domingo, 10 de abril de 2011

LEISHIMANIOSE EM GOVERNADOR VALADARES



Hoje eu vi um comentário no twiter que realmente me tirou do sério: " Bandido devia ser igual ao cão com leishimaniose: deviam ser todos sacrificados, afinal, bandidagem é uma doença incurável". Ainda bem que ignorancia é uma coisa perdoável....

Enquanto isso, aqui em Valadares, como em muitas outras cidades, a zoonose não corre atrás do mosquito palha e só busca o exterminio dos cães. Mesmo depois de tantos movimentos, a carnificina continua, talvez por comungarem da mesma idéia que essa twiteira que citei acima.


Para agravar mais ainda a situanção, vez ou outra surgem problemas com os kits de exame distribuidos pelo Governo, que nem sempre tem a qualidade adequada, o que acaba em resultados de falso positivo que levam muitos a sacrificar seus animais indevidamente.


O mito da relação cão x transmissão da leishimaniose praticamente foi derrubado no último congresso internacional de leishimaniose que aconteceu em Belo Horizonte, e pelo que sei, muito dos que ainda indicam a eutanásia estavam lá presentes.


A pressão deve ser feita para que a prefeitura comece a caça ao MOSQUITO PALHA, verdadeiro vilão e não aos nossos animais. Como já disse mais de uma vez aqui, se matar cachorro fosse a solução Belo Horizonte hoje, seria uma cidade exemplar, ao contrário do caos endemico em que se tornou.


Volto a repetir, essa doença tem cura sim. Não sacrifiquem seus animais. Existem tratamentos adequados, conheço animais com mais de 5 anos de sobrevida, o que para eles e para nós significa muito.


Um desabafo para que todos possamos refletir e fazer um pouco da nossa parte para acabar com esse abuso por parte das autoridades locais.


Tenham um ótima semana.