quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PICADA DO MOSQUITO PALHA

Estou reproduzindo em atualização uma postagem anonima sobre como reconhecer o sintoma de uma picada do mosquito palha, transmissor da Leishmaniose.

Achei importante a informação, que até o momento ainda não tinha visto em nenhum lugar e pode ser útil.

segue então o curto mas valioso depoimento de quem já sofreu os males causados por essa doença.

´´A picada do mosquito palha é extremamente dolorosa! Fui picada há uns 15 anos em São Paulo no bairro de Higienópolis. o mosquinho é lento, quando senti a picada o mesmo foi destruido entre os meus dedos. Na época não pude identificar o inseto, de tão minúsculo que era, ainda mais amassado. Anos depois, já faz uns 5 anos, a mesma dor ao ser picada, porém só apertei o mosquito. Lá estava ele, foi em Campinas, parecia um mini-borrachudo,só consegui identificar bem com a lupa. É muito menor que uma pulga. É a picada mais dolorosa que já tive, diferente da ferroada de abelhas, é uma picada de dor fina e rápida, o local não apresenta perfuração nem inchaço, a dor é só no momento da picada e não se estende.´´

domingo, 4 de outubro de 2009

COMO RETIRAR CARRAPATOS EM CÃES

Acredito que todo dono de cãezinhos já ouviu falar em erliquiose canina, nome complicado para uma doença que muitas vezes não tem toda a atenção devida por parte dos donos por ser considerada uma parasitologia simples: A conhecida Doença do Carrapato.

Considerações a parte para o meu amigo e colaborador Moacir - que vive no primeiro mundo - por aqui é comum e o mais grave: Pode levar nosso amiguinho a morte.

Engano quem pensa que é necessário vários carrapatos molestando seu cão para que o mesmo contraia essa doença. Infelizmente basta apenas um... Sim um único e infectado carrapato para fazer todo o dano possível.




Alguns dos principais sintomas para que voce fique atento (não necessariamente todos de uma vez):

  • Prostração
  • Falta de apetite
  • Sangramento nasal, na pele, etc. (num estágio mais grave da doença)
  • Desenvolvimento de anemia grave
  • Baixa de plaquetas

Hoje já existem exames de sorologia complementar para atestar de fato se os animais estão mesmo com a doença do carrapato. Assim como nos humanos, o diagnóstico para o correto tratamento é primordial.

Mais uma alerta: Prevenção é tudo, pois ainda não existe uma vacina.

Para aqueles que chegam a babar quando veem um carrapato, seguem algumas dicas de como se deve fazer para retirá-los e os cuidados:

  1. O carrapato duro demora mais tempo para transmitir a doença, geralmente mais de um dia, portanto, o cuidado de estar sempre verificando a presença deles é importantísssimo.
  2. RESISTA A TENTAÇÃO de simplesmente arrancar o carrapato pois, uma parte dele pode continuar na pele e infeccionar o local;
  3. Como retirar? Foi ai que encontrei duas informações contraditórias e conto com voces para me ajudar
  • A primeira delas aconselha a utilizar um algodão embebido com álcool, canfora ou éter pressionado contra o carrapato, provocando uma espécie de desmaio para facilitar sua retirada.
  • A segunda, desaconselha esse tipo de procedimento, alegando que existe a tendência do carrapato se agarrar mais e soltar toxinas e contaminar seu hospedeiro.

Mas todas as duas concordam que, deve ser retirado com uma pinça, evitando que o mesmo seja esmagado e espalhe o sangue. Nada de queimar ou espremer o infeliz depois. Guarde em um vidro com álcool e leve ao seu veterinário, se possível, para determinar se o maldito é contaminado..rss

Depois de retirado lave bem o local com água e sabão e mantenha sempre limpinho..

O mais importante: a ronda a procura do carrapato deve ser constante, afinal, cuidado com nossos amiguinhos nunca é demais.