domingo, 10 de abril de 2011

LEISHIMANIOSE EM GOVERNADOR VALADARES



Hoje eu vi um comentário no twiter que realmente me tirou do sério: " Bandido devia ser igual ao cão com leishimaniose: deviam ser todos sacrificados, afinal, bandidagem é uma doença incurável". Ainda bem que ignorancia é uma coisa perdoável....

Enquanto isso, aqui em Valadares, como em muitas outras cidades, a zoonose não corre atrás do mosquito palha e só busca o exterminio dos cães. Mesmo depois de tantos movimentos, a carnificina continua, talvez por comungarem da mesma idéia que essa twiteira que citei acima.


Para agravar mais ainda a situanção, vez ou outra surgem problemas com os kits de exame distribuidos pelo Governo, que nem sempre tem a qualidade adequada, o que acaba em resultados de falso positivo que levam muitos a sacrificar seus animais indevidamente.


O mito da relação cão x transmissão da leishimaniose praticamente foi derrubado no último congresso internacional de leishimaniose que aconteceu em Belo Horizonte, e pelo que sei, muito dos que ainda indicam a eutanásia estavam lá presentes.


A pressão deve ser feita para que a prefeitura comece a caça ao MOSQUITO PALHA, verdadeiro vilão e não aos nossos animais. Como já disse mais de uma vez aqui, se matar cachorro fosse a solução Belo Horizonte hoje, seria uma cidade exemplar, ao contrário do caos endemico em que se tornou.


Volto a repetir, essa doença tem cura sim. Não sacrifiquem seus animais. Existem tratamentos adequados, conheço animais com mais de 5 anos de sobrevida, o que para eles e para nós significa muito.


Um desabafo para que todos possamos refletir e fazer um pouco da nossa parte para acabar com esse abuso por parte das autoridades locais.


Tenham um ótima semana.

4 comentários:

  1. "essa doença tem cura sim" mas como? não conheço nenhum caso de cura total do animal/homem! existe cura CLÍNICA, mas cura para eliminar o protozoário até o momento é improvável. Tratamento.. é mais ou menos como um humano com HIV; correto? Ex.: Ele pode levar uma vida normal se estiver sendo tratado.. é isso? :D

    ResponderExcluir
  2. O tratamento tem um término sim. O acompanhamento é claro deve existir, mas o perigo de ser um agente transmissor é eliminado. Existe um exame que é feito através de um pedaço de cartilagem retirado da orelha do animal que detecta se o mesmo está em um grau de contagio suficiente para transmissão do parasita, isso no caso dele ser picado por um mosquito que pica um humano ou outro animal. Portanto, ele pode sim levar uma vida perfeitamente normal sem levar nenhum perigo para aqueles com quem convive.

    ResponderExcluir
  3. Em Campo Grande, MS, a doença é endêmica e a orientação do CCZ é a EUTANÁSIA já no primeiro exame POSITIVO, ficando a contraprova a critério do proprietário. A informação do profissional da entidade é clara de que não existe cura, que o cão é um transmissor em potencial, mesmo sem apresentar qualquer sintoma. Logo, com o exame POSITIVO ele vêm na casa do dono do animal e o levam para o sacrifício sob pena de multa alta. Aos cães soltos, sujos e aparentando doença na rua, nada é feito. Não que eu seja a favor da eutanásia para estes e sim que o mosquito, através do carro fumacê, seja combatido. Não há controle do mosquito na cidade, não há multa para moradores que acumulam folhas no quintal, nem aos proprietários de terrenos baldios, verdadeiros depósitos de lixo. Sem contar que existem outros animais que podem ser portadores como os tamanduás, gambás, raposas. POR QUE ACHAM CORRETO MATAR LOGO O MELHOR AMIGO DO HOMEM? Tarsis

    ResponderExcluir
  4. Tarsis, em poucas palavras você expressou tudo que sinto e a enorme indignação a respeito da forma que as autoridades tratam o caso. No último seminário internacional de Leishimaniose ocorrido o ano passado em Belo Horizonte, ficou bem claro que a cada dia, maior é a dúvida sobre a real participação do cão na transmissão para o homem dessa doença.
    E mais, a doença tem cura sim, porque não vejo sacrificando pessoas que pegam essa doença, e mais e mais veterinários conscientes estão se unindo para fortalecer e derrubar a proibição de tratamento imposta pelo nosso querido governo.

    Matar o mosquito e manter as cidades limpas é caro para eles, e sobra pouco pra roubalheira generalizada que se instalou nesse país.

    Deviam ter vergonha disso.

    Grande abraço

    ResponderExcluir