domingo, 15 de abril de 2012

GRAVIDEZ PSICOLÓGICA EM CADELAS



O bom dos animais é que estamos sempre aprendendo com eles, de uma forma ou de outra. Nesse domingo observei que minha pequenina estava com as mamas inchadas e aumentadas. A gente logo se assusta e ligando para sua veterinária ela me mandou fazer uma leve pressão nas mamas e para minha surpresa, estavam cheias de leite.

Ai vem a dúvida: Como isso pode ocorrer se o cio foi em meados de janeiro e ela não cruzou. Simples e assustadora resposta: Gravidez psicológica. Sim, elas tem gravidez psicológica!

Aproveitando a deixa da Duda, segue algumas dicas sobre os sintomas:

- Raspar os cantos da casa ou simular que está cavando
- Ficar sempre protegendo um determinado lugar ou um objeito, ou mesmo um bichinho que ela pode adotar como se fosse seu filhote
- Pode ocorrer também falta de apetite ou a mesma ficar choramingando sem motivo aparente.

É muito mais comum do que pensamos e as estatísticas apontam que praticamente 50% das cadelas tiveram ou terão uma pseudociese ou gravidez psicológica.

Ela ocorre sempre depois do cio provocada por uma alteração hormonal e pode durar duas ou três semanas.

No caso da minha, comecei a observar quase dois meses depois do cio, isto é, praticamente quando ela teria os filhotes se estivesse grávida. Ela também começou a se esconder debaixo de móveis e dormir pesado, pois normalmente mesmo pisando de leve ela acorda para me seguir.

Existem também remédios para interromper esse processo fazendo secar o leite mais rapidamente, que é recomendado quando a cadela fica muito agitada ou agressiva.

O único efeito colateral observado e que nem sempre ocorre, é a inflamação das glândulas mamárias.Nesse caso, se surgirem caroços ou vermelhidão é aconselhável procurar seu veterinário de confiança.

No mais é deixá-la bem tranquila e se ela adotar algum bichinho de brinquedo como filhote é melhor não tirá-lo dela nesse período. Não se esqueça de mantê-la ocupada e brinque o máximo que puder para desviar sua atenção e ajudá-la a passar por esse processo o mais rápido possível.

Mas esteja atenta, se ela começar a lamber muito suas mamas, o que estimula a lactação, a gravidez psicológica pode durar mais que as duas semanas previstas, nesse caso, o aconselhado é iniciar a medicação para normalizar os hormônios e interromper a lactação.

No mais, como todo bom cachorreiro, cuide bem da sua menina.

Uma semana abençoada a todos.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Saudades do Meu Amiguinho de Quatro Patas


O que dizer para alguém que acaba de perdeu seu cão? Honestamente não sei nem por onde começar. Passei por essa dor 4 vezes e dois grandes amigos meus perderam seus queridos companheiros recentemente. A primeira reação é sempre a mesma: Nunca mais terei outro cachorro.

Uma coisa eu posso falar, de cachorreiro para cachorreiro: Tenha outro sim, porque nós, apaixonados por cachorro, não podemos viver sem a presença destas adoráveis criaturas. E digo mais, quem melhor do que nós, que amamos esses doces animais para cuidar de um?

Ultimamente tenho estado triste por ler os noticiários onde cada dia aparece uma notícia de maus tratos, e é nesse momento que reafirmo que quando não desistimos de tê-los, é mais um animal que tiramos das mãos dessas pessoas cruéis, que os enxergam apenas como mais um bibelô, um bichinho de estimação.

Porque para nós, eles são considerados nossos amigos, nossos filhos, nossos companheiros e compartilhadores de amor e fidelidade incondicionais.

Fiquei por meses chorando minhas perdas, mas quando chegava em casa a grande constatação era uma só: Uma casa sem pelos e latidos é muito triste.

Penso que ninguém é obrigada a tê-los, mas se assumimos essa responsabilidade deve ser levada à sério, considerando uma lei que serve não só para animais mas para todos os seres vivos e que deveria ser respeitada: O mais forte sempre deve proteger o mais fraco!

Eles são únicos e digo que nenhum substiui o outro, eles sempre serão lembrados por seus temperamentos e manias particulares a cada um deles, pois  nenhum é igual ao outro. Serão sempre lembrados principalmente pelo amor e carinho que semearam entre nós e todos com quem conviveram.

Esse post é uma homenagem a alguns amiguinhos de quatro patas em particular, dos quais sentimos  falta e saudades até hoje mas que com certeza gostariam que continuassemos a distribuir o amor e cuidados aos outros iguais eles, algo que só um verdadeiro cachorreiro consegue fazer.

Dercy, Kika, Luke, Mel e Yan, vocês estarão para sempre em nossas melhores lembranças de dias felizes! Esquecer vocês, JAMAIS!


Uma feliz pácoa a todos, com muitos ovos e é claro, latidos de felicidade.