domingo, 29 de maio de 2011

VACINA CONTRA GRIPE PARA CÃES


A chegada do inverno costuma vir acompanhada de algumas doenças respiratórias para a população e os cães, também estão incluidos no contexto dos seres vivos que podem ser acometidos por essas doenças.

A gripe canina é também conhecida como tosse dos canis (que não tem uma relação direta com seu cão estar em um canil) ou traqueobronquite infecciosa canina.

São vários os fatores que podem contribuir para o contágio entre eles o vírus da parainfluenza e a presença de outros vários microorganismos. Entretanto, é a bactéria Bordetella bronchiseptica a mais encontrada.

Ela é transmitida da mesma forma que em humanos, através de tosses e espirros no contato com outros animais infectados nos diversos ambientes em que o animal frequenta.

Os principais sintomas são tosse seca, focinho com secreção e febre.

Uma observação importante é que ela não é transmitida ao homem.

Existem duas formas de vacinação: a nasal (que tem intolerancia de muitos cães) e a injetável. Ele deve ser aplicada anualmente, como as outras vacinas. Em animais que já estão com a gripe em fase de incubação a vacina não surtirá o efeito de prevenção.

A BronchiGuard da Pfizer e a  Bronchi-Shield III da Fort Dog são duas marcas conhecidas e eficazes no mercado.

No mais, o recado que queremos deixar é VACINEM SEUS AMIGUINHOS CONTRA A GRIPE. Eles merecem também esse cuidado. Então, procurem o seu veterinário de confiança para maiores informações.

As minhas já estão devidamente vacinadas.

Grande abraço a todos e uma ótima semana.