sábado, 5 de março de 2011

O QUE É COPROFAGIA?


Nome complicado esse né.... Mas eu tive que descobrir do que se tratava alguns meses atrás quando peguei minha filhotinha de maltes comendo suas próprias fezes... Afi que nojo rss

Sim, se ja pegou seu cão comendo as próprias fezes é exatamente isso que voce está pensando, é o nome dado cientificamente para o ato de comer as próprias fezes ou de outro.

Por esse motivo fiz algumas pesquisas, consultei veterinários, e repasso a voces o que pude constatar.

Em primeiro lugar, nem todo cão apresenta esse comportamento, eu mesma já tive outros 6 em diferentes épocas e nunca fizeram isso.

Outra coisa é que também não é tão incomum, uma vez que estão se alimentando de um alimento reprocessado por eles mesmos e que pode apresentar um cheiro agradável para eles ..rs

Para quem possui cães e gatos no mesmo ambiente, as fezes dos gatos também podem ser atrativas para eles em razão do alto teor de proteínas encontrado na ração dos gatos. Não lhes causa nenhum mal, mas podem ser transmitidos vermes ou outras doenças se o gato estiver contaminado.

Filhotes tendem a ser brincalhões e curiosos e esse comportamento pode também se manifestar. Agora se o seu cão adulto passa a apresentar esse comportamento pode ser um indício de tédio ou solidão, portanto, convem observar se voce está dando a devida atenção ao seu amiguinho

Outra causa pode ser o excesso de proteina na alimentação deles, o que explicaria suas próprias fezes se tornarem tão atrativa para eles.

Quando tinha somente uma york, filhotinha, encontrei fezes colocadas na caminha, um comportamento também normal que indica que ela estava tentando esconder algo de mal feito mas ao contrário da maltes nunca comeu fezes.



Mas como resolver esse problema?

Pesquisei alguns produtos no mercado como o Spray anti-coprofagia, o anti coprafógico coprovet (comprimidos) e o alimento Organnact Pet Probiótico

O principio do spray é fazer com que as fezes fiquem com odor e gosto menos atrativos. Existem quem coloque pimenta ou outros tipos de repelentes não nocivos a saúde deles.

Certeiro mesmo é recolher as fezes logo que elas são feitas.

Aguardamos contribuições e experiências para este post.
Um bom carnaval a todos.

3 comentários:

  1. Adorei seu Blog! virei visitá-la com frequência também sou apaixonada por cães ...
    olhe Lizi, já li no livro
    (Adestramento Inteligente pag. 236 autor: Alexandre Rossi)que pode ajudar se evitarmos de recolher as fezes na frente dos cães , e levá-los para evacuar as fezes em um outro local para poder controlar esse comportamento, também pode pode-se colocar um produto atóxico diretamente sobre às fezes ou vinagre, tornando a ingestão dela desagradável para o cão.
    Beijo e continue escrevendo no blog!
    Claudia SP

    ResponderExcluir
  2. Ola Claúdia, muito feliz de receber sua visita e espero contar sempre com ela. Quando o trabalho não aperta muito, a gente tenta deixar algo de bom por aqui. Obrigada pela sua colaboração.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada e é um prazer poder vir visitá-la! bjos
    Claudia SP

    ResponderExcluir