terça-feira, 1 de dezembro de 2009

GRIPE SUINA EM CÃES


Nem os nossos cães parecem estar livres da mais nova epidemia provocada pelo vírus H1N1, a famosa gripe suina quem tem atingido e matado humanos.

A ONS já admite que está monitorando animais domésticos, sendo que o vírus ja foi encontrado em gatos, cães, perus e porcos.

Para quem ainda não se informou, esse vírus é uma espécie de mutação de genes humanos e suínos e vem se tornando cada dia mais um motivo de preocupação.

Os Americanos aprovaram o uso de uma nova vacina contra gripe - para cães

O Vírus que atinge os animais, agora conhecido como H3N8 matou 5% dos cachorros que infectou, comprovada que a origem dele veio de cavalos.

Inicialmente esse vírus parecia bastante letal e causou pânico. Agora, está claro que o vírus matou relativamente poucas vítimas – e muitas delas tinham outros prolemas médicos.

Um ponto de atenção: Está inicialmente comprovado, que é particularmente perigoso ser dono de um nariz achatado – ou seja, ser um pequinês, um pug ou shi-tzu.

Em razão disso, está sendo solicitada não somente a ajuda da vigilância sanitária como também dos médicos veterinários que devem estar atentos a qualquer sintoma de problemas respiratórios também nos animais.

Ao que parece os animais detectados como contaminados estão longe daqui, a primeira ocorrência foi na Dinamarca e mais recentemente na China, onde os moradores já adotam até máscaras para os cachorros.

Pois é meus amigos cachorreiros, mais um preocupação, não bastasse a quantidade de doenças que nos fazem perder noites de sonos pelos nossos amiguinhos.

Então.. todos muito atentos! Cuidado nunca é demais.

Um comentário:

  1. Tentei enviar como depoimento no Orkut mas sem sucesso, pelo menos o Link eu vou colocar no seu scrap....VAI LA LIZI, a bandeira e o barco é o mesmo, quando o tema é estes animais de 4 patas!

    ResponderExcluir