sábado, 19 de março de 2011

TUMOR DE MAMA EM CADELAS



Um ponto de atenção para nós, que temos cadelas em casa é sobre os possíveis tumores de mama.

Normalmente eles se manifestam em animais na fase geriátrica, isto é, mais idosos, mas isso também não significa que não possam surgir em cadelas jovens.

As primeiras manifestações são nódulos ou inchaços principalmente nas mamas mais afastadas. Também não significa que todo nódulo que surgir é maligno, mas isso só é possível com sua retirada e uma biopsia, tal qual é feita em humanos.

Um dado infelizmente triste, é que nem sempre as pessoas estão com folga financeira para realizarem esses exames e inúmeras vezes já vi pessoas optarem em caso de um tumor, seja benigno ou não pela retirada do mesmo e das mamas, com uma área de segurança, ao invés de pagar e esperar por um resultado positivo ou não.

O procedimento cirúrgico pode envolver também a castração (retirada total de útero e ovários). Quando o proprietário possui uma boa condição financeira, em casos que se façam necessários, é sugerido uma quimioterapia ou radioterapia.

A análise do material retirado é importante não somente pela característica maligna ou benigna, mas também para saber exatamente o tipo de tumor e uma possível intervenção clínica no tratamento antes e depois da cirurgia, oferecendo uma sobrevida com qualidade as nossas amiguinhas, através de medicamentos apropriados e analgésicos.

Mas essa é a nossa realidade, e conheço pessoas que simplesmente adotam cães de ruas e fica difícil arcar com esse tratamento sem uma ajuda.

Um mito que também já foi por terra é de que cadelas que amamentam ficam imunizadas contra o câncer de mama. Eu mesma tive uma que criou duas ninhadas e apresentou próximo aos seus 10 anos de vida um tumor maligno de mama.

O acasalamento também não garante a imunidade a essa doença.

Mas como prevenir ou detectar um tumor em tempo?

1. Existem estudos e estatísticas que apontam 98% de imunidade no caso da castração antes do primeiro cio. Isso se você não pretende que sua cadela tenha nenhum filhote. Particularmente nunca fiz isso.

2. Evitar injeções de anticoncepcionais (que evitam o cio) pois esses podem provocar o aparecimento de tumores.

4. Evitar medicações abortivas.

5. Realizar a castração antes do primeiro cio.

6. Ficar atento ao aparecimento de tumores, vermelhidão na área das mamas.

7. Realizar a apalpação das mamas.

Todo cuidado e atenção são poucos para retribuir o carinho e amor incondicional recebidos por esses seres maravilhosos.

Grande abraço a todos e um bom fim de semana.

Um comentário:

  1. Sempre um prazer passar por aki!
    muito informativo !
    Muito bonita a imagem da postagem!

    Claudia

    ResponderExcluir