segunda-feira, 15 de junho de 2009

CURIOSIDADES


Acho que todo cachorreiro já se perguntou de onde surgiu essa convivência entre o homem e o cachorro. Como toda boa internauta andei dando uma navegada e descobri algumas curiosidades. Vamos lá:


  • Existem teorias que indicam que essa amizade nasceu da domesticação do lobo cinzento asiático, por aqueles povos, há cerca de (pasmem!) 100.000 anos.

  • Portanto, o cão seria considerado talvez o mais antigo animal doméstico.

  • O resultado dessa domesticação e seleção natural por aptidões físicas e ou mesmo por tipos de comportamentos resultou em uma grande variedade de raças (mais de 400).

  • Várias dessas aptidões tornaram os cães extremamente úteis ao homem, tais como: excelente olfato e audição, bons caçadores, corredores vigorosos, pastoreadores de rebanhos, vigilantes e protetores, atuantes no resgate de afogados e soterrados, guias de cegos, grandes companhias, inteligentes, dóceis e extremamente fieis e obedientes ao homem.

Depois dessa pequena e rápida descrição alguém ainda tem dúvida do merecido rótulo de melhor amigo do homem?


Mais uma coisa: É considerada a relação de amizade mais forte e duradoura que se tem conhecimento entre um homem e um animal.


3 comentários:

  1. Aqui na Batatâlandia(Deutschland) chamo batata porque o povo adooora batata, pode tambem ser chamada de Cachorrolândia....existe uma relacäo quase de osmosse, HOMEM E SEU PET..-esta relacäo chega a beira de ser täo,. mas täo unidos que ao ser perguntado, sobre um melhor amigo, ou mesmo se tem amigos, os ALEMÄES RESPONDEM na lata: TENHO; MEU CACHORRO.-...ou tenho um cäo!
    Em cartaz nos cinemas, o filme Chiuaua Beverly Hills mostra um pouco desta relacäo que vai dos extremos Mimos dos cäes americanos até aos vira latas de rua...
    Lizi, seu post ta otimo, da para vc ilustrar com o triller deste filme, procure no YOUTUBE e post no Cachorreiro, eu näo sei se chegou ainda ao BRASIL, mas esta em cartaz por aqui, outro filme que tb esta rolando por aqui é : Hundhotel, seria uma traducäo do tipo: Hotel para cachorro!
    vale apena postar no blog....vou procurar e coloco o links aqui

    Beijocas

    Moa

    ResponderExcluir
  2. Beverly Hills Chihuahua Trailer
    http://www.youtube.com/watch?v=O4XZerFdbSM

    ResponderExcluir
  3. Lizi, seu post esta OTIMO é da para duas grandes divisöes de debate:

    1°Humanizacäo da raca(gente que trata seus cäes como humanos-das roupinhas até as conversas serias com eles) e eu conheco uma senhora aqui austriaca que tem uma relacäo que nem Freud explica com seu Pet.

    e
    2° Os caes que entram na MODA e ai, literalmente é UMA DESGRACA para a raca, vivemos esta situacäo no momento com o Pug, por ser popular o CÄO virou artefato da Moda, significa que existem muita MIStura; REPRODUCÄO EXAGERADA e como é uma raca degenerativa, obvio, que aparecem DEZENAS de novas doencas muitas desconhecidas e para consequir $$$ Muito vendedor de cachorro (fora aqui os criadores serios)destroem com o PADRÄO da raca,tem gente ja vendendo Pugs com as vias respiratorias ja operadas, como se fosse MINI, Entretando basta pesquisar na NET que vai ver que o PADRÄO OFICIAL DO KENNEL näo cabe Mini Pug ou qualquer coisa do genero...Todas estas racas que caem no gosto popular,transformam mais cedo numa grande DESGRACA para o Padräo oficial e pior ainda, para os caes que säo todos S.R.D (Sem raca definida) para näo falar vira lata, veja o caso do Podlle e quando eu era crianca do Pequinês, quando eu vejo um Pequinês aqui e me lembro de alguns que esbarrei no BRASIL eu vejo 2 racas distintas...claro, 1 padräo e outro vira lata, MAS vendido e apresentado como também Pequinês...coisa de louco ne, Porém para vender e fazer dinheiro enquanto uma raca esta na MODA, o ser humano faz o seu MELHOR AMIGO objeto sem escrupulo algum.

    Na Alemanha, existe pouquissimos criadores da raca Portugues D´Agua, o Novo queridinho da CASA BRANCA, mas o sucesso da raca é täo grande que o criador ja tem TODAS AS NINHADAS VENDIDAS ate 2011, o preferido de Obama, se tornou o cäo da Moda...
    Li em algum jornal que a primeira tristeza desta crise nos USA é que os CANIS americanos estäo ABARROTADOS de chiuauas que foram abandonados pelos donos ...Entäo, este é um tema que é bem importante abordar:
    -é o melhor amigo do HOMEM, sem duvida, mas a muito os criadores, ecologistas, engajados na causa animal e cachorreiros como nós (eu me considero doente por caes)tem discutido sobre a POSSE RESPONSAVEL, joga esta frase no Google ou no Orkut e vc vai ver do que estou falando...POSSE RESPONSÁVEL é o que devemos buscar nesta relacäo Homem-Cäo!
    Eu faco parte de algumas comunidade de Posse Responsavel e tambem da PRESERVO A RACA....as discussöes sobre padräo, kennel e cia, valem apena e so enriquece quem na verdade é apaixonado por CAES, sejam eles S.R.D ou um de raca, para mim pouco importa, mas é necessário que fique claro sobre o motivo destas misturas e etc....Novas racas como o Puglle( Pug com Poddlle) é doente...

    ResponderExcluir