segunda-feira, 20 de julho de 2009

A DITADURA DA MODA X PADRÃO DA RAÇA


Hoje estaremos publicando um artigo enviado pelo meu amigo e colaborador Moacir Jardim, que atualmente mora na Alemanha e como nós, é um cachorreiro de mão cheia e sobretudo consciente.

“Vende-se mini pugs“. Li novamente e pensei, mini o que? Pug? nada de novo até ai, se näo fosse o fato DE QUE NÄO EXISTEM MINI PUG´S. Como já sabem, Pug por natureza é mini…
Liguei por curiosidade e olhem o diálogo:
Alô, é dai que vendem Mini Pugs?
Qual o tamanho final dos filhotes? 80 cm
Qual o prazo para entrega? 8 semanas (o normal é 13),
Posso ver os pais?(obvio que não),
Tem papel? Surpresa, tinha…
Perguntei se eram oficialmente do Kennel Club alemão. Claro que não eram (eu já esperava que assim fosse).
Assim vendem-se Mini Pugs por aqui.

Desde Homens de Preto, o filme estrelado com Will Smith, onde aparece um cãozinho Pug (Frank) a raça caiu no gosto popular, pelo menos 3 novelas da rede Globo mostraram o charme de um Pug, Jorge Amado e Zélia Gattai foram os pioneiros com seu Fadull que mereceu até menção em alguns de seus livros, no cinema vários filmes contam com a presença deste cãozinho que esta mais para Gisele Bündchen do que para um cão mesmo.

Não existe nada pior para um CRIADOR sério do que ter sua raça no gosto popular.

Isto significa CRUZAMENTOS fora do padrão, outros mais extremos de pai com filha, filho com mãe, irmãos e parentes bem próximos, crias desenfreadas sem pausa e controle da fêmea, cães subnutridos para conseguir o MALDITO mini.

E o resultado desta lambuzada toda?
Uma confusão genética que acaba por produzir novas doenças,algumas degenerativas e além do padrão da raça que vai literalmente para o espaço.

Foi assim com raças como o Pequinês, Poodle, o Dobermann, Rottweiller, Chiuaua, Pug e o do momento, o cão de ÁGUA PORTUGUES, nova mascote da família Obama.
Só para se ter idéia na Alemanha existe apenas um criador da espécie e ainda por cima, por Hobby. Logo após o anúncio do presidente americano pela preferência da raça, esse criador viu seu plantel ser todo vendido com lista de espera até 2011.

Ha muitos anos atrás o Dobermann foi a vitima. Coitadinhos, tinham suas orelhas e rabos cortados, além do focinho afinado,o mesmo aconteceu com o Stafford Terrier e o temível Pit Bull.

Porque tanta cirurgia estética? Para que ter um cäo de guarda de beleza padronizada por fúteis criadores?
Li em algum lugar que atualmente existem leis que proíbem estas operações para estética, o que já é um grande passo rumo a segurança da raça.
Sabendo que um veterinário as realiza, não pensem duas vezes, DENÚNCIEM!

No meu ponto de vista, não poderia ser diferente , ja que se o ser humano submete-se a cirurgias sem necessidade alguma,apenas para mexer no seu corpo e tentar agradar-se, assumindo uma aparência que em alguns casos mais se assemelha a uma Fera do que uma Bela. Imagine então com os seus Pets?

A moda pode ser cruel para quem gosta destes animaizinhos, na ambição para ter o cãozinho, gato ou mesmo um porquinho da india do momento, algumas pessoas passam por cima do padrão da raça,dos preços, dos cuidados e ai temos aquilo que atualmente virou um problema imenso para os CANIS AMERICANOS, enxurrada de chiuauas que devido a crise financeira,foram os primeiros a serem abandonados. Imagine só, um chiuaua come pelo menos 60/100 gramas de ração por dia e são considerados os menores cães do Mundo, então, que trabalho pode oferecer um pequenino ser como este?

Greyhound, Whippet e outros cães de corrida tem suas vidas bem curtas ao cair nas pistas; com tempo de uso mínimo, sendo que logo após são literalmente abandonados em canis, jogados fora e chegam ao cúmulo de nos Estados Unidos terem um programa de adoção somente para esta raça, um cão descartável.

Triste não? Enfim, não sou criador e apenas tenho o Max como Pet. Tão pouco entendo de genética, só queria compartilhar com vocês amigos do Blog esta ditadura que realmente só faz mal aos cães, não ajuda ninguém, muito pelo contrário.
Mas como a moda é uma roda viva, existe sempre uma nova vítima.

Atenção para você não ficar preso a esta corrente também. Seja subversivo e radical, DIGA NÃO A MODA!

E ao escolher um cãozinho, que ele venha para atender suas necessidades e afinidades. Leia sobre a raça antes, para optar por um da espécie que deseja.
Não siga apenas a ONDA porque esta na televisão, cinema ou porque o Pop Star X tem um também, afinal de contas às vezes da vontade é de colocar as Paris Hilton da vida para limpar COCÔ NO CANIL .

Beijos e até a próxima

Moacir Jardim

2 comentários:

  1. http://www.pugcolorclub.com/3/miscellaneous5.htm
    escolhar a cor que combinar com seu sapato e Bolsa? näo é MOSTRUOSO? sendo que oficialmente só existem 3 cores para o Pug-bege, preto e o Prata(mistura das duas cores)

    ResponderExcluir
  2. Sim Moa! Eu detesto esse papo de que "Pug tá na Moda".
    Minha tia tem um vizinho que tem um Pug machinho, ela mora em uma cidade que faz muito frio a noite, muito mesmo. Até neblina faz (coisa pouco comum em se tratando de nordeste brasileiro). Eles moram em uma casa inacabada (nenhum problema até aí), mas que não aparenta ter condições $ de criar um ser de uma raça tão especial! Mas o pior é que o puguinho (sozinho sem nem uma caminha) dorme na varanda do 2º andar da casa que não tem NENHUMA contenção...ele pode cair a qualquer momento dali de cima (nem gosto de pensar nisso)!
    Sem falar no frio que ele deve passar durante a noite.
    Fico indignada e já comentei com minha tia que não me sentiria nem um pouco constrangida de "roubar" o puguinho daquela casa infeliz! Se um dia eles vacilarem o portão da casa e o puguinho sair, eu estando lá pego o puguinho e volto para minha cidade no mesmo instante e vou criar ele com todo o amor do mundoooo! Duvido que ele vá sentir falta do antigo lar. Duvido !!!

    ResponderExcluir