domingo, 29 de novembro de 2009

EUTANÁSIA ANIMAL E O DIREITO A LUTA PELA VIDA


Tenho arrepios quando leio essa palavra, mas ao mesmo tempo enxergo como um assunto doloroso mas necessário, porque todo cachorreiro espera nunca ter que chegar ao uma situação em que essa seja uma opção.

A palavra eutanásia tem origem grega de quer dizer:"morte feliz" (existe?). Polemica quando se trata de seres, não menos pra nós, amantes dos animais.

Legalmente é garantido ao animal uma morte sem sofrimentos, devendo o mesmo ser sedado antes do procedimento final.

Fácil explicando assim não? Mas o que acontece com todo o processo que antecede aquele em que voce escuta do médico veterinário que a eutanásia seria a melhor ou a única opção para aquele ser que se tornou parte da sua família?

A frase de convencimento é: Não é justo deixar seu cão sofrer. Porém, não fazemos isso quando uma pessoa que amamos está em algum quadro que oferece risco de morte eminente ou quando fica paralítico e dependente de nós... Mas isso já é assunto pra muita polemica não?

A questão é, até onde voce iria pra tentar salvar seu cão? Essa tentativa pode ser interpretada como egoísmo em querer manter ao seu lado a custo de muito sofrimento o seu animal que já não tem mais uma qualidade de vida. Mas afinal de contas, o que é qualidade de vida para o próprio animal?

E vemos exemplo todos os dias, de animais que recebem próteses ou rodas para substituir membros extirpados.

Quando procuramos um médico veterinário esperamos que sejam dadas todas as opções de vida possíveis, tal qual é feito com um ser humano, para os nossos animais. Dentro desse contexto, esbarramos em um problema não somente ético, moral ou de sentimentos, mas também financeiro. O custo de uma eutanásia é infinitamente menor do que qualquer outro tratamento que voce precise dar ao seu cão. Muitas vezes a decisão vem pelo lado economico, independente de ter ou não dinheiro para o tratamento adequado.

A pior delas talvez, seja a eutanásia de cunho legal, imposta pelas autoridades sanitárias, sem dar ao dono a chance de optar por um tratamento digno, retirando seu animal muitas vezes a força de sua própria casa. Contra essa eu luto veementemente e com todas as forças que tenho. Me desculpem as prefeituras mas não acredito em morte digna nesse caso. Não vou nem entrar no mérito dos métodos utilizados pois esse seria uma capítulo revoltante e a parte.

Me senti meio egoísta na luta pela vida da minha pequena Mel. Vi o sofrimento dela, e fiz o que pude e o que não podia pra tentar salvá-la. Mas cada vez que eu achava que ela começava a reagir, eu sentia também que ela queria lutar ela queria estar viva.... e isso ninguém pergunta para eles. Eles não podem dizer isso a nós, tal qual uma pessoa que luta contra uma doença até o fim pelo simples valor de estar vivo.

E eu via nos olhos dela, que além do sofrimento ela lutava comigo para estarmos juntas. Essa batalha nos perdemos, mas com certeza no se último suspiro ela me mostrou que tentou, assim como eu.

A morte, assim como os impostos, é um fato inevitável.. sim.. mas acredito que a medicina veterinária tem evoluido para minimizar a dita "morte feliz". Agora ela só precisa estar ao alcance de todos.

Sim.. eles tem direito a vida e a lutar pela vida, por isso SOU CONTRA A EUTANÁSIA ANIMAL.

Tenham uma boa semana!

2 comentários:

  1. Eu sou contra TODA e QUALQUER TIPO DE EUTANÁSIA, a do ser humano é bem cruel, países como a Bélgica e a Holanda tem regulamentada em suas leis este direito!
    Como a Eutanásia é bem tipica aqui, animal, as vezes escuto que é melhor deixar o animalzinho partir do que viver sofrendo..é o argumento mais comum...
    Enfim, a vida ultimamente anda valendo täo pouco...

    ResponderExcluir
  2. Eu sou super contra eutanasia animal,pois se fosse um parente ninguem praticaria eutanasia.
    Ja tive um cao com cancer nao fiz isso deixei ele morrer normalmente,na hora certa.
    Tambem tive uma com parvovirose e por causa de minhas tentativas ela esta viva ate hoje.
    Conheço uma pessoa que sacrificou o dela pq estava com leishmaniose sendo q tem cura.

    ResponderExcluir