

terça-feira, 14 de julho de 2009

UM CORAÇÃO DE MEL























Essas últimas duas semanas foram de muito trabalho e pouco tempo para aparecer por aqui. Mas apesar da correria, nada conseguiu afastar lembranças de momentos que foram felizes. Já fazem dois meses, mas parecem dois dias. Sessenta dias de um vazio que não se preenche.
A rotina muda, mas é difícil não continuar fazendo as mesmas coisas. Esperar ouvir os latidos ao abrir o portão. Empurrar a portar bem devagar pra não machucar porque voce estaria atrás dela tentando passar pra me receber.
Olhar para o meu tenis e ver que as meias ainda estão lá, e voce não vai sorrateiramente pegá-las pra esconder. O Puf ainda está encostado na beirada da cama, como se a qualquer momento voce fosse pular sobre ele pra te ajudar a subir e chamar minha atenção.

Agora qualquer um pode se aproximar de mim, porque não tem voce pra espanta-los com seu ciume. Até tocar o violão ficou complicado, porque me acostumei com sua insistencia em sentar apertada entre as minhas pernas e o violão pra ficar escutando a música. Mas difícil mesmo é acordar de manhã sem o meu pequeno despertador, que me chamava bem cedinho, mesmo sabendo que iria trabalhar e deixa-la em casa.

É impossível não lembrar do jeito chantagista de conseguir as coisas, resmungando com a língua meio pra fora da boca fazendo charme. E como dava resultado, conseguia tudo.
São tantos detalhes, tanta coisa, ainda estou esperando o momento de conseguir lembrar e apenas rir de todas as suas aprontações e do seu jeito de achar que a dona era voce ... de conseguir olhar o lado bom e agradecer, sim agradecer o curto tempo em que tive a alegria de compartilhar sua lealdade, amizade e tudo que aprendi com voce... e não chorar.
Um dos meus compositores prediletos com certeza deve ser um grande cachorreiro e fez uma música em homenagem a sua amiga de quatro patas Diana. E é dele, Toninho Horta, que tomo emprestado alguns refrões pra tentar traduzir um pouco do que eu tenho sentido durante todos esses dias.

"Velha amiga eu volto a nossa casa.

Já não te encontro alegre, quase humana.

Corpo pintado de branco e marron (cinza e dourado)

E uma tristeza no olhar, como se conhece dor milenar.

Já não te encontro a espera ao pé da porta.

Correndo viva e bela ou descansando.

Tanto vazio por todo lugar, tanto silencio sinto ao chegar,

ao nosso território de brincar.

Almoço aos domingos a velha farra,

Todos vão inventando novos segredos.

Fica a ausencia branca e marron (cinza e dourado)

E a tristeza milenar......."


Uma amiga minha tentou aplacar minha tristeza em uma frase. "Não chore, sinta-se feliz porque aquele serzinho mais lindo do mundo, que todo mundo ficava louco pra brincar e chamar atenção amava você incondicionalmente como poucas vezes eu vi."

Mel, obrigada por toda a alegria que voce troxe para minha vida. Sinto-me honrada e agradecida pelo tempo que tivemos juntas. Amigo a gente guarda pra sempre, do lado esquerdo do peito, e voce, com certeza era mais que a minha cachorrinha. Voce foi e sempre será "A Cachorrinha"!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

LEISHMANIOSE II - EXAMES E DÚVIDAS

Parece que é chover no molhado, mas vamos voltar com um post de utilidade pública ou melhor que está virando uma calamidade. A Leishimaniose. Vamos tentar esclarecer um pouco mais sobre os exames necessários para detectar essa doença de uma forma mais clara e algumas dúvidas que sempre surgem.
A primeira questão colocada é a de que o cão vacinado, com a vacina que é totalmente testada e validada passa a ser positivo para o exame e corre o risco de ser notificado por um veterinário para a vigilância sanitária.
Os Cães vacinados com a vacina Leishmune não apresentam testes reativos para Elisa, PCR de medula, Imunohistoquímica, nem exames tão pouco apresenta exames alterados para o parasita.
O único exame que pode apresentar resultados alterados, às vezes, é o RIFI (reação de imunofluorescência indireta).

Ninguém, pode entrar em sua casa para coletar sangue ou biópsia de orelha de seu cão, sem uma ordem judicial para isso.

Portanto, quem permite, que o agente de saúde faça o teste no cão, deve estar ciente que se o resultado for positivo, vai ser muito complicado não entregar o animal...

No caso da leishmaniose que pode acometer tanto humanos quanto cães, também de ve ser notificado aos órgão competentes, pelos médicos e veterinários por se tratar de uma epidemia.
Agora, uma coisa é notificar outra coisa é a eutanasia.

Já existe uma decisão do Ministério Público Federal revogando a Portaria Interministerial n. 1.426, de 11 de julho de 2008 que proibia o tratamento de cães positivados ou portadores da doença.

Essa decisão permite ao dono do animal que se responsabilizar, realizar um tratamento digno ao seu cão, uma vez que o tratamento elimina a possibilidade de transmissão da doença.

TIPOS DE EXAMES PARA DETECTAR A LEISHIMANIOSE

São exames que, combinados e não isoladamente fecham o diagnóstico.

> Sorologia

Para o diagnóstico da Leishmaniose através de sorologia é necessário que sejam empregadas duas técnicas sorológicas: ELISA e a IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA (IFI). Não aceite exame apenas com o método ELISA, pois sozinho pode levar a resultado falso – negativo! Não aceite resultados de ELISA in house (sem registro) pois pode haver falso positivo e falso negativo!

> Exame de Imunofluorescência Indireta - IFI.

Este método depende de uma leitura visual e para isto é necessário que o técnico seja extremamente competente e com muita experiência. Além disto, é importante uma leitura em duplicada, por observadores diferentes e sem saberem os resultados um do outro.


>Pesquisa direta do parasita através de Citologia/ Biópsia de Linfonodo, de Pele, ou ainda Punção de Medula e a IMUNO-HISTOQUÍMICA.

>Proteína Total e Frações – Relação A/G.

Associado aos exames acima está o exame clínico bem como um exame de proteínas e frações

> Exame sorológico com Diluição Total, que busca um resultado até o ponto máximo e quanto maior a titulação maior a chance do animal estar infectado. O exame oferecido pelas prefeituras realiza uma diluição que somente a 1/80. Em Minas Gerais me parece que somente a Universidade Federal de Belo Horizonte está realizando esse exame de diluição total. O Preço é mais de duas vezes em relação a o primeiro. R$ 30,00 e o de diluição total R$ 80,00.

Outra coisa que temos observado muito. Exames que dão positivo da primeira vez e negativo na segunda tentativa. Ao que parece está ligadoa forma de coleta do sangue. Por isso, esteja atento: Você tem direito a uma contra prova.

Todo cuidado com seu melhor amigo sempre será recompensado.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

COMO ENSINAR SEU CÃO MACHO A FAZER O XIXI NO LUGAR CERTO

Honestamente? Eu não sei... mas gostaria de conhecer um método perfeito.

Já entrei em diversos fóruns e li estórias que se misturavam a minha e que aparentemente chegavam a um denominador em comum: sem solução.

Pipi dog, passeios fora de casa, jornais (que eram sempre rasgados), sustos e jatos de água no focinho - nas raríssimas vezes em que pegava ele no flagra - mostrar o chinelo, a última tentativa quase foi uma bandeja sanitária acoplada a um mini hidrante vermelho de plástico. Fatalmente seria dinheiro jogado fora.

Porque eu tinha um cão "ninja" em minha casa, e as descobertas dos seus xixis indesejáveis na maioria das vezes vinha na forma de surpresas desagradáveis, como por exemplo, ao tirar uma cortina pra lavar e ver aquela cor amarelada com um cheiro forte inconfudível. Ai era inevitável o grito de guerra: Duduuuuuuuuuuuuu... você é terrível, na cortina não... E ele corria como se soubesse. Embora alguns cientistas ha pouco tempo tenham afirmado que o cão reage ao seu tom de voz e não porque saiba que fez algo errado, posso jurar que ele tinha plena certeza do que se tratava.

Era ele e mais duas fêmeas e as vezes eu falava (já sabendo que era ele): Quem fez xixi aqui? E somente ele corria, as outras ficavam na boa.
Talvez este fosse o seu maior problema, um macho em meio a duas fêmeas sempre em busca de afirmação e marcação do seu território. E que território..

Incluia tapetes, almofadas, cortinas, pés de cadeiras e mesas, armários da cozinha, geladeira, portas e o fogão, ai meu fogão, preciso de um novo porque a parte de baixo está toda enferrujada.

Dudu ninja não perdoava nada e tinha uma criatividade inigualável quando se tratava de escolher lugares que nem pensava que ele se interessaria. Os sofás por exemplo, não se limitava aos pés, era preciso subir em cima e fazer no encosto e de quebra tentar acertar a cortina.

Eu tinha um cupim dentro de casa que não comia só madeira kkk.

Uma vez peguei ele indo fazer xixi em cima da Kika, porque ela fez xixi bem afastada de qualquer parede ou poste então, como ele não podia ficar sem deixar sua marca, tentou fazer nela mesma - interrompido por mim a tempo. Ufa!!!

É claro que no repertório dele não podia faltar os pneus do meu carro, já que é um lugar tradicionalmente predileto dos machos, além dos vasos de plantas ou qualquer coisa em que não sentisse que seu cheiro estava presente.

O perdão vinha sempre com base no seu diferencial, que era ser o mais dócil, mais amigável e atencioso da turma... mas haja xixi.

Assumo um pouco da responsabilidade, eramos duas pessoas ausentes por causa do trabalho, uma jornada mínima de 12horas por dia - incluindo ai o percursso de ida e volta - e isso com certeza não ajudava nada nesse lado da educação com relação lugar certo do xixi.

Outra coisa, não me venham falar em castração. Decidimos cooperar com o peralta e ao invés da castração optamos por uma vasectomia..rss. Depois me avisaram que talvez a castração pudesse amenizar o problema do xixi, mas já era tarde e com certeza talvez não tivesse tido coragem de fazê-lo.

Bom, mesmo com os estragos acabo rindo depois com as traquinagens deles e afinal de contas, mãe é mãe, mesmo sendo um cachorro e o amor por eles é incondicional. No pacote que você leva para sua casa junto com seu cãozinho, estão incluidos o xixi, mas também muito amor, carinho e uma lealdade eterna.

Então, será que alguém pode ensinar um método eficaz com relação a isso? Talvez sirva para o próximo, porque o Dudu se aproxima dos 8 anos e com certeza já não tem mais jeito.