sábado, 4 de setembro de 2010

RAÇAS - CHOW CHOW


Tem um ditado que diz: Tenha certeza daquilo que você deseja, pois seu sonho pode virar realidade. E dai, se vira realidade, voce tem que estar preparado para usurfruir de todos os ingredientes que acompanham seus desejos.

Quando voce opta por determinada raça de cão, não é muito diferente, e o pior, voce está levando para seu convivío um pequeno ser que deve ser tratado com o devido respeito e carinho. Não é um brinquedo que voce experimenta e descarta se não gostar.

Começamos aqui portanto, uma série de postagens sobre as raças e suas características, inspirado no desejo de uma colega em ter um chow chow, sem ao menos procurar conhecer sobre a raça ou sobre cães, uma vez que ela nunca teve o desejo de ter e se deixou levar pelo pedido específico do filho por essa raça.

Pra começar ela mora em um apartamento, então, lembre-se, o espaço que voce pretende compartilhar com seu cão é uma das muitas coisas a serem observadas quando se decide por ter um.

Mas vamos as características do Chow Chow.

Sua origem é a Mongólia e não da China como muitos pensam. Na china é conhecido como Songshi Quan - engraçado né..rss. Qual o significado dessa palavra? "Cão-leão-empolado"

São raros por possuirem a lingua preta azulada, e como suas pernas são retas, resultam num andar... EMPOLADO dai provavelmente a referencia ao nome em chines.

Os Chow Chow são conhecidos como uma raça independente e inteligente, que não se socializam com qualquer pessoa e muito raramente se dão bem com outros cães. Como cada cão tem também um temperamento próprio, que ao meu ver independe da raça - digo até por experiencia própria - o ideal é tentar socializá-lo desde cedo.

Medem entre 45 a 50cm de altura e sua característica mais marcante são os pelos longos na cabeça, lembrando muito a juba de um leão. As cores mais comuns são preto, creme, um marrom-avermelhado e cor de canela.

Outra característica muito marcante: São discretos e amorosos o suficiente pra se deixar morrer pelo seu dono, ficar dentes e se negar a comer por dias se estiver sentindo falta dele durante um longo período de ausencia.

Geralmente são cães de um dono só ou seja, para aquele que escolheu como dono, toda a demonstração de carinho, para os outros membros da família, um comportamento discreto.

A boa notícia é que eles são muito asseados e não latem e podem sim, viver em apartamentos. Isso não significa que a caminhada para um passeio é dispensada.

CUIDADOS COM A SAÚDE

O Chow Chow tem propensão à Displasia da Bacia e entropia, uma irritação causada nos olhos por uma anormalidade nas pálpebras o que exige uma limpeza diária nessa região.

Uma escovação diária também contribuiu para manter sua pelagem de forma bonita.

No mais, procurar sempre alimenta-lo com rações de qualidade. Na dúvida, consulte sempre o seu veterinário.

CURIOSIDADE

Uma chinesa que explica a boca e língua azuis dos chow chows, dizendo que, durante a criação do universo, quando Deus resolveu pintar o céu de azul, teria deixado cair algumas gotas de tinta no chão, então, um chow chow, que observava o trabalho lambeu as gotas e ficou com a boca azul