terça-feira, 12 de outubro de 2010

SUSPENSA VACINAÇÃO CONTRA RAIVA






Me surpreendeu a notícia que assisti na rede alterosa hoje sobre a suspensão da campanha de vacinação contra raiva após a morte de 200 cães e gatos no país, sendo 12 em Minas Gerais, além de outros 1400 casos de efeitos colaterais graves que foram notificados pelos donos.

Os principais sintomas relatados foram hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersenbibilidade de contato e intensa prostração.

Ainda na entrevista, o Médico veterinário Dr. José Lasmar explica que "toda vacina contem componentes que podem levar a reação vacinal, sendo eles o adjuvante da vacina que é um produto específico e se encontra em qualquer vacina para provocar exatamente uma reação, o conservante, que é um derivado do mercúrio`, sendo que, um excesso desse produto poderia ser uma das causas, ou até mesmo os meios de cultura onde são utilizados os vírus.

O ministério da saúde também informou que foram encontrados problemas em apenas uma das marcas de vacina do laboratório Biovet.

Portanto amigos, vai ai um alerta e até que sejam feitos todos os testes e os resultados divulgados, sugerimos evitar as vacinas do laboratório em questão e, na medida da condição financeira de cada um, procurar clínicas veterinárias particulares para a vacinação.

Vacinei as minhas na semana passada e paguei R$ 20,00.

Em se tratando de Brasil, convém também ficar de olho em novas ocorrências, bem como e tentarmos ter acesso ao número dos lotes problemáticos para que eles não apareçam de surpresa quando todos já tiverem esquecido.

domingo, 10 de outubro de 2010

ADORÁVEIS VIRA LATAS


Vira lata é um termo usado para cães e gatos que não tem uma raça definida, e hoje, é comum ouvir dos donos quando perguntamos qual a raça, um carinhoso: Meu cão é um SRD - Sem raça definida.

É diferente do cão mestiço que tem sua origem do cruzamento de animais com raça definida.

O verdadeiro vira lata tende a ter uma menor disposição para a grande maioria das doenças genéticas que são características de cada raça. Principalmente por que muitas dessas doenças são difundidas justamente por esse cruzamento digamos não natural para criação de novas raças, onde os animais herdam também as fraquezas das misturas produzidas.

Ao contrário das raças definidas, são encontrados em diversas cores e tamanhos, mas sempre com pelagem baixa.

Os vira lata ainda são um problemas como população sem controle, vivendo nas ruas, se reproduzindo em grande quantidade, sem vacinas ou cuidados de um veterinário, sobrevivendo de resíduos de lixos ou da boa vontade alheia. Mesmo assim sobrevivem, mas, infelizmente estão também sujeitos a atos de crueldade por parte de pessoas insensíveis e dos próprios centros de controle de zoonose de cada cidade.

Eu desconheço estatísticas do tempo de vida desses cães em um ambiente fora do convívio com uma família.

Mesmo em seu habitat natural, são sempre dóceis e se adotados, são capazes de aprender truques e de se manterem fieis e amorosos com seus donos. Chega a ser cruel a forma com que esses animais são submetidos ao abandono.

A consciência dos amantes dos animais no entanto, tem se mobilizado e existem várias ONGS e sites dedicados a incentivar a adoção deste adorável cão.

Algumas delas estão nos links favoritos deste blog.

A origem do vira lata ainda é muito especulativa, mas cá entre nós, cachorreiros inveterados, com ou sem raça definida, quem resiste ao olhar meigo e carente de um vira lata?

E acreditem, o amor incondicional e fidelidade dessas criaturas por nós independe de raça.


Por falar nisso, dentro de alguns dias terei alguns SRD para adoção, fruto do resgate de uma cadela que fiz juntamente com uma amiga, e que agora se chama Cidinha e estava à beira de um destino infeliz se fosse capturada pela carrocinha. Interessados deixem recado nesse blog.

Um bom feriado e uma semana abençoada para todos.