domingo, 4 de outubro de 2009

COMO RETIRAR CARRAPATOS EM CÃES

Acredito que todo dono de cãezinhos já ouviu falar em erliquiose canina, nome complicado para uma doença que muitas vezes não tem toda a atenção devida por parte dos donos por ser considerada uma parasitologia simples: A conhecida Doença do Carrapato.

Considerações a parte para o meu amigo e colaborador Moacir - que vive no primeiro mundo - por aqui é comum e o mais grave: Pode levar nosso amiguinho a morte.

Engano quem pensa que é necessário vários carrapatos molestando seu cão para que o mesmo contraia essa doença. Infelizmente basta apenas um... Sim um único e infectado carrapato para fazer todo o dano possível.




Alguns dos principais sintomas para que voce fique atento (não necessariamente todos de uma vez):

  • Prostração
  • Falta de apetite
  • Sangramento nasal, na pele, etc. (num estágio mais grave da doença)
  • Desenvolvimento de anemia grave
  • Baixa de plaquetas

Hoje já existem exames de sorologia complementar para atestar de fato se os animais estão mesmo com a doença do carrapato. Assim como nos humanos, o diagnóstico para o correto tratamento é primordial.

Mais uma alerta: Prevenção é tudo, pois ainda não existe uma vacina.

Para aqueles que chegam a babar quando veem um carrapato, seguem algumas dicas de como se deve fazer para retirá-los e os cuidados:

  1. O carrapato duro demora mais tempo para transmitir a doença, geralmente mais de um dia, portanto, o cuidado de estar sempre verificando a presença deles é importantísssimo.
  2. RESISTA A TENTAÇÃO de simplesmente arrancar o carrapato pois, uma parte dele pode continuar na pele e infeccionar o local;
  3. Como retirar? Foi ai que encontrei duas informações contraditórias e conto com voces para me ajudar
  • A primeira delas aconselha a utilizar um algodão embebido com álcool, canfora ou éter pressionado contra o carrapato, provocando uma espécie de desmaio para facilitar sua retirada.
  • A segunda, desaconselha esse tipo de procedimento, alegando que existe a tendência do carrapato se agarrar mais e soltar toxinas e contaminar seu hospedeiro.

Mas todas as duas concordam que, deve ser retirado com uma pinça, evitando que o mesmo seja esmagado e espalhe o sangue. Nada de queimar ou espremer o infeliz depois. Guarde em um vidro com álcool e leve ao seu veterinário, se possível, para determinar se o maldito é contaminado..rss

Depois de retirado lave bem o local com água e sabão e mantenha sempre limpinho..

O mais importante: a ronda a procura do carrapato deve ser constante, afinal, cuidado com nossos amiguinhos nunca é demais.

24 comentários:

  1. Engano seu querida, tenho uma amiga em Nurenberg- na Bavária que infelizmente foi infectada por um carrapato,ela tem duas cadelas Irishwolf hund-resultado? ta com uma doenca Degenerativa...um horror!
    onde moro no VERÄO É RECOMENDADO 1 vez por mês o uso do Frontline, no inverno näo uso ou faco a cada 2 meses, näo esquecendo que é veneno aplicado no cäozinho!
    Mas carrapato PODE SIM MATAR...PODE TRANSMITIR DOENCAS E MUITAS COISAS MAIS...
    NADA DE GIRAR; DE PUXAR OU ESMAGAR...isto ai que vc falou em cima, EM MUITAS CASAS DE AGROPECUARIA E PET SHOPP com certeza ja tem aquela PINCA que serve para retirar o parasita...TODO CUIDADO É POUCO COM ESTE TEMA...carrapato é uma DESGRACA na vida de um cäozinho....BEIJOCAS LIZI...e querida, näo tem primeiro mundo...o sul da Alemanha é MATA PURA, cheia de Lobo, Rapousa, Ursos, Vacas, Cavalo e etc...tem sim parasitas...

    ResponderExcluir
  2. eu quero saber como tira poha porque o que ele faz eu ja sabia !!!
    Minha cachorra ta esfestada dos dois tipos de carrapato e eu não sei o que fazer !!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. eu queria saber se esse e o único modo de retirar carrapatos, se não tem um produto que elimine carrapatos e se existir pulgas pois e nao aguento mais tirar carrapatos e ficar quase o dia todo dando banho para eliminar pulgas

    ResponderExcluir
  5. Existe um produto, sem querer fazer propaganda, que eu uso e é muito eficaz. Aplicações trimestrais do frontline realmente deixam os cães livres dos carrapatos. No mais é procurar evitar locais muito infectados ou se tem algum foco dentro do ambiente em que eles vivem.

    ResponderExcluir
  6. My pet tb funciona muito bem!!! Mas eles estão em todos lugares, temos que ficar de olho. bjus

    ResponderExcluir
  7. minha cadela tinha uma droga de carrapato mole, eu terei com uma pinça mas um pedacinho da cabeça dele ainda ta grudado nela, eu passo algum produto especial, ou só deixo parado que seca e cai sozinho???

    ResponderExcluir
  8. vc embebeda um algodao de alcool e expreme no carrapato que esta grudado nele, ele fica tonto e solta, usar uma pinça ajuda muito.

    ResponderExcluir
  9. obrigado valeu vou tenta

    ResponderExcluir
  10. PROS CARRAPATOS ESTOU PROCURANDO UMA SOLUÇÃO, MAIS PRA PULGAS COMPREI NA FARMACIA UM REMEDINHO QUE E PRA PIOLHO TAMBEM,DEI METADE DE CADA UM PROS MEUS CACHORROS E AS PULGAS SUMIRAM, TEM QUE DAR DE 6 EM 6 MESES,CHAMADO lEVERCTIM, VEM 4 COMPRIMIDINHOS.
    ESPERO TER AJUDADO.

    ResponderExcluir
  11. O NOME DO REMEDIO SAIU ERRADO E LEVERCTIN.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela dica... essa é a nossa motivação, trocar experiências.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. gente já fiz de tudo ,colera ,pipeta,banho e ele tá empestiado???? o q faço socorrrrrrrrrrrroooooooooooo

    ResponderExcluir
  14. Durante o banho na minha cachorra labradora , constatei que ela esta com um carrapato grudado em baixo da perna , parece que ele esta bem profundo na pele . Gostaria de saber se tem algum remedio que se eu passar ele cai sem que eu precise arranca-lo , e se ela pode estar com a doença do carrapato . Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde!Tenho um labrador de 3 meses e achei um carrapato no desespero eu arranquei,mas com certeza ficou algumas garras nele levei ele ao veterinario ele tomou medicação e a veterinaria receitou alguns remédios,mas não me disse como retirar-las estou com medo,pois eu ganei ele apenas a uma semana,por favor alguem pode me ajudar?Obrigada

    ResponderExcluir
  16. bom dia meu cachorro esta com carrapato qual e o remedio melhor para passar]

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde...perdi meu compaheiro de 10 anos por causa dessa horrivel doença, é muito triste vc ver seu animal definhando...façam todo o possível para evitar que seus animais permaneçam com o carrapato em contato por um longo príodo, tire-os o mais rápido...

    ResponderExcluir
  18. tenho uma pitbull e ela tem varios carrapatos.Queria saber se ela pode me morder se eu for retira-lo com uma pinça.

    ResponderExcluir
  19. eu tenho uma lhasa apso de 2 meses ela ta cheia de carrapatos descobri hj estão bem penos ela so sai de casa no colo ja fui em casa que tem cachorro e as vezes ela fica na calçada qdo estou no portão mas por pouco tempo. EU vou viajar esta semana e ela vai ficar na minha tia e qdo voltar vou dar a segunda dose da vicina e compra frontiline, eu gostaria de saber se posso passar votox no meu quintal e calçada se pode fazer mal pra ela pois não qro que ela corra nenhum rico.

    ResponderExcluir
  20. preciso de ajuda, meu caozinho ta enfestado,nao sei o que fazer socorrrooooooo

    ResponderExcluir
  21. leva num veterinário para ele retirar e dar um remédio!

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, tentem tirar o carrapato usando gelol, pois contem silicato de metila que é um repelente natural do carrapatos, eu usei no meu dálmata e o carrapato acaba se soltando sozinho. Tem que usar aquele de pomada mesmo, basta cobrir o carrapato com a pomada, mas tem que ser em locais que o cachorro não possa lamber

    ResponderExcluir