quarta-feira, 17 de junho de 2009

EXAMES PARA DETECTAR A LEISHMANIOSE

Recentemente decidi assumir uma pequena mas vigorosa bandeira com o objetivo de invocar a responsabilidade no diagnóstico dessa doença e tentar sensibilizar as autoridades da saúde pública pela forma como vem tratando sua erradicação.

1. O Foco é sempre o animal - eutanásia em massa - e nunca o combate ao vetor - maldito mosquito.

2. Os exames para diagnóstico da doença comumente feitos deixam a desejar.

O único exame laboratorial aceito para vacinação feito através do kit distribuído pelo governo limita-se a uma diluição de sorologia simples que chega ao máximo de 1/80.

Procurei me informar como é feito esse exame e ele praticamente é a olho . Duas pessoas podem propor resultados completamente diferente em uma mesma amostra. Portanto, falso negativo ou falso positivo. No primeiro resultado positivo eles já procuram seu animal para sacrifício.

O exame mais confiável é o de diluição total que aqui em Minas Gerais é feito somente pela Universidade Federal, onde a sorologia é elevada ao nível máximo da presença do parasita.

3. Tenho notícias de casos em que com um primeiro exame simples laboratorial e um exame clínico superficial, (unhas crescidas...???? perda de peso???) já está sendo recomendada a eutanásia.

4. Existem outros dois exames complementares para se fechar o diagnóstico se o seu animal está verdadeiramente infectado: Punção de linfonódulo (não aceita para vacinação pelo governo) e de cito patologia - exame da pele da orelhinha do cão - que demonstra que, se o mesmo encontra-se infectado pelo parasita, e se ele já é ou não um transmissor em potencial para o ser humano ou outro animal. Portanto, a determinação da doença da-se através de uma série de exames que convergem a um diagnóstico final e irrefutável.

5. As autoridades estão usando de terrorismo - seu cão vai transmitir a doença pra você - para forçar o dono a praticar a eutanásia, em 100% das vezes de posse de um único e frágil exame de sorologia simples (que pode se um falso positivo).

6. Existe uma Lei que data de 1963 que proibe o tratamento de animais DOENTES... eu disse DOENTES.. e não de animais assintomáticos e apenas portadores do parasita.Clinicas em Belo Horizonte, de posse de liminar estão tratando esses animais, apesar da probibição da importação pelo governo do medicamento - porque na Europa é tratado normalmente (extamente, na Europa não existe eutanásia em massa) e o pais de maior referencial é a Espanha.

7. Um dos grandes argumentos das nossas autoridades para proibição do tratamento até que faz muito sentido. O Abandono do tratamento do animal pelos proprietários pode causar novas farpas e variações resistentes desse parasita.

8. Existem dois tratamentos conhecidos, um semelhante a quimioterapia e outro mais brando em casos de baixa titulação que se chama imunoterapia.

A imunoterapia é feita em algumas sessões a cada 21 dias, acompanhada de outros medicamentos.

9. Para fazer o tratamento o proprietário tem que assinar um termo de compromisso do controle quadrimestral do animal e continuidade do tratamento pelo tempo que for necessário - o tratamento não cura, mas reduz e estabiliza, evitando que o animal se torne um transmissor. O Controle inclui a citopatologia que verifica se o animal já é um transmissor da doença.

Se o dono abandonar o controle ou o tratamento ele se compromete a entregar o seu cão para eutanásia.

Gostaria de saber como as autoridades da vigilancia sanitária de cada cidade estão tratando este assunto e qual o nível de eutanásia. Fiquei sabendo de uma cidade em São Paulo em que a prefeitura distribui as coleiras preventivas.

Belo Horizonte já convive com essa doença há pelo menos 20 anos, e logo no início foram sacrificados mais de 30.000 cães. Descobriu-se depois em exames para amostragem nos animais que foram submetidos a eutanásia que menos de 10% estavam realmente infectados com a doença.

Passados todos esses anos toda cidade de Belo Horizonte é endemica com relação a essa doença. Fica ai o alerta para as autoridades: MATAR NOSSOS CÃES NÃO É A SOLUÇÃO, NÃO ACABA COM ESSA DOENÇA QUE ATINGE O SER HUMANO TAMBÉM...

Será que ninguém vai se cansar??? Será que os médicos veterinários que fizeram um juramento para salvar a vida dos animais não se sentem incomodados com tanta eutanásia???

16 comentários:

  1. "Belo Horizonte já convive com essa doença há pelo menos 20 anos, e logo no início foram sacrificados mais de 30.000 cães. Descobriu-se depois em exames para amostragem nos animais que foram submetidos a eutanásia que menos de 10% estavam realmente infectados com a doença..."Chocante, näo acredito no que li!
    a castracäo também é exigida? näo li nada a respeito, vou procurar no google!

    ResponderExcluir
  2. "....Hoje a leishmaniose visceral americana (LVA) é encarada pela OMS - Organização Mundial da Saúde - como a zoonose mais preocupante e que merece maior atenção entre todas as doenças que atingem animais. Que fique claro desde o início desta nossa conversa: a LVA é complicada por qualquer lado que se observe, e com muitos fatores complicadores.

    Porque esta preocupação toda? Em primeiro lugar, porque no Brasil o Ministério da Saúde coloca a zoonose como de notificação obrigatória, e todo cão soropositivo deve ser sacrificado..."...."O teste utilizado para triagem de animais em zonas endêmicas não é definitivo. Mas, pela resolução do Ministério da Saúde, ele serve para condenar o canino ao sacrifício...."

    http://itodas.uol.com.br/portal/casa_e_comida/colunistas/fowler_braga/materia.itd.aspx?cod=3390&canal=657&Pagina=1

    ResponderExcluir
  3. Lizi, me veio uma pergunta agora? e seus outros 2 filhotes? como esta sendo o controle? tem risco para eles também de serem sacrificados ou näo? so ACONTECEU esta fatalidade com a Mell, to pensando em descer para o BRASIL em Agosto, você quer que eu leve esta vacina para você? por correio näo posso enviar porque eles näo permitem, mas e ai, você conhece algume na aréa da saúde que pode aplicar? medico, veterinário, dentista, enfermeito, alguem que possa da a injecäo?-... a minha veterinaria aqui é super do BEM e uma grande amiga...e temos amigos medicos que me darim sem duvida receita para comprar a vacina!

    So estou aqui pensando com meus botöes!

    ResponderExcluir
  4. Meu querido amigo. Hoje eu sou uma cachorreira descachorrada... a Kika teve duas ninhadas num total de 10 caezinhos... Ficamos com dois: O Dudu e a Mel. A Kika e o Dudu estão hoje morando em BH. O Dudu já está vacinado graças a Deus mas mantenho a coleira e os demais cuidados - tenho spray de citronela e recentemente consegui a planta. A Kika está com uma sorologia baixa e totalmente assintomática do ponto de vista clínico. Então fizemos todos os exames que falei acima, específicos para a doença - incluindo o que detecta se ela seria um animal transmissor - mais todos os outros exames laboratoriais para função hepática, renal, ultra som etc.
    Hoje ela faz imunoterapia, está indo para a segunda sessão e deve fazer mais 3. Seguiremos com o acompanhamento quadrimestral.

    Conheci animais que já estão com mais de 5 anos de sobrevida após esse tratamento sem nenhum perigo de contágio.

    Mas ela está ótima de saúde... Como poderia entregar uma animal desse para eutanásia?

    Bom... estou dando um tempo para encher minha casa de cachorrinhos de novo.rs

    ResponderExcluir
  5. Uma vez cachorreira, sempre....fico feliz por saber que Dudu e Kika estäo sobre controle...Uma tristeza sem fim, pensar na eutanásia ....Enfim, logo vc sua casa vai encher de filhotinhos e a ALEGRIA torna ao paraiso!

    ResponderExcluir
  6. eu sou contra ao sacrificio mais porque tanto rodeio para divulgar o tratamento, quais os remedios e onde encontralos?

    ResponderExcluir
  7. Na realidade não é rodeio, é apenas um cuidado para não envolver ninguém em problemas. O Governo lançou uma portaria proibindo o tratamento de cães inclusive a importação do remédio que é utilizado na Europa. Lá os animais não são sacrificados. Mesmo porque o verdadeiro transmissor é o mosquito palha.

    Conheço pelo menos 4 clinicas em Belo Horizonte que fazem o tratamento de diferentes formas.
    Quimioterapia, imunoterapia - utilizando a própria vacina e um tratamento alternativo de um veterinário de venda nova, na grande BH que fornece um kit cujo conteúdo ele não revela.

    Este último, tive a oportunidade de presenciar o tratamento de cães que tiveram uma remissiva a ponto do exame acusar negativo.

    Maiores detalhes, coloco-me a disposição através do meu email particular.
    lizi.zaidan@gmail.com

    Lembro que o tratamento deve ter um acompanhamento do veterinário, mesmo porque a doença afeta rins e figados e deve ser monitorado.

    ResponderExcluir
  8. Acho um absurdo o que o governo faz com suas legislações descabidas. A eutanásia em cães assintomáticas da leishimaniose não é a solução. O governo pode disponibilizar a vacina para todos(negociar com as patentes da vacina). E matar cães não adianta. Ele deveria estar preocupado é com o aumento do desmatamento. com o desmatamento o aumenta os vetores da dengue,leishimaniose,febre amrela, malária e outras patologias.Vamos salvar nossos bichos!

    ResponderExcluir
  9. OLA, TENHO UMA CADELINHA MEL, ELA É SRD E ENTROU NA MINHA CASA COM MAIS OU MENOS 4 MESES. CHEGOU BEM MACHUCADA NO FOCINHO E CREIO EU PELO ESTADO DA VAGINA ESTRUPADA. FOI FICANDO PARA EU ARRUMAR UM DONO PRÁ ELA, MAS NOS APAIXONAMOS E ELA FICOU COMIGO. COMO RINHA OUTRO CACHORRO ELA FICAVA NA PARTE ESTERNA DA CASA E AINDA PEQUENA MACHUCOU EM CIMA DO FOCINHO DE TANTO ENFIÁ-LO DEBAIXO DO PORTÃO. HOJE COM 1 ANO E MEIO O MACHUCADINHO AUMENTOU BEM EM CIMA DA NARINA. SERIA LEISHIMANIOSE? NÃO POSSO NEM PENSAR EM SACRIFICÁ-LA, POIS NOS ADOTAMOS E ELA FALTA FALAR COMIGO... ENTENDEMO-NOS SÓ DE OLHAR. BRINCO QUE EU FALO CACHORREIX... ME INDIQUE UM VETERINARIO LEGAL EM BH. ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde!
    Só existe uma forma de saber. Submetendo aos exames necessários e fechar junto com os exames clínicos um diagnóstico final.
    Conheço 3 boas clinicas ai em BH (lógico devem haver outras) em que tenho confiança.
    A Santo Agostinho, em razão do nível de atendimento (como se fosse um hospital para humanos, com escala de plantao ininterruptos, tem um preço mais caro)
    - Cliníca Veterinária São Francisco Assis. ... Rua Espírito Santo, 2.143 – Lourdes
    (31) 3292-9900

    -Cliníca Veterinária Prof. Israel – Rua Raul Poméia, 54 – São Pedro
    (31) 3281-5242

    - Cliníca Veterinária Santo Agostinho
    Av. Amazonas 2218 – Santo Agostinho
    (31) 3337-2026

    Não deixe de levar e fazer os exames. Melhor que ficar na dúvida, por que existe tratamento.
    Boa Sorte e nos dê notícias.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tinha uma cedela com 8 meses foi descoberto que ela estava com Leishmaniose, porém, já desconfiavamos, ela estava com unhas grandes, sem apetite, o pêlo estava caindo, enfim.. procuramos os melhores veterinarios da cidade (bahia) mas infelizmente, nos disseram que não havia mais nada a fazer, ela foi sacrificada, mas NÃO recomendo, quem tiver recursos viaje, procuro, mas não deixe de forma alguma fazer isso .. Eu sinto e sempre irei sentir, a dor não diminui e não da pra esquecer, de forma alguma.. TEM TRATAMENTO, e não deixem que façam isso, pois não há arrependimento maior do que esse, confiem eu passei por isso.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ruth... difícil alguém por aqui dar força ao tratamento. E sim, existe cura e tenho acompanhado ao longo desses dois anos. Eutanásia é uma decisão definitiva, e para um ser que tem vida e merece todo nosso respeito e tratamento que nossa condições financeiras puderem dar.
    Mesmo em lugares em que não haja o tratamento, pode-se conseguir o tratamento sem deslocamento.
    O importante é não desistir.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Lizi, estou aqui compartilhando com vocês da mesma luta, tenho uma cadela Rottweiler e ela está com Leishmaniose e a 4 meses estou lutando pela seu saúde, atualmente estou tratando dela com vitamina C 1g+Zínco, Alopurinol pela manhã e à noite e bastante água e muito amor e carinho, quando ela chegou ao extremo das feridas, aplicei-lhe Diprospan intramuscular e depois de 10 dias apliquei novamente, não sou veterinária mas estou tendo acessoria de um que está acompanhando o caso de Brisa. Imaginem que ela passou um mês eu tendo que bater a comida no liquidificador para alimentá-la 3 vezes ao dia, em nenhum momento eu desisti de sua vida, inúmeras pessoas me aconcelharam a sacrificá-la, após as aplicações de Diprospan na primeira ela reagiu e começou a comer sozinha, e todas as feridas cicatrizaram por completo, graças a Deus e ao Dr. E.D.estou agora em busca(como está difícil) do Glucantime para aplicar e controlar de uma vez esta doença miserável, estou a disposição para conversar sobre o assunto caso alguém queira maiores informação. Hoje Brisa aparentemente não tem a doença, graças a minha dedicação e luta, ainda não acabou pois a doença tem vários cículos, o mais importante é que eu não desisto nunca.
    Obs:Tenho estudado dia e noite todos os livros e artigos sobre a Leishimaniose, mas se alguém tiver alguma informação nova sobre a doença por favor entre em contato através do meu e-mail:
    viviane.meireles.s@hotmail.com

    Abraços a todos os cachorreiros de plantão.

    ResponderExcluir
  15. Viviane, gostaria que todos fossem como você. Existe porém aqueles que tem boa intensão mas não tem condição financeira. Mas penso que sempre devemos fazer tudo que estiver ao nosso alcance.
    Que Deus te abençoe e que você seja vitoriosa nessa luta que não é fácil mas é possível.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Existe leishmaniose baixa, esse foi resultado do meu cão.

    ResponderExcluir