quinta-feira, 2 de julho de 2009

COMO ENSINAR SEU CÃO MACHO A FAZER O XIXI NO LUGAR CERTO

Honestamente? Eu não sei... mas gostaria de conhecer um método perfeito.

Já entrei em diversos fóruns e li estórias que se misturavam a minha e que aparentemente chegavam a um denominador em comum: sem solução.

Pipi dog, passeios fora de casa, jornais (que eram sempre rasgados), sustos e jatos de água no focinho - nas raríssimas vezes em que pegava ele no flagra - mostrar o chinelo, a última tentativa quase foi uma bandeja sanitária acoplada a um mini hidrante vermelho de plástico. Fatalmente seria dinheiro jogado fora.

Porque eu tinha um cão "ninja" em minha casa, e as descobertas dos seus xixis indesejáveis na maioria das vezes vinha na forma de surpresas desagradáveis, como por exemplo, ao tirar uma cortina pra lavar e ver aquela cor amarelada com um cheiro forte inconfudível. Ai era inevitável o grito de guerra: Duduuuuuuuuuuuuu... você é terrível, na cortina não... E ele corria como se soubesse. Embora alguns cientistas ha pouco tempo tenham afirmado que o cão reage ao seu tom de voz e não porque saiba que fez algo errado, posso jurar que ele tinha plena certeza do que se tratava.

Era ele e mais duas fêmeas e as vezes eu falava (já sabendo que era ele): Quem fez xixi aqui? E somente ele corria, as outras ficavam na boa.
Talvez este fosse o seu maior problema, um macho em meio a duas fêmeas sempre em busca de afirmação e marcação do seu território. E que território..

Incluia tapetes, almofadas, cortinas, pés de cadeiras e mesas, armários da cozinha, geladeira, portas e o fogão, ai meu fogão, preciso de um novo porque a parte de baixo está toda enferrujada.

Dudu ninja não perdoava nada e tinha uma criatividade inigualável quando se tratava de escolher lugares que nem pensava que ele se interessaria. Os sofás por exemplo, não se limitava aos pés, era preciso subir em cima e fazer no encosto e de quebra tentar acertar a cortina.

Eu tinha um cupim dentro de casa que não comia só madeira kkk.

Uma vez peguei ele indo fazer xixi em cima da Kika, porque ela fez xixi bem afastada de qualquer parede ou poste então, como ele não podia ficar sem deixar sua marca, tentou fazer nela mesma - interrompido por mim a tempo. Ufa!!!

É claro que no repertório dele não podia faltar os pneus do meu carro, já que é um lugar tradicionalmente predileto dos machos, além dos vasos de plantas ou qualquer coisa em que não sentisse que seu cheiro estava presente.

O perdão vinha sempre com base no seu diferencial, que era ser o mais dócil, mais amigável e atencioso da turma... mas haja xixi.

Assumo um pouco da responsabilidade, eramos duas pessoas ausentes por causa do trabalho, uma jornada mínima de 12horas por dia - incluindo ai o percursso de ida e volta - e isso com certeza não ajudava nada nesse lado da educação com relação lugar certo do xixi.

Outra coisa, não me venham falar em castração. Decidimos cooperar com o peralta e ao invés da castração optamos por uma vasectomia..rss. Depois me avisaram que talvez a castração pudesse amenizar o problema do xixi, mas já era tarde e com certeza talvez não tivesse tido coragem de fazê-lo.

Bom, mesmo com os estragos acabo rindo depois com as traquinagens deles e afinal de contas, mãe é mãe, mesmo sendo um cachorro e o amor por eles é incondicional. No pacote que você leva para sua casa junto com seu cãozinho, estão incluidos o xixi, mas também muito amor, carinho e uma lealdade eterna.

Então, será que alguém pode ensinar um método eficaz com relação a isso? Talvez sirva para o próximo, porque o Dudu se aproxima dos 8 anos e com certeza já não tem mais jeito.


49 comentários:

  1. Eu NUNCA ;sem mentira alguma, tive este problema com o Max-ELE APRENDEU CEDO, obvio, que quando baby comecou a fazer xixi aqui e ali, as vezes faz na casa de uma amiga por PROTESTO ou para Mostrar para o outro filhote que ela tem que ele é o MAIORAL...vou te contar um segredinho e ele vem por partes....

    ResponderExcluir
  2. Fazer xixi e cocô no lugar certo
    Como ensinar ?
    -----------------------------------------------------------

    Aí vai um roteiro completo de como programar o Willy para fazer suas necessidades exclusivamente numa folha de jornal.

    A natureza programou os seres para se completarem num ciclo fechado. Através da ciência da ecologia pudemos estudar esse equilíbrio e perceber que os animais (exceto o homem) têm necessidade de eliminar seus dejetos em lugares onde a natureza possa absorvê-los e reaproveitá-los: a terra, mato, grama etc.
    Por essa razão, em casa, os cães fazem suas necessidades nos lugares absorventes mais parecidos com a terra: o seu tapete persa. Nós vamos utilizar o jornal que também é absorvente, barato e prático. Embrulha e joga fora.

    Não adianta fazer algumas coisas e outras não. Cada etapa deste roteiro é criteriosamente estudada para a obtenção do resultado desejado e absolutamente imprescindível.

    Para ensinar a fazer no jornal siga o seguinte roteiro:

    1. Confine durante 15 dias o seu cachorrinho num recinto onde ele irá fazer suas necessidades, comer, dormir e brincar.

    2. Forre tudo com jornal. Onde ele irá fazer? Sem opções, num jornal! Se ele começar a rasgar o jornal, umedeça-o um pouco, com um borrifador desses de molhar plantas, para eliminar aquele barulhinho gostoso do jornal rasgando. Se, ainda assim continuar rasgando, molhe o chão antes de forrar.

    3. Limpe substitua o jornal sujo sempre!!! Seu cão precisa ter a sensação que suas necessidades foram absorvidas.

    4. Você perceberá que ele escolherá para dormir num cantinho o mais longe da porta, fará suas necessidades noutro cantinho o mais próximo da porta de saída e irá brincar nos outros lugares.

    5. Desde que você troque o jornal, ele fará sempre no mesmo lugar. Se você não trocar, jamais irá fazer suas necessidades sobre as antigas. Por ter que rodar antes de defecar, escolherá outro lugar e seu plano de condicionamento estará perdido.

    ResponderExcluir
  3. 6. Quando esse comportamento se tornar padrão, retire o jornal de onde ele escolheu para dormir e substitua o jornal por um paninho.

    7. Ele irá dormir no paninho, comer, brincar e fazer suas necessidades no jornal, sempre no mesmo lugar, desde que você troque o jornal sujo.

    8. Aos poucos, retire o jornal de onde ele escolheu para brincar e comer, até você perceber que sua mira melhorou e que consiga fazer numa só folha aberta de jornal.

    9. É a hora de começar a liberar o seu cachorrinho, sempre após as refeições e após ter feito suas necessidades, em liberdade vigiada. Voltando a confiná-lo no início, 15 a 20 minutos após, que é o tempo necessário para encher novamente a bexiga... A liberação após fazer xixi funcionará como prêmio.

    10. Quando você perceber que ele procura, sozinho, o jornal para fazer suas necessidades, você poderá deixá-lo completamente solto.

    11. Mudança de local do banheiro - Para escolher outro lugar diferente do que o cão escolheu, basta mover o jornal diariamente por 10 cm na direção do lugar escolhido para o banheiro canino definitivo.

    Não é fácil?

    ResponderExcluir
  4. Xixi na marcação de território
    :
    1. Existe uma grande diferença entre fazer xixi por necessidade e levantar a patinha para marcar território.

    Todos os machos inteiros, quando atingem a puberdade sentem a necessidade de se autoafirmar e marcar seu território. Entre os lobos, ancestrais do cão, os machos demarcam seu território com a urina uma só vez e só repetem se outro macho urinar por cima.

    2. Se você zangar com ele de verdade vai ensinar "apenas" que VOCÊ NÃO GOSTA que ele faça xixi, mas não vai conseguir explicar que não pode fazer xixi naquele lugar. Na hora ele ficará com medo, mas depois que o medo passa e você não estiver presente ele fará xixi novamente. Ele aprendeu a fazer escondido e o ato será interpretado como falta de vergonha na cara.

    3. Se você apenas ralhar com ele, sem estar zangado, ele interpretará como um convite à brincadeira, pois os cães brincam, uns com os outros, de zangar.

    Bem! Agora as soluções:

    Solução 1 – Deixá-lo marcar seu território - depois que ele marca seu território essa necessidade passa, desde que esta marcação seja respeitada. Você não deve ligar, nem limpar. Você poderá limpar, mas jamais zangar com ele pelo que ele fez, caso contrário ele terá a necessidade atávica de marcar novamente. Quando ele não estiver vendo (quando estiver fora), seque a urina com um secador de cabelos e ela não terá aquele odor forte de urina decomposta. Se ele conseguir marcar seu território e vocês respeitarem a marcação, não repetirá.

    Solução 2 - Castrá-lo - se ele não for utilizado como padreador, mas apenas como amigo e companheiro da casa, uma vez castrado ele não mais terá a necessidade biológica de marcar seu território, se tornará mais agradável e não quererá mais ser o líder da família.

    ResponderExcluir
  5. Meu cão teve uma recaída
    já fazia tudo corretamente...
    -------------------------------------------------------------------

    Algum motivo gerou essa recaída, mas pela internet, não dá para descobrir o motivo. Seria necessário fazer um monte de perguntas, mas agora não vem ao caso.

    Quando um cão tem uma recaída, não importa o motivo, o procedimento correto e esquecer que um dia ele sabia fazer xixi no jornal e refazer a técnica do confinamento.

    Nesses casos, não são necessários os 15 dias. Muitas vezes com apenas um ou dois dias o problema fica resolvido.

    O mais importante é, no primeiro dia de liberdade, soltá-lo somente após ter feito as necessidades no jornal e 15 minutos após, antes que a bexiga se encha novamente, recolocá-lo no confinamento, soltando-o depois de fazer novamente.
    :

    ResponderExcluir
  6. Faco parte da comunidade ADESTRAMENTO JA ERA do Orkut, la o Bruno Tausz-um dos maiores nomes da cinófilia brasileira, da altas dicas, estas que deixei aqui, retirei de la...Apliquei com o MAX e funcionou, MAS como vc mesmo disse, POUCO TEMPO é fogo para um animal que precisa de pelo menos de 2 a 3 vezes sair para passear...é o caso do MAX, tenho obtido sucesso...MAS LIZI, FORCA E NÄO DESANIMA, porque o PROXIMO vem direitinho...e ai, fica um PRAZER A MAIS....olha, to indo esta semana para Lisboa, quando retornar eu mando um artigo para o Blogäo do Cachorreiro...ESTE ASSUNTO DE XIXI; COCO E OUTRAS COISAS da pano para MANGA...e vale e vai ser MUITO DISCUTIDO por aqui, pode apostar...
    abracos,
    SEU SEMPRE;
    MOA

    ResponderExcluir
  7. PS: Li a resposta sobre o MOSQUITO PALHA....ele é comum em valadares?

    ResponderExcluir
  8. Lizi,

    Que bom que gostou do post, mas não quis te fazer chorar, mas u reconheço que é inevitável!

    Dps quero saber como é esse negocio da cadeirinha, viu? Aqui em SSa não acho nem o cinto. Aff...

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Lizi....
    tenho uma caozinho em casa parecido com o Dudu faz as mesmas artes q ele, tem um ano e dois meses, nao sei mais oq fazer para ele parar com esse negocio de fazer xixi na geladeira, fogao, pia, sofa cadeiras da sala de jantar...etc....
    Passo bastante tempo com ele e o pior tenho um quintal enorme para ele brincar e fazer suas necessidades....
    Além dele tenho outro machinho de 9 anos, fico em duvida de qual dos dois é q apronta mais...
    vou tentar seguir as instruçoes do moacir, porem qdo saio p o trabalho ele sempre esta fora, faz xixi qdo eu estou em casa comas portas abertas....realmente nao sei oq fazer...
    Ele dorme dentro de casa, as vezes faz xixi durante outras vezes nao....mas to qse ficando louca, pq parece q é safadeza dele....

    Tentei nao deixa-lo entrar mais dentro de casa, mas nao consegui tenho eles como compania e gosto deles perto de mim....

    Tem alguma ideia de como mudar essas criatirunhas????

    Abraços....

    Fran

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga Fran, obrigada por deixar seus comentários e realmente são atitudes que nos fazem pensar que não tem solução. Ultimamente tenho até pensando no Dr. Pet... mas ele fica em São Paulo né..rss
    Conheci esse ano um cachorro que não vazia xixi dentro de casa de maneira nenhuma. Uma edução que nunca vi. Ele é castrado não sei ao certo se isso ajudou.
    Mas temos um caso de sucesso do meu amigo Moacir e quem sabe ele possa nos ajudar.
    Seja bem vinda ao nosso Blog.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A castração deste cãozinho pode sim ter ajudado.. Mas aqui tenho um macho de 4 anos não castrado, NUNCA MARCOU TERRITÓRIO... E ainda tenho fêmeas que entram cio. Machos só marcam território quando há um "invasor" em seu ambiente, ou seja, quando vem outro macho na casa. Se eu levar o meu na casa da minha cunhada ele fará um xixi, por la ter outro macho, assim como o do meu cunhado tb faz pq tem mais machos dentro de casa. Tudo questão de ter tempinho e paciência em ensinar, aqui saia de 3 em 3h com o meu na rua, sempre com um pedaço de petisco, qndo ele fazia na rua ganhava pedacinho e assim foi. Até que fui reduzindo os horários, agora ele sai de manha e a tardinha.

      Excluir
  11. Quando mudei de apartamento meu cachorro fazia as necessidades dele pela cozinha toda e eu ficava louca, pois ele já estava com 3 anos e sempre fez no jornal.
    Depois de não aguentar mais limpar, pedi para meu vizinho o jornal sujo de xixi da cadelinha dele e colocquei em cima do jornal do Bob, acreditem, ele passou a cheirar o xixi da cadela e fazer as necessidades no lugar certo.
    Agora estou me mudando de apartamento para casa com quintal enorme e já estou aqui pensando no xixi de cadela q vou ter que levar ou arranjar por lá mesmo, pois não quero quintal todo sujo de kaquinha e xixi de cachorro. kkkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi! Cão "ninja" é ótima, hahahaha!
    Adorei seu espaço. Eu tenho um cão teimoso de 2 anos - Spitz japonês - que não faz as necessidades dentro de casa. Mas eu tô apanhando muito, fico só gastando, comprando tudo que me dizem que é eficaz, tentando ensiná-lo, por enquanto tudo em vão. Moro num lugar que chove praticamente todos os dias, e tem sido cruel levá-lo, pois além dele se molhar todo, na volta do passeio preciso por debaixo do chuveiro, por conta dos respingos de terra que ficam por baixo. Faça chuva ou faça sol levo-o para o passeio 3 x ao dia, mesmo contra minha vontade. E quando não levo pensando que uma hora o danado vai ter que mijar, ele segura, mas não faz. Aí é o meu maior problema, pois fico com medo que possa causar algum dano mais sério. Xixi de cachorro pra mim é um bicho de 7 cabeças. Fico navegando pra ver se acho alguma dica que funcione pra mim. Como meu marido comprou o cãozinho sem meu consentimento, eu já pedi que o leve para um treinador especializado, mas ele não se mexe. E quem fica estressada sou eu, mesmo amando muito meu auau chego a pensar até em separação devido o trabalho que me dá.
    Desculpe o desabafo. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Minha cara Bia, se existe um lugar para desabafado sobre os xixis indesejados este é o lugar! Fique a vontade..rss. Temos o exemplo dessa postagem anönima que usou o xixi de uma cadela vizinha e deu certo.. quem sabe com o seu resolve. Agora mesmo eu estou com uma filhotinha de 3 meses. Inicei o adestramento do jornal semana passada. Advinha o resultado: Milhares de pedaços de jornal picados pela casa. E o pior é que o coração mole faz a gente cair na gargalhada ao invés de aplicar uma bela bronca. Mas, vou insistindo. Quanto ao seu cachorro ta parecendo com meu cumpim, o Dudu...kkk
    Volte sempre e deixe seus comentários.
    Grande abraço e uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  14. Olá...Meu nome é Adriana e sou dona da Mel, uma poodlezinha de 3 meses de idade que foi comprada para minha filha de Natal. A Mel é um docinho e já faz a maioria dos xixis e cocôs no lugar certo, pois sempre que fazia xixi fora falavamos que NÃO e sempre fazíamos festa quando acertava. Porém, a MEL sempre que chegamos em casa, ou pior, sempre que chega uma visita em casa, faz xixi de tanta excitação! rsrsrs.. Muito chato! Já tentamos ignorá-la até se acalamar e até prendê-la num cantinho , mas aonde ela estiver faz xixi quando ouve a porta ou a voz de alguém entrando em casa...Por favor me ajude, pois, gostaria de ter um cachorrinho que não fizesse isso .....anciosamente no aguardo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá Adriana, que bom ter voce nesse nosso humilde espaço. Bom, voce está ate na minha frente kkk. Tenho uma york de 4 meses e ela ainda não aprendeu a fazer suas necessidades no lugar certo. Fico fora durante todo o dia, e estou na luta quando chego em casa 'a noite.
    Tanto em cães adultos como em filhotes, esse probleminha chama-se incontinencia urinária, provocada pela ansiedade de alguma situação em especial. Como ela ainda é uma filhotinha, pode ser que isso pare simplesmente. Recomenda-se que se por exemplo, isso ocorre quando voce chega em casa, evite brincadeiras e corresponder a festa tradicional até que ela esteja calma, ignorando-a. Depois disso sim, de-lhe a devida atenção. Da minha parte eu acho um método um pouco cruel, mas, se for temporário e para resolver o problema, acho que vale á pena.
    Em resumo, deixa-a bem calma e tranquila para que ela não venha a repetir esse comportamento.
    Dri, volte sempre e grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Oi Lizi, obrigada pela dica, porém já tentamos essa tática sem sucesso! E quando chega visita então, ! É aquele fiaco! E ela faz um xixi diferente nessas horas, parece um chuveirinho! Vai respingando enquanto anda, acredita? Pela sua experiência, isso passa quando ela crescerumk pouco? E será que tem algo que eu possa fazer para ela entender que isso NÃO PODE?
    Parabéns pelo blog e obrigada pela atenção!

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá Adriana, existem os métodos recomendados pelos livros, e, aquela experiência nossa de cada dia que muitas vezes contradiz tudo o que foi publicado. Então é sempre bom mesclar teorias com a nossa prática (ou bom senso de mãe de cachorro rss). Pelo que sei de filhotes, talvez vc tenha desistido cedo de continuar ignorando-a (afinal quem resiste àquele olhar rsss, mas pode ser também que ela pare com isso logo. Tinha uma York aqui de casa, a Kika, que fazia isso sempre que via meu cunhado, e só com ele.. De uma hora pra outra parou quando passou a ve-lo mais vezes.
    Mas sempre que isso acontecer, sugiro que diga em tom ríspido que NÃO PODE! Quando surtir efeito, tenha sempre uma forma de recompensá-la (por exemplo um petisco)pra que ela associe isso a um bom comportamento.
    Me dê noticias quero saber o que vai acontecendo kkk. Além do mais, tenho uma simpatia enorme pelo nome dela... MEL..
    Grande abraços amiga e espero resultados positivos. Estamos como sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  18. Olá encontrei hoje o vosso blog e tenho apreciado os vossos comentários. Talvez alguém tenha uma dica que me possa ajudar.Tenho um cachorro descendente de labrador, pastor alemão e border collie.Tem 3 meses. Chegou há 1 mes e eu tentei na net encontrar como ensinar ele a fazer nos jornais. na altura não encontreia s melhores dicas e não consegui ensiná-lo.Ele nunca fazia no jornal.
    O Sol ( o nome dele) cresce rápido e rápido foi começando a fazer durante a noite,( pois eu estava já com problemas de saude por acordar tanta vez de noite) ,dizia eu começou a fazer em todo o lado. Na entrada do quarto do wc, na sala, na cozinha junto à comida dele até ou a mesa que a gente come. A casa é pequena. Bem e então eu limpava tudo claro,tenho sempre um balde pronto e sempre vigiando o animal. Brincando com ele ia procurando ensinar mostrando como ficava contente se ele acertasse nos jornais e fosse lá. Mas o Sol nunca fez isso. Tanto fazia como não. Entretanto nos temos quintal e um espaço de terreno . O tempo melhorou(em portugal ainda etsá muito frio) e o Sol começoua conhecer que lá fora era bom sítio para fazer xixi. Mas começou a ficar confuso acho eu. Porque or era dentro ora era fora .E a coisa desocntrolou ainda mais. Agora dorme numa arrecadação que temos no quintar tudo forrado com jornais, de dia anda no auintal e faz na grama onde lhe ensinei.
    De noite como refei faz nos jornais na arrecadação.
    Mas se estiver em casa onde gosto também que esteja , Durante os treinos que fazemos dos comandos e em qualuqer momento ele faz na minha frente descontraídamente. As vezes percebe que faz mal e eu optava por o mandar para a rua e ele ia pois percebia que fazia mal. Mas entretanto já tinha feito claro. Não adiantava ir a sitio e muitas vezes a chover nem dava para ir.Coisa que ele quando anda lá fora já faz sozinho. Talvez ajude a vocês entenderem esta questão contando o seguinte. Elee passeia de carro e comporta-se muito bem por sinal. Ao principio avisava quando queria fazer coisa que não faz em casa nem pede para lhe abrirem a porta.Agora já não pede enm faz noutros sitios na rua chega a andar 3 horas em passeio e quando chega vai logo ao quintal fazer no sitio do costume. Se entrar em casa... ai isso é direitinho , faz logo. Desculpem a longa narrativa. Eu só quero tentar entender este comportamento para conseguir lidar melhor com ele.Eu é que tenho a capacidade de o fazer e não ele, por isso tenho que aprender. Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá Cristina, estou muito feliz de vê-la por aqui. Tive um macho que me deu muito trabalho e agora estou ensinando uma pequena femea a usar o jornal. No inicio era um no jornal de 3 fora rss. Pelo visto, você já conseguiu contornar boa parte do problema. Mas descobri esses dias, após ler inumeras técnicas que a maior delas é a persistência, isto é, temos a tendencia de desistir logo quando é demorado. Com a minha funcionou a recompensa dada (um pequeno petisco) após o xixi no lugar correto e uma bela bronca de ficar de mal quando ela ia para o lugar errado. Agora ela já vai sozinha e não cobra recompensa. Me ensinaram a brigar e jogar um spray de água no focinho para assustar quando ela fizer na minha frente. Nunca tentei mas conheço gente que fez e deu certo. Tem que deixar o coração mole e brigar, porque eles entendem o que nós estamos querendo dizer. E acho que vc vai ter que fazer isso quando ele fizer dentro de casa na sua frente. Imediatamente mostre a ele onde é o lugar correto. Agora tenha persistencia, porque nesse ponto temos que demonstrar que somos um poquinho mais inteligentes que eles rsss..
    Volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Olá Lizi.Muito mas muito obrigada pela sua atenção. Tenho estado um pouco desesperada com a situação e tem sido difícil encontrar ajuda até porque não tenho possibilidades para contratar um adestrador.
    Pois o amigo Sol lá está no quintal.Custa-me passar pouco tempo com ele. Pois em casa ele não dá sossego nem um pouco principalmente por causa do problema das necessidades que
    ele continua a fazer quando calha. Eu tento ser persistente no treino mas o tempo aqui tem estado bastante frio e chuva. A maior parte das vezes eu nem posso sequer ir mostrar o sitio pois não posso ir lá fora.
    Assim acabo por mostrar o xixi que le fez e mostrar-me triste com ele e mando-o para a rua.
    Quando ele está em casa eu fico com ele no meu quarto e fecho a porta. Porque quando ele quer ir lá fora ele arranha a porta e aí eu o levo à porta da rua e digo para ele ir fazer xixi. Se não estiver a chover ele vai e volta a correr todo o contente aí eu faço festas e deixo-o entrar novamente em casa para ele entender que o fez é o correcto. Mas se chover e eu não for ele não quer ir tadinho.Às vezes sai um pouco mas faz mesmo à porta por causa da chuva.
    Mas acho que ele com o tempo vai entender. Agora o problema é que ele só pede para abrir a porta se estiver fechado num quarto,estando solto pela casa ele não pede para ir à rua, faz quando calha e onde calha em silêncio e não sabe como pedir para ir lá fora. Eu acho que ele se esforça mas eu não sei como ensiná-lo para pedir que lhe abram a porta para sair lá fora e ele não sabe como fazer claro. Se tiver alguma ideia agradeço a dica. Mais uma vez muito obrigada. Só um pormenor, é que acho difícil ele pedir para lhe abrirem a porta da rua porque ele gosta é de estar em casa e deixo um sorriso com esta frase e um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Olá de novo .Gostava de deixar aqui um link para uma Associação que ajuda animais. Pode ser-vos útil.
    http://animaisdeportimao.blogspot.com/
    Tudo de bom

    ResponderExcluir
  22. Boas... Vou comprar um cãozinho de raça BOXER com 1 mes e meio, moro num apartamento, por isso tenho de o ensinar a ir fazer a despença ( banheiro ), e apredendi muito nas vossas respostas, esta muito bom o topico... DESCULPEM LA A MANEIRA DE FALAR, MAS SOU PORTUGUES... abraço

    ResponderExcluir
  23. bom eu quera ensinar minha cadela chamada luli a fazer xixi e coco apenas na grama fora de casa.tbm tenho um cachorro da raça chowchow e ele pede para ir pra fora quando esta com vontade.queria q minha cadela luli tbm aprendesse ela tem 6 meses e eu achei ela atirada no lixo ela fica dentro de casa mas minha mae fica super braba qunda ele faz suas fezes la dentro!! preciso de ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ensinei minha vira lata, adotada já adulta da ong cão sem dono. Ela fazia fora e apesar de ter gasto com pipidog, o que resolveu foi a dica de um amigo. Vá no lugar que ela fez xixi, pegue um jornal limpo e molhe um pouquinho só no xoxo pra ficar o cheiro. Coloque o jornal no local onde você quer que ela faça. Limpe o local errado que ela fez. Pelo cheiro, ela aprende, insista, pode demorar , mas deve aprender, a miha era de rua e aprendeu.

      Excluir
    2. xoxo é xixi, kkkkk

      Excluir
  24. ola... aqui em casa eu utilizei o método de recompensa com o jornalzinho. Isto é, mostrava onde e na primeira vez que vi ela fazendo xixi no jornal batia palmas (rs) fazia a maior festa e dava o petisco.

    Funcionou... mas de vez em quando elas fazem no lugar errado, por exemplo quando teimam em sair comigo e eu não levo. É certo que quando chego em casa existem xixis nos lugares errados.

    Não custa nada tentar.

    grande abraço

    ResponderExcluir
  25. OLHA PESSOAL MINHA HISTORIA É BEM PARECIDA COM A DA LIZI, MEU MALTES TEM 2 ANOS E ATE SABIA FAZER XIXI NO LUGAR CERTO QDO ERA CRIANÇA, MAS AGORA VIROU UMA MAQUINA DE FAZER XIXI CHEGOU UMA ÉPOCA QUE EU E MINHA FAMILIA FICAVAMOS CONFINADOS EM CASA SEM NEM ABRIR A PORTA DO MEU QUINTAL, RESULTADO COLOQUEI ELE PARA MORAR NA LAJE AQUI DE CASA SÓ QUE ESSA ATITUDE NÃO ME AGRADA E PARECE QUE ELE ESTA CADA VEZ PIOR AGORA URINA NO SEU POTE DE COMER E NO BEBEDOR, Ñ AGUENTO MAIS JÁ TENTEI EDUCÁ LO MAIS É MTO DIFICIL PQ ELE FAZ DE PROPOSITO PARA CHAMAR ATENÇÃO E JÁ ESTOU PENSANDO EM ACHAR ALGUEM QUE CONSIGA ENTENDE LO MELHOR QUE EU, BJS

    ResponderExcluir
  26. Grazy....kkk desculpa mas tive que rir da sua estória. Olha e o Dudu continua aprontando viu. Essa postura dele agora de fazer xixi no pote de ração é pura revolta. Acho que vou escrever pro Dr. Pet... e se penso que deve fazer um mesmo. Não perca a esperança. Outro dia conheci um macho que só faz xixi fora de casa.. então.. solução deve ter.
    Beijos e obrigada por passar por aqui. volte sempre

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. meu cachorro fred nao pode ver o portao de casa aberto que sai correndo pela rua atras de outros cachorro mas tenho medo pois ele é muito bobo pra andar na rua quase ja foi atropelado oque eu faço para ele ficar calmo sem fugir me ajuda por favor!!!

    ResponderExcluir
  29. Meu nome é andrea e tenho um schnauzer.. Ele aprendeu a fazer xixi e cocô no jardim. Até aí, tudo bem. O problema é que está chovendo demais e, cada vez que ele sai volta imundo... Tenho deixado jornal com pip dog, mas ele não faz mais no jornal. Tenho medo que pegue uma infecção urinária de tanto segurar xixi. Me ajudem, pls!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Me ajudem por favor acabei de ganhar um cachorrinho, mais ele e macho e nao sabe fazer xixi no lugar certo. Por isso minha mae quer se livrar dele em alguns dias. ele e filhote deve ter quase dois meses. rapido por favor

    ResponderExcluir
  31. rapidooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo pls

    ResponderExcluir
  32. Olá gus,

    O esquema do jornal com recompensa funciona. Eu ensinei as minhas aqui em casa e deu certo. Quando ele fizer fora do jornal leva ele pro jornal e mostra... é aqui... eles entendem. E quando ele fizer o primeiro xixi certo recompense-o com um petisco. Não tem erro.
    Agora se o seu é macho, é só acostumá-lo a sair para fazer xixi em determinados horários que ele vai se acostumar desde cedo. Já que ele é novinho, o jornal em um único lugar tb funciona. Agora ele é muito novinho pra sair de casa. Aconselho a não dar passeios com ele antes de tomar a última das vacinas obrigatórias nos primeiros meses.

    Só mais uma coisinha.... pede paciencia pra sua mãe. Ele é apenas um filhote. Pergunta pra ela quanto tempo ela demorou pra te ensinar a fazer xixi sem molhar as calças ou na fralda e se ela te descartou por isso.. kkkk

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu to com o mesmo problema, estava justamente tentando achar a soluçao quando abri seu blog e amei, tenho dois ,machos, um com 2 anos e outro com 7. e um tal de marcar o teritorio q ninguem merece, fred é o mais velho, o outro e jack, fico observando qdo o jack faz xixi, o fred espera ele sair vai la e dele xixi e vice versa,é pra acabar, ja comprei de tudo, vivo com balde e vassoura na mao qdo estou em casa, brigo com eles mas sou apaixonada por bichos, enchi os olhos de lagrimas qdo estava lendo que quaando compramos um cao ja vem com o pacote, mas realmente a lealdade deles o carinho, sinceramente nao da pra ficar zangada muito tempo hoje me estressei, qdo fui uzar o fogao la estava um xixizao, tranquei eles na lavanderia, é grade e eles ficam me olhando daquele jeito pedindo com os olhos e balançando o rabinho pra que eu abra a porta , eu quase morro, ai falo que a mamae esta muito triste e vao ficar de castigo, entao nao sei quem e mais safado, se é eu ou os cachorros que sabem que nao vai acontecer nada , qdo eu for deitar é so alegria dando boa noite e fazendo carinho neles pela grade, amamha é outro dia kkkk nao sei oque fazer e voces tambem nao, entao resta apenas emprestar o ombro para nos lamentar e dizer embora os contratempos COMO É BOM TER AU AU , esqueci , eles sao lhasa bjos

      Excluir
  33. Nossa Carmen, nem te falo, realmente a definição é que, por mais que tentemos, temos o mesmo problema. O Dudu já vai pra 11 anos e continua o mesmo. Agora tem a companhia e um outro de 5 anos pra disputar o território. Sim, os xixis continuam ou melhor, o repertório diversificou para lugares nunca antes atingidos.

    Mas como disse no início.. amor é amor e faz parte. Obrigada por aparecer por aqui.

    bjos

    ResponderExcluir
  34. Olá Lizi !! encontrei seu blog hj e me senti mais aliviada por não ser a unica a passar por isso. Encontrei um schnauzer macho na rua e o trouxe para casa, já tenho uma cachorrinha bichon frise (que ficou gravida do safado)e uma gata. Ele qse me deixou louca no primeiro mes de tto xixi, mas tinha se acalmado, agora, não sei se é a proximidade do parto, ele está me enlouquecendo de novo, xixi no cobertor, cama, sofá, fogão, bebedouro e até em cima da mesa! mas eu o amo tto que nem consigo ficar com raiva, fico triste sabe? A definição de cachorrinho ninja, cabe perfeitamente ao meu Luke, qdo falo mais grosso com ele, fica todo abaixado, tremendo, encolhido, como se eu fosse espancá-lo, aí fico com pena e apenas deixo ele de castigo. Não sei o que fazer...acho que só continuar amando e tendo muita paciência!! bjos

    ResponderExcluir
  35. Bemvinda ao clube rs... Com certeza você não é a única. Mas experimente molhar um jornal com o xixi da sua fêmea e colocar em um lugar onde quer que ele faça o xixi. Costuma funcionar. bjos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  36. ola tenhu um pinscher macho ele tem 1 mês o nome dele é billy, comprei o pipidog e o xixistop e não esta resolvendo, de ves em quandu ele faz no lugar certo mas tem vez q parece q ele esqueceu do eu ensinei e faz na sala toda enclusive de baixo do sofa, meu marido da pê da vida num sei u q fazr, to pensandu em ensina-lo a fazer do lado de fora, mas como ele novinhu e me flaram q esses tipos de cahorros são sensiveis fico com receio, e meu marido grita, berra com ele e o cuitadinhu fica amoado na caminha e não sai de la por um tempo e acho que issu não é correto ou é??será q assim ele aprende?? pra meu marido esta colocando medo nele e ele vai acabar tendo medo de nós e nada disso vai fazer ele abedecer ...
    por favor me de uma dica q funcione eu imploooorooo!!!

    ResponderExcluir
  37. Olá Lizi, adotei um poodle micro macho, ele já tinha 1 ano, e hj tem 1 ano e meio, adorei a sua historia com o Dudu, bem eu não passo por isso, o meu Capitão é bem "educado" kkk, a não ser que eu tenha visita em casa, É amiga, meu BB fica todo oriçado quando recebo visita, apesar de pegar ele no colo, fazer carinho, não tem jeito, quando vai para o chão, faz xixi por toda a casa, sofá, fogão, portas, mesa, tempos atraz fiquei acamada com uma virose, e até o pé da minha cama virou "postinho de xixi" eu brigo, grito, reclamo, mas na maioria das vezes nem falo nada, pois sei que não adianta. Outro dia reparei que quando uma amiga foi embora, ele correu para debaixo da minha cama, fui atraz achando que ia fazer xixi, ficou no cantinho tremendo, eu chamava e nada dele vir, então comecei a procurar pela casa onde ele teria feito, e encontrei a porta do banheiro e o pé da cadeira com xixi, acho que ele sabia que eu ia brigar e já correu se esconder, fiquei com tanta pena por causa da atitude dele, que não briguei, apenas limpei, quando ele percebeu que eu estava limpando sem reclamar, saiu debeixo da cama, veio rastejando e lambendo meu pé, como se me pedisse desculpas, peguei ele no colo e enchi de beijos, afagos etc...Bem Liz, o que eu gostaria de saber, é porque deste comportamento dele, só quando tenho visitas? Será que tem alguma solução, ou não? Há ele já fez até xixi na perna de um amigo quando jantavamos. Será ciúmes? Moro sozinha, eu e ele. Bjus e Boa Sorte com o Dudu " O ninja"

    ResponderExcluir
  38. Olá, minha cachorra spitz teve 3 filhotes, 2 femeas e 1 macho. Sempre deixei desde bebe eles na lavanderia toda forrada com jornal, no começo minha cachorra comia todas as necessidades dos filhotes . A partir de 30 dias ela parou de comer e ai comecei a encontrar os xixis e cocos, mas sempre no jornal. Aos poucos fui tirando e diminuindo o espaço do jornal, mas eles foram ficando espertinhos e começaram e picar o jornal, entao comprei aqueles tapetes higienicos c material de fralda descartaveis, colocava duas fraldas no começo mas hoje eles estao com 50 dias e só fazem xixi na fralda, mas tirei os tapetes da minha sala pq se nao eles corriam p lá. Mas hoje eles estao super educadinhos os 3 só fazem na fralda. Eu ja vendi uma femea e vou ficar c um filhote p mim mas nao sei se fico com a femea ou macho. Queria muito um machinho mas minha preocupaçao e se quando ficar adulto ele ira marcar territorio. O que vc acha???

    ResponderExcluir
  39. Eu vou comprar um Lulu Pumerania
    Amei o machinho
    Ele tem 45 dias
    Minha dúvida, se eu castrar ele
    Vou conseguir ensina lo a fazer
    Xixi num lugar só
    Xixi no lugar certo

    ResponderExcluir
  40. Eu vou comprar um Lulu Pumerania
    Amei o machinho
    Ele tem 45 dias
    Minha dúvida, se eu castrar ele
    Vou conseguir ensina lo a fazer
    Xixi num lugar só
    Xixi no lugar certo

    ResponderExcluir
  41. Quero adquirir um shitzu.
    Mas tenho dúvidas. Macho ou fêmea?
    Macho é mais difícil para educar fazer xixi e cocô no lugar certo?

    ResponderExcluir
  42. Quero adquirir um shitzu.
    Mas tenho dúvidas. Macho ou fêmea?
    Macho é mais difícil para educar fazer xixi e cocô no lugar certo?

    ResponderExcluir
  43. Quero adquirir um shitzu.
    Mas tenho dúvidas. Macho ou fêmea?
    Macho é mais difícil para educar fazer xixi e cocô no lugar certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente a fêmea deveria ser mais fácil, mas já vi machos que não fazem xixi dentro de casa de forma alguma. Independente se for macho ou fêmea, o condicionamento adequado e alguem que possa acompanhar inicialmente essa educação, vai funcionar com macho ou fêmea. Mas lembre-se, ha que se ter uma boa dose de paciencia no inicio. Não desista. Boa sorte...

      Excluir
  44. Olá me chamo Priscila e tenho um shitzo machinho de apenas 2 meses , nunca usei jornal , uso dois tapete de tecido quando um está sujo coloco o outro é lavo aquele usado , ele só faz em cima desses dois tapetes , mesmo eu lavando e tirando o cheiro ele ainda procura esse é só faz em cima , tanto xixi quanto cocô, mas fico apreensiva quanto a quando ele estiver levantando a patinha para fazer xixi , será que ele vai continuar no mesmo lugar ou vai querer fazer pela casa toda ? Moro em apartamento não tem qúntal . Oque eu faço? Me ajudem

    ResponderExcluir