quarta-feira, 8 de julho de 2009

LEISHMANIOSE II - EXAMES E DÚVIDAS

Parece que é chover no molhado, mas vamos voltar com um post de utilidade pública ou melhor que está virando uma calamidade. A Leishimaniose. Vamos tentar esclarecer um pouco mais sobre os exames necessários para detectar essa doença de uma forma mais clara e algumas dúvidas que sempre surgem.
A primeira questão colocada é a de que o cão vacinado, com a vacina que é totalmente testada e validada passa a ser positivo para o exame e corre o risco de ser notificado por um veterinário para a vigilância sanitária.
Os Cães vacinados com a vacina Leishmune não apresentam testes reativos para Elisa, PCR de medula, Imunohistoquímica, nem exames tão pouco apresenta exames alterados para o parasita.
O único exame que pode apresentar resultados alterados, às vezes, é o RIFI (reação de imunofluorescência indireta).

Ninguém, pode entrar em sua casa para coletar sangue ou biópsia de orelha de seu cão, sem uma ordem judicial para isso.

Portanto, quem permite, que o agente de saúde faça o teste no cão, deve estar ciente que se o resultado for positivo, vai ser muito complicado não entregar o animal...

No caso da leishmaniose que pode acometer tanto humanos quanto cães, também de ve ser notificado aos órgão competentes, pelos médicos e veterinários por se tratar de uma epidemia.
Agora, uma coisa é notificar outra coisa é a eutanasia.

Já existe uma decisão do Ministério Público Federal revogando a Portaria Interministerial n. 1.426, de 11 de julho de 2008 que proibia o tratamento de cães positivados ou portadores da doença.

Essa decisão permite ao dono do animal que se responsabilizar, realizar um tratamento digno ao seu cão, uma vez que o tratamento elimina a possibilidade de transmissão da doença.

TIPOS DE EXAMES PARA DETECTAR A LEISHIMANIOSE

São exames que, combinados e não isoladamente fecham o diagnóstico.

> Sorologia

Para o diagnóstico da Leishmaniose através de sorologia é necessário que sejam empregadas duas técnicas sorológicas: ELISA e a IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA (IFI). Não aceite exame apenas com o método ELISA, pois sozinho pode levar a resultado falso – negativo! Não aceite resultados de ELISA in house (sem registro) pois pode haver falso positivo e falso negativo!

> Exame de Imunofluorescência Indireta - IFI.

Este método depende de uma leitura visual e para isto é necessário que o técnico seja extremamente competente e com muita experiência. Além disto, é importante uma leitura em duplicada, por observadores diferentes e sem saberem os resultados um do outro.


>Pesquisa direta do parasita através de Citologia/ Biópsia de Linfonodo, de Pele, ou ainda Punção de Medula e a IMUNO-HISTOQUÍMICA.

>Proteína Total e Frações – Relação A/G.

Associado aos exames acima está o exame clínico bem como um exame de proteínas e frações

> Exame sorológico com Diluição Total, que busca um resultado até o ponto máximo e quanto maior a titulação maior a chance do animal estar infectado. O exame oferecido pelas prefeituras realiza uma diluição que somente a 1/80. Em Minas Gerais me parece que somente a Universidade Federal de Belo Horizonte está realizando esse exame de diluição total. O Preço é mais de duas vezes em relação a o primeiro. R$ 30,00 e o de diluição total R$ 80,00.

Outra coisa que temos observado muito. Exames que dão positivo da primeira vez e negativo na segunda tentativa. Ao que parece está ligadoa forma de coleta do sangue. Por isso, esteja atento: Você tem direito a uma contra prova.

Todo cuidado com seu melhor amigo sempre será recompensado.

87 comentários:

  1. ola eu tenho um labrador, e ele apresentou umas seborreia seca, pelo caindo, e ele lambe demais e coça e fica feridas nas patas pernas,perto do rabo, eu fiz o soro (deu positivo)dia 28/09/09; e dia 26/10/09 eu fiz o punção de medula, e deu negativo, e agora. Ele nao está prostado.estou dando hemolitam a ele, pq fiz exame de sangue e deu anemia, e dando pelo e derme.o que devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aconteceu com seu labrador ? O meu apresenta o mesmos sintomas :(

      Excluir
  2. Ola amigo, em primeiro lugar quero esclarecer que não sou veterinária, mas compartilho aqui uma vasta experiencia do que passei com essa maldita doença procurando sempre os melhores lugares e indicações. Como toda ença, um único exame não deve ser utilizado para um diagnóstico definitivo. Pórém a punção de medula deve ser associada a outros exames clinicos e laboratoriais. Na realidade ela é utilizada para confirmar e não descartar a doença. O exame indica que não foi encontrado o parasita naquela amostra examinada e não no animal como um todo. Portanto ele não exclui a possibilidade dele ser portador da leishimania. Aconselho a fazer o exame de sorologia com diluição total. Normalmente os laboratórios fazem até no máximo 1:80, o que pode levar a um falso positivo. Em minas gerais ele é realizado atualmente pela UFMG.
    Se estiver realmente interessado em maiores detalhes, posso lhe indicar um tratamento, de custo muito menor que a quimioterapia e que vem apresentando resultados incriveis, inclusive com remissão da doença. Não me disseram, EU VI. Então se preferir, envie uma mensagem para meu email e lhe retornarei todas as informações. Estou na luta com uma cadela e te digo que vale a pena. segue meu email: lizi.zaidan@gmail.com

    Grande abraço e obrigada por postar aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que a prefeitura pode fazer se eu me negar a entregar minha cachorrinha para eutanasia?vc teria o telefone de um veterinario em belo horizonte que trate leshimaniose? Meu e-mail e ivone-pereira@hotmail.com.obrigada

      Excluir
    2. Já e feito o tratamento no hospital animal center na av Portugal..em bh

      Excluir
    3. Lizia o quesaber passe pel meu e´mail pois estou na luta com uma labradora em que o veterinario fez exame de sorologia e deu positivo mas ela tomou todas vacinas de leiche sou de tres lagoas ms e esses veterinarios aqui so quer eutanasia não concordo so Deus tem o direito de terar a vida se tiver alguma esperiencia me ajude por favor ela não esta comendo e quando toma medicamentos como alopurinol passa muito mal portanto so estoui danso suco de quiabo meu e´mail dyulygean 1945@ hotmail .com

      Excluir
  3. ola muito obrigado, eu agora pedi o exame PCRe soro dos2 cãeseu tenho um outro, mas o outro nao tem nada fiz exame de sangue nao deu nem anemia, nem carrapato,nem verme, eu fiz pra descargo de consciencia, mas meus filhos ficam preocupado por causa de mim que moro aki na casa onde vivi os cães. mas eu vou mandar um email pra voce. muiiito pobrigada.

    ResponderExcluir
  4. Bethayne - Olá Zizi, meus cães também tiveram o resultado positivo na diluição 1:80 Estou desolada. Tenho um bebê de 3 meses e meu esposo quer a eutanásia dos cães. Eu gostaria de fazer novos exames já que tenho esse direito. Mas meu esposo teme que possamos contaminar com a doença.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Bethayne, estava viajando e só hoje vi seu recado. Espero sinceramente que não seja tarde demais.
    Vamos por parte:
    1. Se o seu cão estiver contaminado, não significa que ele esteja em estágio de contágio. É preciso que vc esteja em uma zona que tenha a presença do mosquito palha para que a transmissão seja feita através do mesmo, pois o cão por si só é apenas o hospedeiro.
    2. Já vi exames de confirmação de um primeiro resultado de 1:80 apresentarem resultado negativo nas repetições posteriores.
    Esse exame de contagem de parasita é feito a olho nú e pode sim apresentar falsos negativos e até resultados diferentes na mesma amostra se analisados por duas diferentes pessoas.
    3. Aconselho a enviar uma amostra para um exame de diluição total que é feito na UFMG em BH.
    4. Um exame realizado com uma amostra de pele retirado da orelha também constata se o animal está em grau de contágio.
    5. Agora se vc tem condições financeiras e se.. digo SE seu animal estiver realmente contaminado poderá tratá-lo.
    Verifique se a região em que vc mora ou sua casa são criadouros do mosquito que é o grande vilão dessa história.
    A uma campanha de medo irresponsável que leva a eutanásia de cães saudáveis. E sei que o seu temor é válido, afinal, trata-se de uma criança, mas matar um animal saudável e que pode não estar infectado é algo bastante triste.
    Se quiser informações mais detalhadas, estou a disposição. lizi.zaidan@gmail.com
    Grande abraço e mantenha contato.

    ResponderExcluir
  6. Meu Cachorro está com muita coceira e feridas na pele... Fiz o hemograma completo e apenas deu uma leve anemia, porém, as "Proteínas Totais" deu muito alta:11., onde os valores deveriam ser de 5,8 e 7,9. O veterinário aconselhou exame de calasar... O que vc diria dessa proteína elevada?

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcílio, proteínas totais elevadas, por si só, não levam a nenhum diagnóstico final completo. Feridas na pele também podem não ser exatamente aquelas provocadas pela leishimaniose em um estágio mais avançado. O correto será voce fazer primeiro um exame de sangue de diluição total. Indico a UFMG de Belo Horizonte. Esse exame poderá lhe fornecer uma margem de certeza muito maior que o simples exame feito na grande totalidade dos laboratórios.
    Em Belo Horizonte são feitos pelo menos dois exames, além dos exames clínicos de rotina para fechar o diagnóstico da leishimaniose. Além do exame de diluição total é feita a punsão de linfonódolo.
    Estamos aqui sempre à disposição.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de receber o resultado dos exames de quatro cadelas Yorkshire, tres deu negativo, mas uma apresentou em dois testes, um resultado negativo e outro positivo (mas com indices baixissimos). A veterinaria me disse para realizar outro. Qual é o melhor?? e porque é tão comum dar resultados falso positivo...

    ResponderExcluir
  9. olá, fiquei sabendo na sexta 20/08/10 que o exame dos meus dois cachorros deram positivo. fiquei e estou despedaçada... dai então, no mesmo dia fiz nova coleta de sangue e encaminhei para fazer a contra prova. estou aguardando o resultado. e me falaram agora que qdo o cachorro tem carrapato o exame acusa leishimaniose, é veradde? depois disso estou ainda mais confusa, ja que fiquei sabendo que estou gravida. meu marido quer que eu me desfaça dos cachorros devido a isso!!!! e agora o que eu faço??? por favor me ajuda!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Existem muitas combinações para se tirar conclusões definitivas.
    1. Voce mora em zona considerada endemica?
    2. Sim, a doença do carrapato pode levar a um falso positivo com relação a Leishimaniose.
    3. Pra ficar tranquila, faça um exame de sorologia com diluição total. É um pouco mais caro que o outro mas o resultado com certeza é mais seguro.
    Se der negativo, corra e vacine seus caes.
    4. É bom lembrar sempre que a transmissão náo é feita pelos cães e sim pelos mosquistos. O cão se torna um hospedeiro do parasita e existem estágios em que ele pode ou não servir como vetor de transmissão.
    5. Compre spray de citronela e faça uso pela manha bem cedo e no final da tarde, que é o horário em que o mosquito ataca, mesmo se os exames derem negativos.

    As minhas são vacinadas e mesmo assim faço uso do spray de citronela que vc encontra em casas de produtos veterinários ou mesmo em alguns supermercados.

    Qualquer coisa, volte a nos procurar. Nosso objetivo é ajudar sempre.

    E... Dê noticias por favor.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, eu possuo uma cadela que já vive comigo há 8 anos, ela é SRD (Sem raça definida) e a prefeitura passou recentemente aqui na minha casa e meu pai deixou que retirasse o sangue da orelha dela. Hoje, com muito pesar (e surpresa, afinal eu não sabia da passagem dele aqui em casa até o momento) chegou a carta de que o exame da minha cadelinha deu resultado Reagente, Titulo (1:40).
    Como a minha companheirona já tem bastante tempo de vida junto comigo, eu não aceito a forma como ela estará sendo retirada de mim, então provávelmente vou levar ela para realizar um teste na UFMG, mas meu medo é que o resultado não saia a tempo e que levem ela para eutanásia antes do tempo, sendo que ela não possui nenhum dos sintomas da doença. E outra, eu gostaria de saber o motivo de não passar mais nenhum dos carros-fumacê na nossa cidade, afinal eles eram uma forma eficiente de controle da doença. Muito obrigado pela sua atenção e espero poder fazer um teste na minha companheirona o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  12. Eu moro no alto do bairro Ouro Preto, BH, é considerada uma area de risco???

    ResponderExcluir
  13. oi boa noite! estou desolada, tenho 02 cães da raça PUG e numa consulta de rotina ao veterinário ele fez um exame hemograma completo, que deu totalmente normal, nem anemia, nem baixa de plaquetas e leucócitos, nem problemas nos rins e fígado, nadinha tudo super ok com meu cão, a auesculta cardíaca muito boa, sem febre....só que o de proteínas deu alterado e ele logo sugeriu o exame de calazar, fiquei desesperada pq meu cão não apresenta nenhum sintoma.... por favor vc acha que eu deveria fazer o que????????

    ResponderExcluir
  14. Ola Chuan, Em primeiro lugar, a titulação 1:40 é muito baixa e pode muito bem significar um "falso positivo". Segundo, voce tem direito a uma contra prova. Eles não tem direito de tirar sua amiguinha na marra não.

    Se der positivo com essa titulação e se estiver disposto, ai em Belo Horizonte existem tratamentos que podem até zerar e manter seu cão sob controle. Faça o de diluição total, que no caso da sorologia é o que pode determinar com absoluta precisão se sua amiguinha é ou não portadora do parasita, o que não significa também que ela esteja em fase de transmissão.

    Hoje, os veterinários consideram praticamente toda BH como uma zona endemica. O que demonstra que a eutanasia em massa não resolve o problema.
    Com relação ao famoso fumacê, o maior problema são os ambientalistas que reclamam que ele provaca extermínio de outras especíes e não somente os mosquitos. O Spray de citronela ajuda a espantar os mosquitos e é encontrado em casas de produtos veterinários e até em alguns supermercados.

    Estamos por aqui à disposição.

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite Sonally.

    O Cão pode sim estar contaminado e se apresentar assintomático.

    A negação da doença também não significa que ela não esteja presente.

    Pra ficar mais tranquila, aconselho a fazer o exame de sorologia com diluição total, feito pela UFMG em Belo Horizonte. Com o resultado negativo, vacine seus amiguinhos e faça também o uso do spray de citronela pela manha bem cedo e no final da tarde, que são os horários em que esse maldito mosquito sai para encontrar suas vítimas.

    Éstou torcendo pra que volte por aqui e poste que o resultado foi negativo.

    Se der positivo também não se apavore, porque existe sim tratamento adequado.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Lizi!

    ESTOU APAVORADA.....
    Tenho um Akita de 6 anos que de repente amanheceu mancando! Ele vem com um histórico complicado,perdendo peso a uns seis meses a pelagem está feia,seus olhinhos estão dando uma espécie de remela dura e eu não sei o que fazer,da última vez que tentei levá-lo ao veterinário não conseguimos imobilizá-lo por conta da sua bravura,tentamos com fucinheira,laço e ele quase mordeu os dois veterinários a um ano ele não consulta e eu tenho tentando solucionar os problemas da maeira que posso e consigo!
    Por favor me dê uma orientação,estou desesperada sem falar que me encontro em dificuldades financeiras e não sei como conduzí-lo ao tratamento diante das minhas condições. Será que vc teria alguma indicação de veterinário mais em conta?
    Aguardo sua resposta muito ansiosa e apreensiva.

    Obrigada e que DEUS te abençõe imensamente,

    Michelle

    ResponderExcluir
  17. bom dia!!! infelizmente não deu tempo de fazer o exame de leishmania, pq levei meu cão a uma clínica veterinária pra tomar banho e qdo fui buscar no fim da tarde o animal estava caquètico e convulsionando, deixei ele internado e o veterinário logo depois me ligou informando que meu cão tinha ido a óbito! estou revoltada com isso, deram um banho com carrapaticida nele e intoxicaram meu cão, o pior de tudo é que ele tomou o banho pela manhã e só a tarde qdo minha secretária foi busca-lo é que viram que o cão estava sem andar. vou fazer uma necrópsia hj no cão e vou processar a clínica, estamos todos aqui em casa inconsoláveis com isso!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Michelle! Entendo bem sua situação. Mas a primeira coisa é descobrir o que ele realmente tem. Da maneira como descreveu, leva a crer que possa ser leishimaniose, mas pode muito bem não ser. Pra tirar a dúvida só fazendo o exame de sorologia. O Tratamento não é barato e conheço um alternativo em Belo Horizonte, que fica por cerca de R$800,00. Sei que na formulaçao e entre vários remédios é também utilizado o óleo de copaiba.
    Porém, como disse, é preciso saber primeiro o que seu cão tem, fechar algum diagnóstico.
    Sinto muito pela sua situação e posso dizer que sei exatamente pois já passei por isso com tratamento de duas cadelas.
    O exame de sorologia simples fica em torno de R$ 40,00 e aconselho a não procurar o centro de zoonose, mesmo antes de uma contra prova eles vão buscar o animal para sacrifício.
    Estamos por aqui a disposição.
    Fica com Deus e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.O tratamento alternativo aqui em BH,é feito aonde?Agradeço sua disponibilidade em nos informar sobre esse assunto angustiante! Abraços.

      Excluir
  19. Olá Sonally.. sinto muito. E realmente é revoltante perder um animal nessas condições. Por isso, só levo em locais de minha extrema confiança ou eu mesma dou banho. Tenho uma pequena de 1,500kg e morro de medo de deixarem ela cair, pois sei que dependendo de onde bate a queda por ser fatal.
    Que Deus traga um pouco de consolo pra voces, porque essa perda a gente até supera, mas não esquece jamais.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  20. Ola´Pessoal, Boa Tarde!

    Perdi minha cachorra Laila recentemente por Leshimaniose, nos exames iniciais deu babseia e deposi a leshimania. Porem descobrimos a leshimania quando hjá estavba bem avançada. Tentei o tratamento de quimioterapia, ela nãoa guentou e afetou os rins, deu insuficiencia Renal. E então perdir a Laila.

    Tenhoa idan em minha casa a Moa, filhinha da laila que esta com 4 anos, ela tem leshimania e a dela esta controlada a um ano.

    Estou tentando alguns medicamento que são vendidos na europa porem consegui pequena quantidade, com esse remedio a cura é de 99% para cachorros que estejam com a leshimania controlada.

    Em Bh tem um especilista em Leshimania, Quem quiser posso passar o telefone e nome dele.
    Me mande por e-mail : ilmara12@gmail.com

    No brasil udo é mais dificil, não temos nem ressonancia para cachorro, se tivessemos conseguiriamos controlar ainda mais a leshimania pois os exames feito pela ressonancia conseguem detectar onde que o viruis esta atacando em seu animal. e assim o veterinario consegue um remedio aproriado para o orgão.

    Sem contar que os governantes do nosso pais acham besteira criar o tratamento de leshimaniose para cachorros. Devio o medicamento não ser fabricado no brasil.

    Poxa mas se eles já importam para humanos porque não já não importar para os cachorros.

    Muita covardia.

    ResponderExcluir
  21. Minha cara amiga(o), agradeço a colaboração deixada aqui, pois nosso objetivo é esse mesmo. Sempre lembro a todos que o transmissor da doença na realidade é o mosquito, este sim deveria ser o foco do governo,mas é mais caro, sobra menos dinheiro pra robalheira, pra ele é mais barato sair sacrificando cães, que na realidade não são os únicos animais que podem ter a doença.
    Outra coisa é o alto preço da vacina que não está acessível para a maioria da população. Porque pobre também tem direito a ter animais de estimação.
    Sei exatamente o que voce passou com essa maldita doença, que eu descobri quando perdi minha pequena mel.
    Faço questão de difundir que existe sim tratamento e abomino a eutanásia.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  22. Meu cão é positivo há 1 ano e meio....Fiz tratamento com um veterinário de Campo Grande/MS desde então com Alopurinol e Prednisona...
    Durante esse período sempre houve queda nas plaquetas....e estmoas em uma luta desde então...
    Há 6 meses levei o PIPOQUINHA para tratamento em Andradina, interior de SP. e, em um mês de tratamento com Eritropoitina. Interferon além do Alopurinol e Prednisona, suas plaquetas subiram de 49 para 129 (resultado normal para um portador da doença).
    SE MANTEVE ESTÁVEL DESDE ENTÃO...
    Essa semana. na terça. suas plaquetas caíram para 8... Está com dores musculares e não consegue se locomover direito e não come.
    Fez punção lombar e a Leishimania atacou a medula..
    Está internado em Andradina.... e estou desesperada....
    Está iniciando tratamento com uma medicação que é importada da Espanha... Mas não sei o nome...
    Começou o tratamento ontem...
    Alguém de vcs teve o animal com Leishimania na medula???
    ME RESPONDAM... ESTOU DESESPARADA

    FÁTIMA CANUTO

    ResponderExcluir
  23. Ola, bom dia Lizi, fiz exame nos meus cães e deu positivo pra elisa e negativo para o outro.
    o q devo fazer, pois estou sofrendo maior pressão do meu filho e de meu marido pra sacrificar meus cães q estão super saudaveis e gordos e bonitos.
    socorro!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Rosangela... Faça o de diluição total. Só conheço a UFMG em Belo Horizonte que faz esse exame e é pouca coisa mais caro que o outro. Você pode pedir seu veterínário para enviá-lo via sedex se for o caso.
    Como vc teve resultados negativos, provavelmente tratá-se de um FALSO POSITIVO. NÃO SACRIFIQUE SEUS CÃES ANTES DE UMA CONFIRMAÇÃO (ALías.. nem com confirmação eu sacrificaria). Repita o exame... vacine seus cães e use a scalibur no dia a dia.

    Aguardo notícias.. Fala pro seu filho e marido ficarem frios...

    ResponderExcluir
  25. olá ,meu cachorro começou com perda de apetite ,dai chamamos o veterinário ,ele logo já foi falando no exame da leishmaniose ,fizemos dai no primeiro exame deu 1/80 dai pedimos o segundo q deu 1/40 ,dai o veterinario falou q não resta dúvidas de q ele está com leishmaniose ,o pior de td é q ele fez um exame da urina lá e deu alteração ,será q meu cão está mesmo infectado?

    ResponderExcluir
  26. ja vi resultados darem maior no segundo.. Menor nunca. Faça um exame de sorologia com diluição total. Outra coisa tem tratamento sim. Coloquei vários posts no meu blog sobre isso.. Qualquer dúvida entra em contato.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gente! Dou todos os dias pro meu cachorro, fígado de galinha ou boi, junto com alupurinou. As plaquetas dele subiram e muito

      Excluir
  27. oi estou com cão dalmata que está apresentando pêlos caido,muito magra,unhas enormes,feridas no nariz e vez por outra os olhos bem vermelhos.Estou preocupada pois esse cão não é meu é de meu irmão e ele não liga, já liguei para zoonozes e eles não vem para fazer os exames.Tenho criança em casa,o que devo fazer?Preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  28. Meu amigo, clinicamente as características são de um cão infectado, mas só um exame(ou mais de um para confirmação no caso de uma titulação baixa) poderá confirmar o diagnóstico. Seria leviano e irresponsável de minha parte afirmar com certeza isso. Com relação a transmissão, hoje já foi levantado muitas dúvidas sobre o que é divulgado pois você teria que morar em uma zona endêmica, um mosquito picar seu cachorro e esse mesmo mosquito picar um humano para transmissão do parasita.
    Se chamar a zoonose certamente nem vão dar chance de confirmação, vão logo sacrificando seu animal porque não significa nada para eles e é, digamos assim, mais prático. Se tiver condições aconselho um exame particular.
    Quanto ao seu irmão, já que comentou, peço desculpas antecipadas pela minha sinceridade, mas a próxima vez que ele manifestar vontade em ter um animal, recomendo o de "PELÚCIA", assim ele não terá trabalho e tão pouco será responsável pela morte de um ser vivo.
    Estamos aqui à disposição. Grande abraço

    ResponderExcluir
  29. Lizi,

    é um acalanto encontrar notícias boas à respeito de um possível diagnóstico errado, no entanto me pergunto se esse sentimento não acaba por prorrogar um sofrimento que, enfim, chegará. Acabei de receber do CCZ de Campo Grande, MS o resultado de duas cadelas. Uma deu POSITIVO e outra NEGATIVO. A doença é endêmica na região. Nenhuma delas apresenta sintomas. Estão muito saudáveis, mas o CCZ disse que precisará recolher para sacrificar em 7 dias. Com o comprovante de novo teste, eles aguardam mais. É muito triste ter que fazer uma barbaridade dessas com um animal que para mim é parte da família. Quero fazer o outro exame nas duas, porque li que também é comum o resultado FALSO-NEGATIVO. Assim, não temos certeza de nada. Gostaria de saber se você conhece algum laboratório aqui em Campo Grande, que faça esse trabalho. Desde já, obrigada. Tarsis

    ResponderExcluir
  30. Lizi,

    aproveitando seu espaço... a título de interesse a todos que amam seus cães:

    Muito importante confirmar o tipo de exame realizado em seu cão para detecção da Leishmaniose. Recomendações recentes do Ministério da saúde:

    "A não-utilização da Rifi como teste único de diagnóstico da LVC.

    · A substituição do cenário utilizado atualmente (triagem com Elisa e confirmação com Rifi, titulação 1:40) pelo cenário que emprega o teste rápido imunocromatográfico como teste de triagem e o Elisa como teste confirmatório.

    · A realização do teste rápido imunocromatográfico utilizando-se sangue total,
    soro ou plasma.

    Tarsis
    · A realização do Elisa utilizando-se soro sanguíneo."

    Fonte:http://www.vet.ufg.br/hospitalveterinario/page.php?site_id=276&noticia=1315938792

    ResponderExcluir
  31. olá tenho um gato e acho que ele está com leishmaniose queria saber um telefone de um lugar que posso leva-ló ,pois estou muito preocupada... ele está com sua orelha toda machucada, etc...serà que vc pode me ajudar??? obrigada!!!

    ResponderExcluir
  32. Ola amigos anônimos.. Vamos por parte.

    É muito comum resultados com um falso negativo.
    Portanto, pensem bem antes de entregar seu animal pra zoonose pois eutanásia é algo definitivo. Já vi exames que só deram negativo no terceiro resultado. A qualidade dos kits fornecidos pelo governo é muito contestável.
    O único laboratório que conheço que faz o exame de sorologia por diluição total é o da UFMG e você pode enviar pelo sedex para exame. Veterinários da minha cidade fazem isso.

    E se de tudo der positivo e você tiver um animal saudável e, tiver condições financeiras, afirmo que existem várias vertentes de tratamento e tenho acompanhado uma especificamente que tem resultados rápidos e eficaz. Essa decisão é única e exclusiva do dono. E se resolver pelo tratamento, passo maiores informações.

    Quanto ao seu gato, procure um veterinário para fazer os exames. A Leishimaniose não pode ser diagnosticada apenas por uma das suas características. É preciso além do exame clínico, o exame laboratorial. Em qual cidade você mora? Talvez assim possa ajudá-la melhor.

    No mais, estou por aqui, sempre à disposição. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  33. Por favor,pessoas do bem que estão sofrendo como eu com seu cão com leishmaniose, entrem em contato comigo quem.puder me ajudar.Preciso entrar em contato com quem está passando pelo problema.
    De preferẽncia de BH para que eu possa telefonar.
    meu nome é Patricia Miranda e minha cachorrinha se chama Lilica.
    Ela está doente e eu estou ficando depressiva com tanto sofrimento!!
    Meu email é patriciamg@uai.com.br

    ResponderExcluir
  34. oi meu nome é emanoelle;;;;Fiz o exame de emograma e o resultado do meu cachorro deu td certo...exeto uma coisa a proteina dele deu 9.2 sendo q o correto é de 6 a 8.0 a veterinaria suspeitou de ser lestimaniose....mais estou com muita duvida pq ele é um cachorro muito sadio....oq vc me aconselha?

    ResponderExcluir
  35. Boa Noite. O Diagnóstico da Leishimaniose é fechado com uma série de exames e não pode ser feito de maneira precipitada. Não sei de que cidade você é, mas, em razão de muitos exames com falso positivo, aconselho a fazer um exame de sangue de sorologia com diluição total, que é realizado na UFMG em Belo Horizonte. Ele pode ser enviado via sedex. É um pouco mais caro que o de sorologia normal, mas vai tirar as dúvidas a respeito de uma forma mais acertiva.
    Mantenha contato e não se apavore antes da hora.
    Grande abraço
    Lizi

    ResponderExcluir
  36. Tenho um labrador e dei as 3 doses da vacina leishmune, agora 01 ano depois, ele apresentou uma escamação na pele e feridas nas orelhas e patas, e muita perda de pelo, fiz o exame e deu resultado positivo. O que devo fazer? Estou inseguro quanto à segurança do tratamento, principalmente porque tenho criança e 02 poodles em casa.

    Jocele Ribeiro

    ResponderExcluir
  37. Olá Lizi,
    Tenho um fila de 2 anos que começou a peder o apetite há algumas semanas. Primeiramente pensamos que pudesse ser o fato da poodle que vive com ele estar no cio (paixão... sabe?),mas o cio acabou e ele continuou comendo pouco. Levei-o à veterinária e ela sugeriu fazer o teste de leishmaniose que, por minha surpresa, deu positivo. Sugeri fazer a punçao da medula e ela foi bastante resistente, dizendo que a sorologia bastava, que os linfonodos estavam bastante aumentados.Então perguntei sobre o tratamento e percebi que a posição dela é a favor da eutanásia. Gostaria de saber se vc conhece algum profissional em Bh que é a favor do tratamento,e quais os exames que valem a pena fazer para ter um diagnóstico mais preciso.

    Raquel Santos

    ResponderExcluir
  38. Ola Raquel,

    Tenho minhas restrições com veterinários que vão utilizando apenas um exame para fechar o diagnóstico. Concordo sobre o exame de punção de medula. Se der positivo, com certeza está infectado, mas se der negativo não significa que não tenha o parasita, pois é de acordo com o micro pedaço que foi analisado.
    Por outro lado, a sorologia comum pode levar a um falso positivo e a leishimaniose só pode ser fechado o diagnóstico após uma série de exames clínicos e laboratoriais que confirmem.

    Te aconselho a fazer o de sorologia por diluição total na UFMG, esse sim é bem preciso. Com relação a tratamento em Belo Horizonte, conheço várias e posso te passar por email.

    Tem um tratamento que sei de excelentes resultados (até agora todos os animais tratados ha mais de dois anos que conheço estão com sobrevida normal e todos bem de saúde), que é feito por um veterinário de Venda Nova, ai coladinho em BH.

    Outra coisa, animal portador do parasita não é sinônimo de animal potencialmente transmissor da doença.

    Qualquer coisa, entre em contato comigo por email e eu retorno mais breve.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!! Qual o nome, ou em qual clínica esse veterinário de Venda Nova trabalha??? Moro aqui em VN e preciso saber disso com urgência...

      Excluir
  39. Olá acabei de fazer o teste na minha Bellynha e para minha surpresa no teste Elisa deu reagente a 1:40, o veterianario dela pediu um hemograma completo de perfil e o exame deu tudo normal, nenhuma alteração, o veterinario pediu para fazer um novo exame daqui a 1 mês, passou a coleira e repeletes estou desesperada o que fazer?

    ResponderExcluir
  40. Olá Michele, pode ser até um falso positivo. Faça o de sorologia por diluição total realizado pela UFMG. É mais acertivo. E mesmo que dê positivo, a titulação é baixa, como você disse os exames deram normal o que significa que é um animal sadio e facilmente tratável. Porque existem tratamentos que podem mante-la saudável e sem perigo de contagio. Mantenha-nos informados.

    Grande abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  41. Olá... acabei de saber q estou gravida e daqui a uns 20 dias está voltando pra morar comigo o meu cachorro q está doente de leishmainose viceral e tomando um comprimido diario (q o veterinario indico como tratamento).... estou morando em Buzios RJ, não sei se tem algo a ver, mas queria saber se deixo o cachorro morando com o meu ex-marido (explicando a situação) ou se na verdade não teria nenhum risco pra minha gravidez e futuro bebezinho.... Fico no aguardo... obrigada!!

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde Sol..
    Bom, para que vc seja contaminada pelo parasita, são necessárias algumas combinações:
    1. Verificar qual estágio da doença seu cão está (Um exame feito com um pedacinho de cartilagem da orelha determina se está em grau de contaminação.
    2. É necessário que onde você mora exista o mosquito palha, que este pique o seu cão e depois pique você.

    Acho que você deve fazer essa avaliação, principalmente se mora em uma área endêmica. Procure usar a coleira scalibur (repelente do mosquito) no seu cão e spray de citronela (encontrado em casa de produtos veterinários). O horário que o mosquito ataca é sempre pela manhã bem cedo e no final do dia, até umas 18:30h.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  43. oi meu nome é michele tenho uma poodle e permeti q a prefeitura fizesse o exame nela levei um baita susto quando vieram para buscala nao deixei levar exame deu elisa indeterminado rifi nao reagente fui tirar a contra prova ainda nao saiu o resultado sera q fiz certo estou muito anciosa e preocupada

    ResponderExcluir
  44. Bom dia Michele! Desculpe a sinceridade, mas é um ERRO deixar a prefeitura fazer exames nos cães. O objetivo deles é EXTERMINAR nossos animais independente de contra prova. Aqui em casa não entra ninguém. Quer uma contra prova confiável? Mande pro laboratório da UFMG e peça sorologia por diluição total. Mesmo assim se der positivo tem que ver a titulação e as condições de saúde do seu cão, isto é, portador do parasita mas sem sintomas clinicos, pois existe tratamento e quase todos os veterinários conscientes estão fazendo. O falso positivo é muito comum, inclusive tem um exame que dá positivo para leishimania cutânea, isto é, o animal teve contato mas não é portador do parasita.

    ResponderExcluir
  45. Oi lizi hoje saiu o exame da minha querida princesa e deu negativo graças a DEUS estou super feliz e aprendi uma liçao nunca mais deixo estes povo entrar na minha casa imagine o q eles iam fazer com minha princesa sem ela ter nada que sacanagem imagine tantos caozinhos foram sacrificados sem ter nada injustiça.

    ResponderExcluir
  46. Essa é nossa grande luta. Porque eles não pensam o significado que essas pequenas criaturas tem para seus donos e já partem para tirá-los de sua casa para o sacrifício. Quando essa doença começou em BH descobriu-se depois que a grande maioria sacrificada não tinha a doença. Foi uma carnificina, por isso, os veterinários mais conscientes tem se unido contra isso. Parabéns pela sua iniciativa. É disso que precisamos, não ceder as pressões que são impostas pela nossa Vigilância Sanitária. Grande abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  47. Olá Lizi,
    Tenho uma Yorkshire de 10 meses. Fiz o teste de leshimaniose para aplicação da vacina preventiva e para minha surpresa deu positivo. Não tinha suspeita alguma dessa doença, ela é uma cachorra saudável e alegre... só está sem apetite esses dias. O teste realizado foi o de sorologia comum, quero fazer esse de sorologia total na ufmg mas não sei como proceder. Como faço essa coleta? Você pode me orientar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Olá Juliana, Seu veterinário pode enviar juntamente com a solicitação de exame pelo Sedex para a UFMG. Aqui eles fazem assim. O Importante é saber qual é a titulação. Nada impede que seja um falso positivo. Portanto, não se alarme sem necessidades. O Laboratório de lá dará todas as informações e eles recebem exames do Brasil inteiro.
    Não deixe de dar notícias e, sinceramente torço pra que elas sejam muito boas.
    Grande abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  49. Oi Lizi, tenho boas notícias sim. Fizemos esse exame de sorologia total juntamente com hemograma completo e um outro exame, e a Chiquinha não tem nada graças a Deus. Está super saudável e agora sim estou tranquila... Obrigada pelos conselhos.

    ResponderExcluir
  50. olá meu nome é grazieli tenho uma cadela que fez tres exames, um deu indeterminado para eleisa e rifi 1/40. o segundo deu nao regaente para todos para diluição maior. o terceiro foi a prefeitura que fe e deu reagente para todos e eles queriam levar e nos nao deixamos e eles disseram que nos poderiamos fazer outro exame mas que nao confia em nenhum e voltaria para fazer um novo exame deles. pagamos outro particular na hermes pardini e deu nao reagente elisa e indeterminado para rifi, a veterinaria falou que é para deixar enato a prefeitura fazer de novo pois eles nao deixaram a gente em paz, mas se os deles derem positivi, nao sei em quem acreditar e o que fazer. Meu -email é grazieli_moraes@starkey.com.br.


    Agradeço

    ResponderExcluir
  51. Olá Juliana Matos... maravilhosa as notícias sobre a Chiquinha. Me sinto aliviada como se fosse comigo. Quem já passou por isso sabe exatamente como é.Agora é vacinar e vida nova. grande abraço

    ResponderExcluir
  52. Olá Lizi,
    Gostaria de parabeniza-la por sua dedicação em responder todos os posts, além de seu grande otimismo, tranquilizando os cachorreiros aflitos!!.
    Aqui em minha cidade, a situação é crítica, pois as autoridades nada fazem para combater o mosquito ou conscientizar a população com campanhas educativas e/ou de esclarecimentos. Preferem o sacrifício indiscriminado.
    Trabalhamos com resgates de cães, mas infelizmente, em muitos casos fazemos apenas para abreviar o sofrimento dos pobres, pois nada mais nos resta fazer. Isto se dá pelo fato do abandono de animais doentes por seus donos inescrupulosos, já em estagio avançado da doença.
    Necessito um contato para esclarecimento da seguinte dúvida: um resultado positivo no teste feito pelo CCZ e um negativo com punção de medula óssea. O animal está bem, com disposição, mas
    apresenta descamação na pele, rabo de rato e unhas cumpridas. QUal seria a conduta adequada para um diagnostico preciso, inclusive se é transmissor, pois há um bebê de 4 meses próximo ao animal???? Agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
  53. Bom dia Helena! O teste de punção de medula óssea não é aceito para efeito de vacinação ou de exclusão da doença e e até compreensível. O teste é feito em uma pequena amostra e o que ele indica é que na pequena amostra não foi encontrado o parasita. Mas já é um grande resultado e indica que se contaminado, o animal está em estágio inicial. O teste para determinar se o animal está em estágio de contágio é feito através da retirada de uma pequena amostra na orelha. Vi fazendo esse teste na clínica Santo Agostinho em Belo Horizonte. Lembre-se que para transmissão, é necessário que um mosquito pique o cão e depois pique outra pessoa. Agora o teste mais preciso e eficaz ainda é o reaziado pelo laboratório da UFMG em Belo Horizonte. Sorologia por diluição total. Esse não tem erro. Não sei de qual cidade você é, mas ele pode ser enviado via sedex para lá. É assim que fazemos na minha cidade e nas tantas outras que optam por ele. Se o cão está assintomático e em ótima saúde é um execelente sinal também. Fazemos o que podemos, mas é uma luta muito desigual. O certo é que até os veterinários se cansaram dessa postura das autoridades sanitárias do governo e estão se mobilizando contra a Eutanásia.
    Dê notícias e qualquer dúvida volte a nos procurar.
    Grande Abraço e Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  54. Olá meu nome eh Vitor.Teve um caso de leishmaniose próximo a onde eu moro e resolvi investigar se meus cães estavam saudáveis, assim levei-os a minha veterinária e foi realizado o teste de diluição total em ambos cachorros meu, no entanto o teste deu reagente para um deles com titulação 1/80 e para o outro deu hemólise no sangue. Deste modo, minha veterinária me orientou a repetir o teste e fazer mais alguns complementares para confirmar após 1 mês, só que nesse período a zoonose passou na minha residência e minha avó os recebeu e entregou o resultado desse exame para eles. Será que a zoonose poderá vir com a finalidade de fazer a eutanásia antes de eu repetir os exames e se vierem como sugere que eu aja?

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde vitor!
    Infelizmente, com toda certeza a zoonose vai tentar levar seu cão para sacrifício. Mas também é seu direito um exame de contra prova. Nunca deixe a zoonose entrar na sua casa, pois você não é obrigado, assim como não é obrigado a entregar seu cão para sacrifício. Se a contra prova e o fechamento do diagnóstico apontarem que seu amiguinho é portador do parasita, isto também não significa que está com manifestação da doença nem tão pouco em grau de contágio. Tem tratamento e muitos veterinários no Brasil já se posicionam a favor do tratamento uma vez que o sacrifício não é o caminho para o extermínio dessa doença. A decisão de tratar seu animal é sua e eu particularmente o faria.
    Dê notícias. Grande abraço

    ResponderExcluir
  56. Boa noite, nem sei se irão responder as minhas perguntas devido esse assunto no blog ser de datas passadas, mas seguinte tenho um cão de 3 anos e 11 meses, fiz o exame de LEISHMANIOSE,. Resultado apresentou 1/40, o veterinário sugeriu fazer o exame punção de medula. Isso esta correto ?
    evinicius@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. Boa Tarde Elbert,
    O teste de punção de medula óssea não é aceito para efeito de vacinação ou de exclusão da doença e e até compreensível. O teste é feito em uma pequena amostra e o que ele indica é que na pequena amostra não foi encontrado o parasita. Mas já é um grande resultado e indica que se contaminado, o animal está em estágio inicial. O teste mais preciso e eficaz ainda é o realizado pelo laboratório da UFMG em Belo Horizonte. Sorologia por diluição total. Esse não tem erro. Não sei de qual cidade você é, mas ele pode ser enviado via sedex para lá. É assim que fazemos na minha cidade e nas tantas outras que optam por ele.

    Portanto, aconselho o de sorologia por diluição total.

    Qualquer dúvida entre em contato, estamos à disposição.

    grande abraço

    ResponderExcluir
  58. alguem sabe quais são as zonas de perigo em BH?

    ResponderExcluir
  59. ola boa tarde o meu nome e juliana hoje fez um exame no meu cachorro de leshminiose e deu 1/40 e a medica pediu outro exame para ter certeza medula osso o que devo fazer ela esmagreceu muito esta muita anemica agora ela esta boa come bebe só ficou cega das duas vistas olhando para ela nem parece que ela esta com este problema vou fazer outro exame para ter certeza deus ajuda que não vai da nada

    ResponderExcluir
  60. Olá Juliana, Tente fazer o exame de sorologia por diluição total realizado pela UFMG. A veterinária pode colher o sangue e enviar para lá via sedex. A titulação 1.40 é baixa e pode ser muito bem um falso positivo. Esse exame é menos invasivo que o de punção da medula e o resultado é muito confiável. Grande abraço e estou torcendo por você. De notícias e fica com Deus..

    ResponderExcluir
  61. Ola lizi, meu cachorro teve febre e falta de apetite total, levei ao veterinario e acharam que ele tinha infecção nos rins, internei dois dias e apos exame de hemograma e urina, deu plaquetas baixíssimas (21, qdo a referencia era 200) e presença de proteína qdo a referencia era para ser negativa. ai a vet ta suspeitando de leishimaniose ou doença do carrapato. pediu duas sorologias e vai dar o resultado na segunda. Ele nao tem nenhum sintoma, além dos que apresentou e já ate voltou a comer direito. Acha que pode ser mesmo leischimaniose? o que mais assustou ela foram as plaquetas e a presença de proteína....

    ResponderExcluir
  62. Bom dia! Infelizmente pode ser leischimaniose. Uma das suas características é atacar as funções renais e hepáticas, mas também pode ser consequência de doença do carrapato. O melhor e mais eficaz exame de sorologia é o realizado pela UFMG - sorologia por diluição total. O de sorologia simples além de kits não confiáveis distribuido pelo governo, pode levar a confusão com a doença do carrapato. O melhor é fazer os exames e aguardar. Se, infelizmente for essa doença maldita, não se desespere. Como seu cão está sadio, é necessário estabilzar suas condições gerais hepáticas e renais e você pode fazer o tratamento, que é eficaz, sem necessidade de realizar uma eutanásia (infelizmente recomendada por muitos veterinários).
    Gostaria que entrasse em contato logo que os exames estiverem prontos e posso recomendar os tratamentos que conheço. Fico à disposição se quiser enviar também para meu email particular. Fica com Deus e boa sorte! Aguardo notícias.

    ResponderExcluir
  63. Olá, Lizzi.
    Tudo bem?
    Fiquei encantada com seu blog. Você é muito atenciosa e conhecedora do assunto.
    Você poderia me dar mais informações a respeito desse tratamento mais em conta (você fala sobre ele bem no início)?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite... envie uma mensagem para meu email que lhe responderei todas as dúvidas. lizi.zaidan@gmail.com grande abraço

      Excluir
  64. Olá boa noite, estou com um dúvida cruel, tenho um dalmata de 3 anos, ele está com seborreia nas orelhas e no corpo, ele tem sarna de ouvido e coça muito, só que de um tempo pra cá, ele só faz jantar e ao redor do olho dele está vermelho e querendo cair os pelos.. ele e gordo e muito brincalhão, o foucinho dele pelo o que vi está normal, só tenho umas feridinhas na boca, porque ele coça e passa as unhas.

    Mais por essa seborreia, orelhas com seborreia e sarna, e olhos querendo ficar feridos estou com medo de ser leishmaniose o ultimo exame de sangue dele deu tudo normal, somente as proteinas deu 8.0 o normal é até 7.9! será que tem algum problema ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Luciano, se o exame de leishimaniose deu negativo já é um ótimo sinal. Ele pode estar realmente com sarna como falou ou algum tipo de alergia . O ideal é você levá-lo até seu veterinário de confiança para maiores exames clínicos pois visualmente ele pode detectar o problema mais facilmente.
      grande abraço

      Excluir
    2. Olá, boa noite, preciso tirar uma dúvidas. Meu cachorro tem 4 anos, é gordinho e muito ativo, nao tem unhas grandes e nenhum sintoma de calazar. A 1 ano atrás, levei ele pra uma consulta pra vacinar das viroses e resolvi pedir um hemograma, então o resultado deu tudo normal, porém proyeína alta 9, (ele tomava muito leite na época, não sei se pode alterar a proteína). Então mandei fazer a sorologia simples, que pra meu desespero deu elisa reagente e rifi 1:40, ai mandei fazer a punção de medula óssea, que deu negativo, ai como ele não tinha nenhum sintoma deixei pra lá.... Agora, 1 ano depois, apareceu um pequeno ferimento na pata traseira dele, aumentou um pouco de tamanho e esta bem vermelho, ele lambe a pomada que eu passo... Comecei a me preoculpar.... Será que pode ser um sinal de calazar, ou é um ferimento normal que ele deve ter arranhado ou machucado brincando? Me ajude, obrigada

      Excluir
  65. Lizi zaidan se der pra me ajudar. Fui ao veterinário por causa de uma inflamação no olho da cachorrinha pinscher de 2,6 kilo e como tinha febre fez o hemograma que constatou leucócito alto 27.300 e plaquetas baixa 61.000 e sem anemia alguma. Fez tbém o teste de sangue total em EDTA, PCR de leishmaniose com exame de sangue comum e deu negativo. No começo tratou com doxitec 50mg, metade do comprimido 1 vez ao dia e aloporinol até vim o exame negativo da leishi meio comprimido de 12em 12hrs, keravit para a inflamação no olho. Mas depois de 4 semanas repetimos o exame e deu novamente tudo alterado e não teve melhoras. Troquei de veterin. e ela disse que a dosagem do doxitec estava errada seria 1/4 a cada 12horas e que a leishi realmente é difícil de diagnosticar. Agora estou usando a doxi em gotas 3ml de 12 em 12 hrs e teve uma pequena melhora nos leucócitos foi pra 20.600 mas as plaquetas está baixo 55.000 estou mto preocupada. Só que aparentemente ela está saudável pelo brilhante, gosta de brincar, até a veterinária fala que aparentemente e apalpando ela não tem nada, não dá para entender msm, me ajude Lizi

    ResponderExcluir
  66. A prefeitura fez o exame de meu cachorro um poodle, ela falou que deu 0,762 , queria saber qual é esse valor ? Qual é a referencia.

    ResponderExcluir
  67. Teste ELISA e RIFE deram reagentes mais o de medula , pele e lifonodolo deram negativo, o que eu faço agora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou na mesma situação que vc,a sorologia da reagente e nao reagente varias veses,e o de medla ossea de negativo.

      Excluir
  68. boa noite, estou muito triste, fiz o exame leishmaniose IgG canina e o metodo foi ensaio imunoenzimatico (elisa) e o resultado deu reagente.....o que devo fazer agora. me chamo alex e sou do ceara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o exame foi feito no meu pinchers de 3 anos

      Excluir
  69. Olá, eu tenho uma pinsher de 11 anos, que está com dificuldades em andar, levei ao vet e o mesmo diagnosticou com artrite e câimbra.Depois ela teve sarna e carrapato, e o pêlo ficou falhado, fiz o tratamento e ela sarou. Só que agora ela está apresentando falhas de novo, só que não coça, também percebi que ela emagreceu um pouco na região do pescoço, mesmo se alimentando bem, as unhas dela estão grandes, mas o moço do pet shop diz que não pode cortar porque já está no limite, enfim, vou pedir o exame pro vet, mas li aqui a respeito de um tratamento alternativo e quero saber a respeito dele, caso o teste dela der positivo.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  70. Ola Boa tarde minha cachorrinha foi diagnosticada com calazar pela prefeitura então vieram querendo levar ela para a eutanásia , mas não deixei fiz outro exame particular aqui na minha cidade e deu negativo , então agora o que eu devo fazer vi que os testes podem dar resultados diferentes , moro em Tocantinópolis no estado do Tocantins

    ResponderExcluir
  71. Olá , recentemente soube que meu cachorro estava infectado , tenho 3 cadelas e um cachorro , eu fiquei preocupada pq as minhas cadelas entram no cio e ele ficou magro , até ai tudo bem pq sempre ele fica magro , mas ai logo q ela saíram do cio ele voltava para o pesso normal dele . Ai ele continuou magro , então levamos ao veterinário, e lá ela pediu exame de sangue logo , e pediu de calazar logo depois , por causa das proteínas e ao toque sentia o rins , a bexiga não sei ao certo , a veterinária apopopou na barriga . Até ai tudo bem , mas saiu o teste de calazar e deu positivo , e ela aconselhou imediatamente fazer o testes nas outras cadelas e começar o tratamento . Ela explicou q o tratamento é 3 vacinas daqui 21 dias com duplas ! Mas um outro veterinário disse q não poderia começar tratamento nenhum sem antes fazer a punção q seria mielograma , gostaria de saber se a veterinária devia fazer outro deste ou ela ágil certo fazendo o tratamento e como é esse tratamento ?

    ResponderExcluir
  72. ola Lizi.tenho uma rot que tem a leishimaniose vc que entende bem veja o resultado do ultimo exame dela: Proteína Total e Frações (Albumina + Globulinas)
    Valores de Referência
    Material...: SORO SANGUÍNEO
    Metodologia: VBC/BIURETO
    Equipamento: BS-400 (MINDRAY)
    (invalid)
    8,26
    Proteína total............... 5,3 a 7,7 g/dL
    (invalid)
    3,11
    Albumina..................... 2,3 a 3,8 g/dL
    (invalid)
    5,15
    Globulina.................... 2,4 a 4,8 g/dL
    (invalid)
    0,6
    Índice albumina:globulina....

    ResponderExcluir