segunda-feira, 22 de junho de 2009

SEU CÃO TEM PERSONALIDADE PRÓPRIA?




Quem convive com esses adoráveis animais será capaz de negar que eles tem uma personalidade própria e marcante?

Alguns inclusive dizem que o cão acaba adquirindo a personalidade do seu dono. Em parte eu até concordo, mas... e quando voce tem vários ao mesmo tempo?

Posso dizer de experiência própria, que independente das características que são peculiares a cada raça, cada um deles desenvolve sua própria maneira de se posicionar junto as pessoas e outros animais com quem convive.

Por diversos anos tive a felicidade de estar na companhia de tres Yorkshire, notoriamente conhecidos por terem tendências depressivas e serem ciumentos, além de dóceis e amigáveis.

Um macho e duas fêmeas: Pai, mãe e filha. E digo que cada um se portava de maneira completamente diferente em todas as suas atitudes.


A mais velha, Kika, sempre brincalhona, independente e altamente sociável. Se interagia com todos que se aproximavam e se pudesse brincava o dia inteiro, incansavelmente. Pra sair não se incomodava nem um pouco se os outros dois estavam presentes ou não.


Já o Dudu, um "carente profissional", estava sempre atrás de atenção, não sei se pelo fato dele se sentir oprimido em meio a tantas mulheres na casa rss... Se qualquer um chorasse perto dele ganhava insistentes carinhos até parar e quando a Kika dava cria, tomava conta da ninhada melhor do que ela. Criou uma dependência extrema da Kika ao ponto de não ir a lugar nenhum sem ela e ficar chorando desesperadamente quando era separado dela por um motivo ou outro.


E tinha a pequenina Mel, que pensava (ou tinha absoluta certeza) ser a minha dona e mandava na casa, inclui-se ai o pai e a mãe dela. Sempre com cara de mau humorada, arrumava confusão quando eu dava atenção aos outros dois, um ciume exagerado. Mantinha um bom relacionamento com a Kika mas vivia sempre em confusão com o Dudu (que sempre tinha cara de vítima). O importante para ela era ter gente ao seu redor, mas era de poucas brincadeiras e cheia de manias (detestava muito barulho e não gostava de claridade pra dormir). Era a única que gostava de tomar sol todas as manhãs.

E o seu cão? Também tem personalidade própria? Nós do Blog do Cachorreiro gostaríamos de saber.

4 comentários:

  1. Não posso deixar de comentar... A Kika é a minha cachorrinha desde filhote e sua personalidade vem parte da pessoa quem me vendeu e parte de minha pessoa. Personalidade forte! Livre! Do Mundo! Ela com três meses já fazia de tudo para que eu não tivesse depressão. Ela ama passear e comer!

    O Dudú dócil e realmente carente foi criado como se fosse o filho do meio, aquele que não é o primeiro a fazer nada e nem o "caçulinha"... Uma mãe puxa saco, a outra perseguidora que vive brigando... Duas opções: Ou ele seria um carente profissional ou seria um rebelde que poderia rosnar e morder todos.

    A Anna Mel, irada, revoltada (como a caçula rebelde de tanto carinho). Tomava conta da Lizi e realmente morria de ciúmes. Hobbies: Tirar meia do sapato, ficar irritada com luz e barulho.

    Existe o Timmy da minha mãe: Apavorado, barulhento, inseguro e desconfiado. O Hobby desse é ir para a garagem...

    Portando acredito sim que cada cão tenha a personalidade própria (ele consegue escolher seu dono), mas os fatores externos são de extrema importância (como nos humanos), e são responsávels por seus comportamentos quando adultos. A forma da criação interfere em sua personalidade.

    22 de Junho de 2009 21:42

    ResponderExcluir
  2. Bem, partindo da minha crenca pessoal, acredito que estes animais possuem espirito e como tal, obvio, tem sua personalidade, alguns mais evoluidos e outros nem tanto.

    Franjo meu primeiro baby, raca :Shit zu, possuia um comportamento independente e auto suficiente, ele näo se preocupava com outros caes, sentia ODIO de ter que ser o baby e filho unico da casa, odiava ter a mäo do pessoal em cima do seu pelô,era sem duvida meu carma, imagine pelo menos 3 horas por dia,escovar o pelo,amarrar chuquinha e por ai afora... bem, ele veio como um caäo de Pista para PET...foi uma compra rapida, justamente por causa de depressäo, mesmo sendo temperamental eu o AMEI do jeito que ele era...e sinto falta daquela lambida a troco de alguma coisa e nunca espontanea...Este era meu Franjo que foi embora por causa de um cancêr fatal....


    Agora, Maximilian,ou Max- quando Bodo e eu fomos visitar a ninhada na criadora, depois de muito ler sobre a raca, (Pug no Brasil/Mops na Alemanha/Carlin na Franca)....eu definitivamente fiz o teste do cäo lider, NEM PENSAR um cäo dominante como Franjo e foi evidente que o MAX era o ALPHA da ninhada e EU optei entäo pelo irmäo do Max...por ser um cäo mais calmo e por isto mesmo, pensei menos trabalho enquanto estivesse fora ou durante o tempo que estou na loja trabalhando...MAS O BODO ficou louco pelo MAX que se destacava por atacar os irmäoszinhos, morder todo mundo, subir pelo casaco a fora, curioso e etc...ELE SEM DUVIDA ERA O FILHOTE ALPHA,o chefäo do grupo, este teste ALPHA é bem interessante, bem, venceu o MAX e hoje eu tenho um Pug que quer ser o DONO DO PARQUE INTEIRO onde ele passeia todas as tardes e encontramos com outros caes, é ele quem manda ate no Gold Retriver -Ruestier QUE TEM O DOBRO DO TAMANHO e que inclusive ja atacou a ex proprietaria, Jacks Russel adora correr com ele, isto mesmo, um Pug sem nariz, corre como se fosse uma LEBRE, bem, este é o MAX para ter ideia...no parque ninguem pode latir atrás dele, ele ODEIA e tenta revidar, atacando...indiferente o tamanho do agressor, (ele näo é castrado e eu näo vou castra lo, decisäo nossa aqui em casa), Max sabe o que come e gosta de comida AN (alimentacäo Natural) ao invés da Eukanuba Senior que ele tambem tem, tem varíos brinquedos, mas o que o diverte mesmo é o STINKEN(um urso fedorento que ele adora) e uma bola com cordinha onde ele pode brincar de cabo de guerra...para domir é o teatro, tem que ser do lado da gente, neste momento que estou digitando, ele esta dormindo aqui do lado da cadeira...este é o MAX-um grude, sabe fazer o olhar de pedinte quando estamos jantando num restô e ja sabe que vai ganhar.seja do nosso prato ou direto dos garcons ou dono do local...Lizi, obvio que eles adquirem muito da gente e vice versa...tem sim carater proprío e isto faz com que nos apaixonemos ainda mais por estes seres/racas apaixonantes e apaixonados!
    beijocas e amanha to indo assistir Pet Shop Boys que adooro em Köln... saudades!

    ResponderExcluir
  3. Lizi,
    Primeiro quero te parabenizar pelo blog. Estou adorando e tenho lido todas as postagens. Chorei igual criança com o último video.
    Esse é o meu primeiro comentário, e posso afirmar que Sophia é uma chantagista de marca maior! Qdo ela quer que eu faça algo, fazo maior chamego e qdo eu não percebo que ela quer algo, ela choraminga até eu fazer...hehehe! Sema falar que ela não leva a minha autoridade a sério. Se sou eu que vou enxugar a dobra do focinho, vira uma baderna...ela corre, morde meu pé, rasga o papel higienico. Se é meu marido que vai fazer isso, ela nem se mexe fica quietinha. Para subir na cama, ela só pede a mim. Qdo eu vou trocaro jornal do Pipi dolly dela, ela pula em cima de mim, rasga o jornal é uma peralta!
    Mas ela é a minha companheira, tá comigo toda hora. E eu amo isso. Somos muito dependentes uma da outra. Qdo preciso sair, e ela vai ficar sozinha é incrivel como ela me olha de um jeito diferente. Me faz sentir uma culpa enorme, mas é preciso e eu vou. Mas fico doida para voltar por causa dela. E olha que eu fino no máximo umas 3 -4 horas fora. É um amor, que eu nem sei descrever. Mas me faz feliz demais!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Lizi! Eu estou apenas começando no universo "bloguistico".
    Eu entendo bem esse dor da perda. Eu perdi a minha primeira Sophia, devido a uma "barbeiragem" do veterinário. Sujeito desprezivel, sem compromisso com o animal, só visa o $.
    Foi um dos piores momentos da minha vida. E te digo uma coisa, mesmo com a Sophia atual, sempre me lembro da outra e choro toda vez que me lembro dela e de tudo que vivemos durante os 2 meses que vivemos juntas.

    Fique em paz!

    ResponderExcluir