domingo, 15 de novembro de 2009

O CÃO E A TOXOPLASMOSE: DERRUBANDO MITOS



Informar nunca é demais. Hoje trazemos a grata colaboração da Dra. Luciana Cristino. Espero que todos possam assimilar e divulgar o conteúdo desse artigo.

Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é a toxoplasmose. È uma doença infecciosa provocada pelo Toxoplasma gondii, que infecta a grande maioria dos animais, incluindo o homem. Afeta bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, cães, gatos, animais silvestres e a maioria dos vertebrados terrestres.
É uma zoonose (doença transmitida dos animais para o homem) assim sendo, requer cuidados com os animais de estimação e várias medidas de controle higiênico-sanitárias.

Muitos profissionais da saúde, ainda possuem algumas dúvidas sobre o ciclo do agente parasita. Os médicos veterinários são procurados frequentemente por proprietários de animais de estimação, a fim de esclarecer diversas dúvidas sobre a doença e seu contágio.

Muito comum na rotina da clínica, são indivíduos chegando alarmados, algumas vezes assustados e em outras já orientados de que devem tomar medidas radicais, como abrir mão do convívio com o seu cão.

Eis o problema, pois os cães são erroneamente tidos como transmissores diretos da toxoplasmose. Muitos médicos e veterinários infelizmente, ainda fazem recomendações baseadas em preconceito e desinformação.

Vamos tentar aqui esclarecer os verdadeiros riscos em relação principalmente aos cães, fazendo-se necessário abordar alguns aspectos do ciclo da Toxoplasmose.

Primeiramente é necessário saber que a transmissão é por ingestão e não por contato com o animal. Precisamos também saber a diferença de hospedeiro definitivo e intermediário.

O hospedeiro intermediário, no caso o cão, apenas abriga o parasita nos seus tecidos musculares, enquanto o definitivo, somente os felinos, elimina-o através das fezes em sua forma não infectante, podendo assim transmiti-lo ao homem.

Cabe salientar que para as fezes dos gatos se tornarem infectantes para o homem, é
necessário em média 3 dias no ambiente, ou seja, hábitos adequados de higiene eliminam essa possibilidade. É muito importante esclarecer também que não são todos os gatos que transmitem o Toxoplasma sp, porque é condição para a eliminação do parasita que o animal esteja debilitado, doente.

O cão, como hospedeiro intermediário, abriga o Toxoplasma sp em seus tecidos. Então, somente em alguns países asiáticos, onde há o hábito de ingerir carne canina, pode ocorrer a contaminação por esta espécie, desde que a carne esteja mal cozida ou mal passada. É comum o indivíduo se infectar pelo hábito de ingestão de carnes de outras espécies em condições de cocção inadequadas. Desse modo, novamente enfatizando, somente o gato pode contaminar diretamente o homem e não o cão.
Porque então nos privar da convivência com nosso amado cão se não gera contágio?

É essencial informar que o principal papel do gato na transmissão está no seu potencial de contaminar o solo com suas fezes. Por isso, a recomendação de sempre usar luvas ao contato com a terra e lavar cuidadosamente frutas e verduras. Aos gatos, não se deve oferecer carne crua por ser também hospedeiro intermediário da doença.

Espero assim ter ajudado a aumentar nosso embasamento quando, daqui por diante, ouvirmos: retire o cão do seu convívio ou algo parecido.

Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos.
Saudações cachorreiras!!!!!!

Dra. Luciana Cristino de souza
lucianacristino.vet@hotmail.com
Graduação e pós- graduação pela universidade Federal de Viçosa

17 comentários:

  1. gostei muito tenho uma cachorrinha portadora da doença estava com muito medo .senti aliviada . muito obrigado DR. Luciana

    ResponderExcluir
  2. olá estou gravida e o exame deu que tenho toxoplasmose mas que estou imune algo assim , e o médico disse para ficar longe dos meus cachorros porém um fica dentro de casa e q nem posso alimentá-lo e nem trocar a água e verdade estou muito preocupada obrigada...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, td bem?
    Bom, como disse no artigo o cão não tem relação alguma com a Toxoplasmose. O Toxoplasma que fica no cão se abriga nos tecidos, na carne do animal, então ao menos que vc comece cão e ainda mal passado ou cozido, vc pegaria Toxoplasmose. inclusive, esse é o principal meio de contaminação: através da ingestão de carne mal passada ou cozida, verduras não lavadas adequadamente, leite não pasteurizado.
    Infelizmente, o médico falar isso c/ a gestante já está se tornando corriqueiro, muitos falam por desinformação e as consequencias dessa desinformação são sérias, ele não só está dando uma informação errada, como está afastando animais de vc que tem vínculo afetivo!!
    Somente o Gato através das fezes, poderia contaminá-la, porque elimina por meio delas os "ovos" do Toxoplama, mas como falado no artigo, o gato precisa estar doente, as fezes precisam não serem recolhidas e ficarem uns 3 dias na ambiente pra se tornarem infectantes, ou seja, o proprietário, desse gato não teria higiene com o ambiente em que vive.
    Espero que esses médicos se informem mais e parem de culpar o Gato e o cão, este, então é o maior absurdo!!!
    Quanto a vc "ter" Toxoplasmose, vc tem somente os anticorpos do Toxoplasma, como se fizéssemos um levantamento na população, daria positivo na maioria pra Toxoplasmose, Sarampo, Catapora, mas isso significa que vc teve contato com o agente da doença e desenvolveu os defensores, que são os anticorpos, somente isso!!
    Espero ter esclarecido, não afaste-se do seu cão. Vc pode pesquisar c/ outros veterinários que falarão a mesma coisa e com outros médicos mais bem informados!!
    Tenha uma maravilhosa gestação e que Deus lhe abençoe!!
    Atenciosamente, Luciana cristino de souza
    Médica Veterinária- CRMV- 6523 MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigadoooo por essas informações,minha cunhada está grávida e tem o vírus da toxiplasmose e o médico disse que se ela tiver contato com animais a criança pode nascer com sérios problemas.eu acho que médico que fala isso é porque não gosta de animais.aprendi que você tem que avaliar muito o que os médicos falam,porque infelizmente,alguns não sabem nem o que estão falando e as vezes apavoram as pessoas sem necessidade,e antes de se desfazerem de seus bichinhos sugiro que pesquisem bastante para ver se realmente é necessário,e se for,deem para alguém que cuide,não os jogue na rua.

      Excluir
    2. Eu estava preocupadíssima! Estou gestante e minha obstetra proibiu-me de conviver (abraçar e beijar) meu cão e minha gata! Porém moramos em um apartamento pequeno e isso seria impossível, então decidi correr o risco! Mas minha preocupação maior era oo pluto pois eramos muito apegados... Hj eu coloquei um protetor de portas e ele não entra mais no quarto onde será do bebe, assim ele vai se acostumando com a idéia. Então ainda posso andar com ele pelas ruas normalmente né? Ele se pegar ficará em seus músculos e não será transmitido para mim certo?Já ouvimos tanta coisa que para evitar fazem 3 meses que o Pluto não sai de casa... Muito obrigada pelos esclarecimentos e por favoor me avisem se eu estiver errada.

      Excluir
  4. tenho um cao q tem esta doença ele tem 4 meses ele vai , morrer e qual o diagnostico

    ResponderExcluir
  5. Minha esposa esta gravida e ontem o medico falou para ela ficar longe da nossa cachorra pois pode passar toxoplaamose, informou que exame de sangue consta que ela não tem anti corpos para essa doença.

    Informei que pode passar ate mesmo pelo pelo, ja que o cachorro se lambe... O que posso fazer?

    Tem vacina para isso?

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, boa noite! se você leu atentamente o artigo, vai ver que não existe tal risco e que os médicos indicam erroneamente o afastamento do animal por um motivo totalmente incoerente. A explicação dada por ele felizmente não procede. Fique tranquilo.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. oi DR tudo bom ,li seu artigo sobre toxoplamose no blog cachorreiros, e amei, estou um pouco desesperada, pois tive uma aula com um professor de microbiologia , e eles falaram que cachorro não podia dormir comigo, e nem deixa-lo no sofá,pois ele me transmitiria esta doença. estou desesperada,pois eu tirei da cama imediatamnte, e ele esta triste, ele é um lhasa apso bebe, tem apenas 4 meses, mas toda noite antes dele dormir eu limpo as patas com lenço umedecido, limpo seus olhos, seus pêlos ao redor das patas, e ainda passo na pelagem dele o lenço mesmo que superficialmente,tem todas as vacinas em dia, é vermifugado, ele é bem cuidado ,sempre que faz xixi eu pego nas patas pra ver se ele pisou n oxixi, nao descuido, e agora percebo que ele ta triste por não poder domir com a gente, dr posso pegar mesmo essa doença, li sua reportagem, mas to em duvida...ate a médica do meu serviço falou q nao tem nada a ver e que é transmitida pelo gato,e pra me tirar a duvida e me deixar tranquila ela pedirá este exame pra mim e meu marido, mas que não é bom acostumar o cachorro na cama, mas o transmissor é o gato, mas se tenho essas praticas de higiene ,nao posso deixa-lo dormir?, pois quando ele nao ta na cama ele nao dorme Dr e estou muito triste de ver meu peludinho assim triste, me ajude por favor. Muito obrigada e que DEus te abençoe muitooooooo

    ResponderExcluir
  9. Ola Lizi, eu estou gravida é o ginecologista que fui, me disse que tenho que ficar bem longe dos meus tres cachorros que são de porte pequeno, sugeriu que desse para os outros, mas eu nao tenho coragem eu li seu artigo, eles são vacinados e vermifugados sempre, será que seu não pegá-los, lavar minha mãos e passar alcool sempre para esterilizar, lavar bem as frutas, beber agua filtrada devidamente, vou precisar me desfazer deles?Abraços

    ResponderExcluir
  10. Minha querida leitora, esse artigo foi escrito por uma amiga veterinária e colaboradora. Profissional seria e estudiosa. Não existe relação direta de transmissão do cão para humanos. Seguir a risca às orientações de higiene. Não precisa se desfazer ou se afastar dia seus cães. Grande abraço e tenha uma feliz gravidez...

    ResponderExcluir
  11. Olá tive toxoplasmose na gestação há 14 anos a Traz hj gostaria de ter um cachorro em minha casa posso??? Ah possibilidade de eu adquirir a doença novamente??

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado por essas informações, elas ajudaram muito! Estive a ler também este post:http://www.peritoanimal.com.br/a-toxoplasmose-em-caes-sintomas-e-contagio-20340.html, que é muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Ola, eu tinha essa dúvida o texto esclareceu muito. Tenho um vira lata de porte grande,não fica dentro de casa, mas sou eu quem cuido dele, inclusive lavo o lugar onde ele fica, e como tem resto de fezes, me falaram q era perigoso pelo fato da mangueira estar no chão na hora que estou lavando e em seguida eu pegar a mangueira, que querendo ou não entra em contato com os restos de fezes q fica no chão. Estou gravida de 15 semanas.

    ResponderExcluir
  14. Meu cachorro possui a toxoplasmose, mas so fica bem enquanto toma clindamicina e prednisolona. Todos os sintomas retornam ao fim dos 20 dias de tratamento. O que devo fazer? Tem cura ou a medicação é administrada pelo resto da vida?

    ResponderExcluir