segunda-feira, 10 de agosto de 2009

LEISHMANIOSE EM GOVERNADOR VALADARES

Depois de algumas semanas de postagens bastante amenas, não posso evitar de voltar a esse assunto chato, mas que será falado quantas vezes forem necessárias, ou enquanto durar o abuso e descaso por parte das autoridades sanitarias.

Na semana passada fiquei sabendo através de uma reportagem que continua a prioridade da caça as bruxas ou melhor caça aos cães em Governador Valdares, com requintes de abuso e crueldade diante da falta de informação da população.

Estão invadindo casas, as vezes acompanhados da intimidação policial para fazer com que os donos entreguem seus cães para sacrifício, sempre com base no frágil exame de sorologia simples que pode em inúmeras vezes apresentar falso positivo.

Então vamos lá repetir algumas dicas úteis e GRITAR BEM ALTO para que o povo não se deixe enganar:

1. Em primeiro lugar, você não é obrigado a submeter seu cão ao exame de coleta de sangue realizado pela prefeitura e muito menos entregar seu cão. A Portaria Interministerial n. 1.426 de novembro de 2006 em que eles se baseiam para essa ação já foi REVOGADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL em 11 de julho de 2008.

2. Você tem direito a uma contra prova e o melhor a fazer é um exame de diluição total que é realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Um veterinário local pode encaminhar para você para Belo Horizonte. Quer o nome de uma clinica séria? Cão e Cia, localizada na ilha.

3. A sorologia por si só não fecha um diagnóstico da doença. Pode e deve ser feito ainda um exame de punção de ninfonódulo juntamente com uma citologia de pele para saber se o seu cão realmente está em estágio de transmissão dessa doença.

4. Se você quiser cuidar do seu cão, a Liminar que derrubou a portaria dá ao proprietário que quiser, o direito a um tratamento digno para o seu animal, tratamento esse que elimina qualquer possibilidade de o mesmo se tornar um transmissor da doença..

Vamos lá autoridades... as ações são orientar a população sobre as prevenções como limpeza de quintais, lotes vagos, uso de produtos e plantas (a própria citronela) para espantar os mosquitos e distribuir coleiras e armadilhas para o Maldito Mosquito ao invés de exterminar nossos animais em massa. Vão determinar a eutanásia para os humanos também? porque essa doença não é privilégio só dos animais.

A população responsável por seus animais tem direitos sim, embora eles não sejam divulgados e o mínimo que esperamos é uma ação consciente e responsável de nossas autoridades sanitárias... Copiar só o que é bom... procurem se basear em modelos que deram certos, esse sim é o diferencial.

Diga não ao abuso e a eutanásia imposta por quem não está procurando fazer algo realmente responsável.

7 comentários:

  1. Parabens pelo post Lizi, por falta de orientação, ignorância no saber, é que se cai numa roubada dessas. Muito boa a orientação.

    ResponderExcluir
  2. oi Lizi, uma denúncia esta matanca toda...uma TRISTEZA só!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela informação. O governo ao invés de prevenir,vacinar e tratar, prefere penalizar os animais e mata-los.Precisamos nos movimentar contra isso.

    ResponderExcluir
  4. EU TIVE MINHA CACHORRA PASTOR ALEMÃO LEVADA UM DIA APÓS O MEU ANIVERSÁRIO. QUE PRESENTE "MARAVILHOSO" QUE A PREFEITURA ME DEU PARA NÃO DIZER OUTRAS PALAVRAS. SÓ DEIXEI LEVAR PORQUE MINHA FILHA ESTAVA COM EXATAMENTE 5 MESES DE VIDA E FIQUEI ASSUSTADA. ATÉ HOJE SINTO MUITO A FALTA DELA POIS ERA MINHA COMPANHIA E SEGURANÇA

    ResponderExcluir
  5. Ola Lizi,
    parabéns pelo seu blog e pelas informações. Realmente no brasil ha um abuso na eutanásia e o ministro da saudê esta fazendo vista grossa para os tratamentos mais recentes. um grupo de pesquisadores do brasil criou um protocolo que elimina a transmissão do mosquito pelo animal contaminado tornando desnecessário a eutanásia.

    Gostaria de colocar algumas mudas de citronela aqui em casa, acho que é uma boa prevenção. alguem sabe onde posso encontrar mudas em valadares ?
    Já liguei em varias floriculturas e ninguem tem.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo, obrigada pelo seu apoio. Parece que Valadares finalmente está acordando para um problema que no final das contas é de todos, donos de cachorros ou não. Porque o mosquito acaba encontrando outros hospedeiros para o parasita e definitivamente a eutanásia não é solução.
    Tenho citronela em minha casa e tenho como conseguir mais mudas.
    Se quiser entrar em contato através do meus email particular posso conseguir pra voce.
    A propósito, sobre o protocolo que vc citou gostaria de obter mais informações.
    lizi.zaidan@gmail.com
    grande abraço

    ResponderExcluir
  7. eu quero mto ter um pastor alemao
    sou de galileia, mg

    ResponderExcluir