domingo, 15 de abril de 2012

GRAVIDEZ PSICOLÓGICA EM CADELAS



O bom dos animais é que estamos sempre aprendendo com eles, de uma forma ou de outra. Nesse domingo observei que minha pequenina estava com as mamas inchadas e aumentadas. A gente logo se assusta e ligando para sua veterinária ela me mandou fazer uma leve pressão nas mamas e para minha surpresa, estavam cheias de leite.

Ai vem a dúvida: Como isso pode ocorrer se o cio foi em meados de janeiro e ela não cruzou. Simples e assustadora resposta: Gravidez psicológica. Sim, elas tem gravidez psicológica!

Aproveitando a deixa da Duda, segue algumas dicas sobre os sintomas:

- Raspar os cantos da casa ou simular que está cavando
- Ficar sempre protegendo um determinado lugar ou um objeito, ou mesmo um bichinho que ela pode adotar como se fosse seu filhote
- Pode ocorrer também falta de apetite ou a mesma ficar choramingando sem motivo aparente.

É muito mais comum do que pensamos e as estatísticas apontam que praticamente 50% das cadelas tiveram ou terão uma pseudociese ou gravidez psicológica.

Ela ocorre sempre depois do cio provocada por uma alteração hormonal e pode durar duas ou três semanas.

No caso da minha, comecei a observar quase dois meses depois do cio, isto é, praticamente quando ela teria os filhotes se estivesse grávida. Ela também começou a se esconder debaixo de móveis e dormir pesado, pois normalmente mesmo pisando de leve ela acorda para me seguir.

Existem também remédios para interromper esse processo fazendo secar o leite mais rapidamente, que é recomendado quando a cadela fica muito agitada ou agressiva.

O único efeito colateral observado e que nem sempre ocorre, é a inflamação das glândulas mamárias.Nesse caso, se surgirem caroços ou vermelhidão é aconselhável procurar seu veterinário de confiança.

No mais é deixá-la bem tranquila e se ela adotar algum bichinho de brinquedo como filhote é melhor não tirá-lo dela nesse período. Não se esqueça de mantê-la ocupada e brinque o máximo que puder para desviar sua atenção e ajudá-la a passar por esse processo o mais rápido possível.

Mas esteja atenta, se ela começar a lamber muito suas mamas, o que estimula a lactação, a gravidez psicológica pode durar mais que as duas semanas previstas, nesse caso, o aconselhado é iniciar a medicação para normalizar os hormônios e interromper a lactação.

No mais, como todo bom cachorreiro, cuide bem da sua menina.

Uma semana abençoada a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário