domingo, 25 de abril de 2010

GASTOS COM MEU CÃO X IMPOSTO DE RENDA

Nessa época pouco agradável de entrega das declarações de imposto de renda e, diante da ganancia de dinheiro do governo que insiste, após todos os descontos em folha de pagamento durante o ano que no final das contas você ainda deve dinheiro a ele, nos vem a mente outras despesas que ficam foram da contabilidade para abater um pouco dessa conta infindável: Nossos animais de estimação.

E o papo é sério. Porque garanto que nossos veterinários e clínicas são obrigados a declarar os ganhos e pagar impostos por eles e porque não podemos também abatê-los?

O ano passado, tentando salvar minha pequena mel de uma insuficiência renal cronica deixei em uma clínica de Belo Horizonte um dinheiro que realmente não tinha, mas fui atrás porque queria salvá-la. Para não criar polêmica nem vou citar o montante total, porque sei que já é suficiente para os discursos de: "devia gastar com uma criança abandonada, doar para instituições de caridade e por ai afora".

Sim, porque não doar para caridade e gastar uns míseros R$ 60,00 com uma eutanásia? Porque era minha pequena amiga, que eu optei por criar e como qualquer ser humano correto, fiz todo o possível para salvar a vida que tinha sob a minha responsabilidade e que não me pedia em troca nada além atenção e carinhos que eu recebia multiplicado um milhão de vezes.
Que me desculpem as outras pessoas, mas esse papo aqui é com cachorreiro e cachorreiro entende exatamente os sentimentos que não precisam de muita explicação.

Enfim, voltando à polêmica, por que não podemos declarar e utilizar para abater no imposto final essas despesas, que fora as emergências, somam-se ao nosso orçamento? Vacinas e remédios pelo menos, que seriam o básico de todos os proprietários de animais?

Meus amigos cachorreiros e médicos e clínicas especializadas, a verdade é que, continuamos pagando essa conta sozinhos rss.

E por falar nisso, tenho que voltar as minhas contas porque não está nada fácil satisfazer o leão do governo que parece nunca estar o suficientemente alimentado.

Uma ótima semana pra vocês!

3 comentários:

  1. Lizi, realmente o mais justo é podermos lançar os gastos com os nossos pets no i.r....e quanto ao fato de sempre relacionarem o gostar de um pet com uma adoção é puro preconceito, de gente que não consegue amar aquilo que lhe é diferente... Amo minhas meninas(yorkshires)...e tenho certeza que faço minha parte para que todos tenhamos uma sociedade mais justa e digna

    ResponderExcluir
  2. Lizi...eu também fiquei com essa dúvida este ano. Pois gastamos tanto com eles e para algumas pessoas é como se estivessemos botando dinheiro fora. Mas para mim não, já perdi um cachorro (boxer) com cançer...fizemos de tudo...gastamos o que tinhamos e o que não tinhamos...e ele teve uma morte digna...não nos deixou por desleixo da nossa parte, mas sim por que chegará a sua hora...Temos outro cachorro da mesma raça e sempre vamos fazer de tudo por eles. Quanto as crianças abandonadas...pergunte aos políticos corruptos por que eles roubam e não dão dinheiro a eles...Assim como a Junia disse, sempre procuro fazer a minha parte perante a sociedade, e acredito que os animais como seres que dependem de outros também precisam de nossa atenção. A final para eles não existe cor, sexo ou religião e o amor é incondicional para todos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tatiane.. é muito bom saber que não sou uma maluca ilhada com minhas idéias sobre fazer sempre o melhor para nossos animais. Afinal de contas se pegou pra criar tem que ter responsabilidade que envolve não só carinhos e passeios mas cuidados com a saúde entre outras coisas.
    grande abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir