segunda-feira, 22 de outubro de 2012

É CHEGADA HORA DE DEIXAR ELES PARTIREM....



Uma matéria veiculada na Globo me tocou profundamente e de uma forma que me fez pensar no pior pesadelo para os amantes de cães: Quando chega a hora em que você não tem outra saída a não ser se despedir deles e deixá-los partir com um pouco de dignidade e sem sofrimento.

Por várias vezes, quem acompanhou minhas postagens viu uma posição radical contra a eutanásia. Eu mesma, depois de passado todo o sofrimento da morte da minha pequena Mel, vejo que eu acabei impondo a ela uma luta cruel contra uma batalha quase perdida para tentar salvá-la, porque eu me recusava a deixá-la partir.

Sou contra sim, a eutanásia imposta pelo governo por se recusar a permitir o tratamento de doenças que são tratada no mundo inteiro, como a Leishimaniose; contra os ditos veterinários que impõe essa primeira medida como se um animal fosse descartável ao invés de tratá-lo. Um bom exemplo é a cinomose que dependendo do momento em que é detectada pode ser tratada e em várias ocasiões vi veterinários recomendarem a eutanásia antes mesmo de tentar o tratamento.

Mas o assunto aqui é outro, como nos prepararmos quando a hora chega. Como ter o desapego de dizer adeus quando realmente é a única saída.

No caso mais extremo, seria a forma de apressar a morte de um doente incurável para evitar um sofrimento maior.

Ainda não passei por isso e tremo só de imaginar se eu tiver que me colocar nessa situação. Honestamente não sei como iria lidar com isso. Recentemente um grande amigo perdeu seu companheiro de mais de 15 anos de jornada, e para "sorte" dele, foi de uma forma natural, pela velhice e o coração dele simplesmente parou de bater, pois não sei se ele teria coragem de dizer que era a hora de deixá-lo descansar.

O que devemos fazer e que está ao nosso alcance é sempre retribuir o carinho e amor incondicional que recebemos desses seres maravilhosos, mas que passam rapidamente pelas nossas vidas, nos ensinando o perdão,  amor e  a superar principalmente as perdas que a vida nos impõe.

Existe um ditado que diz que eles vivem pouco, porque já nascem sabendo o que levamos uma vida inteira pra aprender. Fato incontestável!

Recomendo aos apaixonados por cães como eu, conferir a reportagem na íntegra, que apesar de mexer com nossos sentimentos, pode se fazer necessária, e trata do assunto com uma delicadeza tal que todos nós acabamos por refletir também. Deixo aqui o link.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1681902-15605,00-DONOS+DE+CAES+RECORREM+A+EUTANASIA+PARA+ABREVIAR+SOFRIMENTO+DE+ANIMAIS.html

6 comentários:

  1. Há um ano vive uma experiência que até hoje me pergunto se fiz certo ou não. Meu cachorro(Bulbe), de um ano, teve a cinomose o veterinário só descobriu quando bulbe teve uma convulsão comecei o tratamento para cinomose (invervac e agemoxi)porém passaram 3 dias e bulbe só piorava gritava de dor, não dormia e quase não andava mais ainda o levei duas vezes ao veterinário para sacrificá-lo mas o médico recomendou uma última tentativa, usando um remédio para o cerebro, que não lembro o nome, mas ele continuava chorando de dor e eu não aguentava mais ver meu amiguinho sofrendo daquele jeito então decidi sacrificá-lo, foi a decisão mais difícil da minha vida, pois eu amava muito ele, tanto que preferi o meu sofrimento ao dele. Hoje me pergunto se eu tivesse esperado mais alguns dias ainda estaria com meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil julgar a atitude e os motivos de cada um. No seu caso, você ainda tentou. Tenho uma amiga que passou por isso e desistiu do sacrifício no último instante e conseguiu recuperar sua cachorrinha que tinha contratido cinomose e estava em um estágio parecido com o o seu. Eu por outro lado, vivi uma experiência em que tentei de tudo e vi minha pequena morrer nas mãos dos veterinários depois de 15 dias internada em decorrencia da leishimaniose. Eu simplesmente não tive a coragem de deixar ela partir e sei que ela lutou comigo até o último momento. Meus olhos ainda se enchem d'água ao lembrar de tudo que aconteceu.
    Não acho que você foi covarde. Covarde é alguem que acha mais barato a eutanásia que um tratamento. Covarde é quem abandona um cão porque está cego porque não quer buscar tratamento como uma que encontrei na rua e está hoje sob os meus cuidados.
    Independente de qualquer coisa meu amigo, seus motivos foram de amizade e carinho.

    ResponderExcluir
  3. olà Lizi boa noite, o tema não tem muito haver com o comentário acima mas enfim... Eu e minha família estamos vivendo um drama pois meu cão foi diagnosticado com calazar a dois dias, na verdade foi o terceiro exame que ele fez nos outros dois havia dado um reagente e o outro indeterminado. O fato é que neste ultimo os dois metodos *(rifi) e (elisa) deram reagente sendo o rifi (1:80). Estamos determinados a fazer a punção de medula mas tb queremos fazer um exame sorologico mais seguro, o fato é que vi em uma de suas publicações vc citar um exame que é feito na UFMG em Belo Horizonte o exame de diluição total. Gostaria de saber se vc tem o endereço ou algum contato de lá para que nós possamos solicitar esse exame. Moramos no Ceará... Aguardamos sua resposta abç

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite! O que posso fazer é passar o contato do Hospital veterinário da UFMG. Quanto ao exame de punção, existem restrições, porque ele serve mais para determinar a presença do parasita do que para a exclusão. Explico, é retirada uma amostra microscópica para análise. Se nessa amostra tiver o parasita o resultado será positivo, porém, em razão da pequena amostra, não significa também que ele não possa estar contaminado. Por outro lado é um exame muito sofrido para o animal. O Exame de sorologia por diluição total, indica com toda certeza a presença do parasita e é suficiente.

    Tente o telefone do hospital veterinário da UFMG -
    Telefone: (31) 3409-2000 e eles lhe darão as informações de como enviar os exames. Aqui na minha cidade o próprio veterinário colhe o sangue e envia para o laboratório.

    Boa sorte e mantenha contato. Lembre-se existe tratamento seguro e que garante a sobrevida do seu cãozinho. A eutanásia já não é a única opção.

    Estou à disposição se precisar de algo mais. Segue meu email particular: lizi.zaidan@gmail.com

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola estou com um problema em relaçao a leshimaniose, nao tenho como arcar com os exames que foram solicitados pelo vetrinario que levei minha cadela , e tambe estou apavorada com os procedimentos caso faça o exame e de positivo, mandei ate um email pra vc contando e gostaria de ter uma ajuda de como agir, pois tenho o dilema de pagar o exame ou o tratamento ja que só o exame vai ficar em torno de R$ 300,00 e eu não estou trabalhando .

    ResponderExcluir
  6. Ola! Estou lendo depoimento de vocês sobre leishmaniose e indico o veterinario que ha mais de 10 trata essa doença em BH Leonardo Maciel - Clinica Animal Center (31)3441-0511
    Ajudo animais abandonados e ja acompanhei o tratamento de varios caes com leish na clinica e abomino a eutanasia. Se o cao tiver que partir, ele vai a obito pois não cai uma folha sem o consentimento de Deus... Ja socorri um atropelado com afundamento craniano que tive que aceitar a eutanasia tamanho o sofrimento dele, mas me arrependo de nao ter pedido um anestesia geral e deixado ele partir pelo tempo de Deus... Caso queiram fazer contato pra falar de leish e experiencias caninas meu e-mail é so.andrade@hotmail.com favor colocar no titulo que é sobre caes.

    ResponderExcluir