segunda-feira, 22 de outubro de 2012

É CHEGADA HORA DE DEIXAR ELES PARTIREM....



Uma matéria veiculada na Globo me tocou profundamente e de uma forma que me fez pensar no pior pesadelo para os amantes de cães: Quando chega a hora em que você não tem outra saída a não ser se despedir deles e deixá-los partir com um pouco de dignidade e sem sofrimento.

Por várias vezes, quem acompanhou minhas postagens viu uma posição radical contra a eutanásia. Eu mesma, depois de passado todo o sofrimento da morte da minha pequena Mel, vejo que eu acabei impondo a ela uma luta cruel contra uma batalha quase perdida para tentar salvá-la, porque eu me recusava a deixá-la partir.

Sou contra sim, a eutanásia imposta pelo governo por se recusar a permitir o tratamento de doenças que são tratada no mundo inteiro, como a Leishimaniose; contra os ditos veterinários que impõe essa primeira medida como se um animal fosse descartável ao invés de tratá-lo. Um bom exemplo é a cinomose que dependendo do momento em que é detectada pode ser tratada e em várias ocasiões vi veterinários recomendarem a eutanásia antes mesmo de tentar o tratamento.

Mas o assunto aqui é outro, como nos prepararmos quando a hora chega. Como ter o desapego de dizer adeus quando realmente é a única saída.

No caso mais extremo, seria a forma de apressar a morte de um doente incurável para evitar um sofrimento maior.

Ainda não passei por isso e tremo só de imaginar se eu tiver que me colocar nessa situação. Honestamente não sei como iria lidar com isso. Recentemente um grande amigo perdeu seu companheiro de mais de 15 anos de jornada, e para "sorte" dele, foi de uma forma natural, pela velhice e o coração dele simplesmente parou de bater, pois não sei se ele teria coragem de dizer que era a hora de deixá-lo descansar.

O que devemos fazer e que está ao nosso alcance é sempre retribuir o carinho e amor incondicional que recebemos desses seres maravilhosos, mas que passam rapidamente pelas nossas vidas, nos ensinando o perdão,  amor e  a superar principalmente as perdas que a vida nos impõe.

Existe um ditado que diz que eles vivem pouco, porque já nascem sabendo o que levamos uma vida inteira pra aprender. Fato incontestável!

Recomendo aos apaixonados por cães como eu, conferir a reportagem na íntegra, que apesar de mexer com nossos sentimentos, pode se fazer necessária, e trata do assunto com uma delicadeza tal que todos nós acabamos por refletir também. Deixo aqui o link.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1681902-15605,00-DONOS+DE+CAES+RECORREM+A+EUTANASIA+PARA+ABREVIAR+SOFRIMENTO+DE+ANIMAIS.html