domingo, 23 de agosto de 2009

ADOTE UM CÃO




"Cachorro que não late? Cão sem pelo? Pastor miniatura? Se você encontrar cachorros que nunca viu, não os confunda com vira-latas. Pouco comuns no país até o começo da década, algumas raças aos poucos ganham o mercado canino – ou “cinófilo”, como preferem os criadores – por suas características exclusivas, que se refletem no preço. Um cão desses, com pedigree e vacina, pode variar de R$ 2 mil a R$ 5 mil. Nas próximas páginas, alguns exemplos."

Essa é a chamada de uma reportagem da Revista Época dessa semana que tras o título "Focinhos Novos no Pedaço" e nos faz pensar até onde irá o comercio que explora os corações "cachorreiros".
Sim, porque é triste ver esses seres dentro das gaiolinhas a espera de alguém que se encante com eles e os leve para casa, a um preço nada suave.

É certo que, ao optar para ter um cãozinho é natural procurar uma raça que tenha as características e afinidades que mais combinam com voce ou seu filho, mas que bom seria, num mundo ideal ou perfeito (essa frase seria facilmente pensada pela minha amiga Larinha rss) se não houvesse todo esse comércio. Com certeza haveriam menos animais abandonados.

Porque eu realmente não tenho conhecimento do que acontece com esses filhotes quando não são comprados dentro do tamanho ou tempo ideal e se tornam desinteressantes aos chamados "consumidores". Se alguém souber por favor deixe um comentário, pois isso me preocupa.

Do outro lado da moeda, descobri sites na internet para adoção e vi reportagens sobre pessoas que por iniciativa própria acolhem e cuidam de cachorros abandonados e tentam encontrar novos lares para esses pequenos seres que serão nossos amigos fiéis até o fim.

Existe também um forte movimento que tenta incentivar a adoção em detrimento do comércio cada vez maior dos nossos pequenos amigos.

Chama a atenção, a frase que diz para não confundi-los com um vira lata. Afinal de contas, que mal existe nos vira latas que vamos concordar, tem lá o seu chame?

Vou um pouco mais além e falo que o louco amor do cachorreiro é capaz de atitudes que são julgadas por muitos como pura insensatez, como simplesmente acolher um cachorro que está na rua e levar para sua casa.

Não são poucas as histórias a esse respeito e eu mesma, incentivada pela minha amiga Patty, responsável em grande parte por muito do sangue cachorreiro que corre em minhas veias, me fazendo viver situações das quais não me envergonho, pelo contrário, me orgulho em contar.

Uma delas é sobre uma coker que parecia abandonada e ficava nos rodeando no ponto onde esperavamos o onibus para trabalhar. Ela parecia maltrada com os olhos tristes e a Patricia sempre tentava se aproximar. No sábado a Paty acordou afoita e me fez ir com ela até o ponto para procurar a danadinha (até então não sabiamos se era macho ou femea). Concordei e depois de muito procurar ja estava por desistir e então, do nada, ela surgir, caminhando em nossa direção, como se entendesse que a ajuda que tanto precisava estava por vir.

Já tinhamos dois cachorros em um apartamento não muito apropriado para animais e vou resumir a estória. A Neni (ganhou esse nome de cara) estava toda machucada, sarnenta e sabe-se lá o que mais. Dali fomos direto com ela para uma clínica veterinária onde ficou por 30 dias, e quando saiu direto para o nosso apartamento, ficou claro a incompatibilidade de tamanho e genio para os nossos pequeninos moradores. De pronto conseguimos um lar adotivo (apesar da intensão despistada da Patty em tentar deixar ela em casa - comprou coleira, bichinhos..etc..rss).

Infelizmente ela veio a morrer meses depois, porque na realidade tinha um cancer em fase terminal - o porqueira do veterinario não nos disse - e talvez tenha sido esse o motivo do abandono pelos donos. Mas temos a certeza de que viveu seus últimos dias com amor, pois a moça que a adotou era louca por ela e deu todo o carinho até o fim. Pra nós ficou o sentimento de termos feito além da nossa parte, o nosso dever de gratidão com esses animais que tanto nos dão de ensinamento de amizade e fidelidade.

Por hoje chega né.. Estive ausente porque resolvi ceder a tecnologia e fazer um up grade no meu windows. Conclusão, problemas no meu teclado que estou lutando até hoje kkk.

Antes que eu me esqueça, os cães que ilustram este post na foto não estão disponíveis para adoção e o valor deles está entre os preços salgadinhos divulgados no início da materia. Tudo bem se não temos opção, mas a amizade não se compra e ela vem deles naturalmente, independetemente de preço ou raça.

Cachorreiros, vamos nos unir contra a exploração dos nossos amigos do coração, independente da raça porque mais do que simples bichinhos de estimação eles fazem parte da nossa história de humanização.

Tenham uma semana abençoada!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

LEISHMANIOSE EM GOVERNADOR VALADARES

Depois de algumas semanas de postagens bastante amenas, não posso evitar de voltar a esse assunto chato, mas que será falado quantas vezes forem necessárias, ou enquanto durar o abuso e descaso por parte das autoridades sanitarias.

Na semana passada fiquei sabendo através de uma reportagem que continua a prioridade da caça as bruxas ou melhor caça aos cães em Governador Valdares, com requintes de abuso e crueldade diante da falta de informação da população.

Estão invadindo casas, as vezes acompanhados da intimidação policial para fazer com que os donos entreguem seus cães para sacrifício, sempre com base no frágil exame de sorologia simples que pode em inúmeras vezes apresentar falso positivo.

Então vamos lá repetir algumas dicas úteis e GRITAR BEM ALTO para que o povo não se deixe enganar:

1. Em primeiro lugar, você não é obrigado a submeter seu cão ao exame de coleta de sangue realizado pela prefeitura e muito menos entregar seu cão. A Portaria Interministerial n. 1.426 de novembro de 2006 em que eles se baseiam para essa ação já foi REVOGADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL em 11 de julho de 2008.

2. Você tem direito a uma contra prova e o melhor a fazer é um exame de diluição total que é realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Um veterinário local pode encaminhar para você para Belo Horizonte. Quer o nome de uma clinica séria? Cão e Cia, localizada na ilha.

3. A sorologia por si só não fecha um diagnóstico da doença. Pode e deve ser feito ainda um exame de punção de ninfonódulo juntamente com uma citologia de pele para saber se o seu cão realmente está em estágio de transmissão dessa doença.

4. Se você quiser cuidar do seu cão, a Liminar que derrubou a portaria dá ao proprietário que quiser, o direito a um tratamento digno para o seu animal, tratamento esse que elimina qualquer possibilidade de o mesmo se tornar um transmissor da doença..

Vamos lá autoridades... as ações são orientar a população sobre as prevenções como limpeza de quintais, lotes vagos, uso de produtos e plantas (a própria citronela) para espantar os mosquitos e distribuir coleiras e armadilhas para o Maldito Mosquito ao invés de exterminar nossos animais em massa. Vão determinar a eutanásia para os humanos também? porque essa doença não é privilégio só dos animais.

A população responsável por seus animais tem direitos sim, embora eles não sejam divulgados e o mínimo que esperamos é uma ação consciente e responsável de nossas autoridades sanitárias... Copiar só o que é bom... procurem se basear em modelos que deram certos, esse sim é o diferencial.

Diga não ao abuso e a eutanásia imposta por quem não está procurando fazer algo realmente responsável.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

PEDINDO AOS CEUS...

Esta é a foto da semana! A expressão do cachorro é demais..




Entre todo o lixo que recebemos pela internet, ocasionalmente nós conseguimos alguma coisa igual a essa.

É muito bom para não ser repassado.

Se um cão tem tempo para Orar,então nós deveríamos também tê-lo.

Uma ótima e abençoada semana a todos, cheia de muitas lambidas sinceras e carinhosas.