terça-feira, 9 de junho de 2009

FALANDO SÉRIO - LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA

Existe um ditado que diz que "De Médico e Louco todo mundo tem um pouco", e pra quem gosta de animais pode-se criar uma variação: "De veterinário e Louco todo mundo tem um pouco".
Teremos muito tempo pra trocar experiências, e digo que tive o suficiente com essa doença pra me basta para muitos e muitos anos.
Então, segue uma valiosa informação para livrar seu amigo dessa terrível doença.
A Leishmaniose é uma zoonose em franco crescimento no Brasil, causada por um parasita, transmitida ao animal através de um mosquito, que por sua vez pode transforma-lo em transmissor dessa doença.
O primeiro post do Falando Sério é uma lista de prevenções passadas pelo Médico veterinário, professor universitário e doutor em parasitologia, Márcio Vítor Ribeiro, da PUC de Minas Gerais, que é uma das maiores autoridades do país em Leishmaniose Visceral.
  • ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE


    1 – COLEIRA SCALIBOR
    USO CONSTANTE
    TROCA DE 6 EM 6 MESES
    OBJETIVO EVITAR APROXIMAÇÃO DE FLEBÓTOMOS E MATAR OS QUE SE APROXIMAM

    2 – ADVANTAGE MAX 3 // PULVEX POUR-ON
    APLICAÇÃO A CADA 21 DIAS
    APLICAR UMA AMPOLA NO DORSO NA REGIÃO ENTRE AS ESCÁPULAS CONFORME INDICAÇÃO DO PRODUTO
    OBJETIVO EVITAR APROXIMAÇÃO DE FLEBÓTOMOS E MATAR OS QUE SE APROXIMAM

    3 – NO AMBIENTE – KAOTHRINE
    DILUIR CONFORME INDICAÇÃO DO FABRICANTE
    APLICAR NAS PAREDES DO CANIL E AMBIENTES EM QUE O ANIMAL PERMANECE POR MAIS TEMPO, RETIRANDO-O DO LOCAL ATÉ A SECAGEM DO PRODUTO
    APLICAÇÃO SEMESTRAL
    OBJETIVO: MATAR FLEBÓTOMOS NO AMBIENTE E EVITAR CRIADOUROS

    4 – CITRONELA
    PLANTAR NO JARDIM EM ESPAÇOS DE 2 METROS
    OBJETIVO REPELIR FLEBÓTOMOS

    5 – EVITAR PASSEIOS COM O ANIMAL A NOITE, AO AMANHECER E ENTARDECER. NESSES HORÁRIOS APLICAR NO CORPO DO ANIMAL O SPRAY DE CITRONELA.

    ESTAS MEDIDAS VISAM PROTEGER O ANIMAL DA APROXIMAÇÃO DE FLEBÓTOMOS E DESTA FORMA PROTEGÊ-LO DA LEISCHMANIOSE

11 comentários:

  1. oi Lizi querida, acabo de saber que vc tem um Blog parabéns pela iniciativa, vai realmente te fazer um bem danado...eu tenho uma duvida sobre o que vc postou:
    "COLEIRA SCALIBOR
    USO CONSTANTE
    TROCA DE 6 EM 6 MESES
    OBJETIVO EVITAR APROXIMAÇÃO DE FLEBÓTOMOS E MATAR OS QUE SE APROXIMAM"... Ja ouvi dizer que em cäes sem o fucinho, no meu caso, o MAXI é um PUG ela é meio complicada e quase fatal... Outra coisa, Näo existe vacina para a doenca? aqui na Alemanha, o MAX toma uma unica DOSE que serve para quase todas as doencas...interessante näo ter uma vacina para precaucäo desta doenca...Li que os caes do Clodovil tinham esta doenca e precisavam ser sacrificados e ele lutou para que nada acontecesse...Enfim, mas uma vez, ADOREI seu blog, vou passar por aqui SEMPRE, entäo, atualize com coisas legais e dicas ....Meu teclado é SEM ACENTO, sorry! E VIVA ESTES SERES täo pequeninos que entram na vida da gente e roubam nossos coracöes...te love, seu sempre, MOACIR!

    ResponderExcluir
  2. Olá Moacir, seja muito bem vindo e obrigada pela postagem.
    Meu amigo você vive no primeiro mundo, a Leishmaniose canina é tratada normalmente na Europa. Inclusive os remédios para tratamento que usavamos no Brasil eram fabricados na Europa, mas o nosso querido governo proibiu a importaçao, parte das alegações até fazem sentido (assunto pra muito debate), mas acho que a melhor medida é correr atrás do vetor - o mosquito - ao invés de fazer eutanásia em massa dos nossos amiguinhos.
    Falando de Brasi, existe uma vacina espcecífica sim. A primeira vacinação é feita em 3 doses e depois passa a ser feita em uma única dose anual. Como não tem comprovadamente 100% de eficácia - chega próximo de 92% - recomenda-se o uso da coleira para repelir o mosquito e as outras medidas indicadas pelo Prof. Vitor e publicadas nest post.
    Quanto a possíveis reações adversas causadas pela coleira, eu desconheço, e aqui, é utilizada em todos os cachorros independente da raça. Não possuo todas as respostas, mas por isso estamos na net, essa grande rede de troca de informações... vamos correr atrás! Essa doença é a que mais incomoda no momento tanto pela sua severidade, quanto pela forma como as autoridades sanitárias estão tratando o assunto.
    Breve estarei atualizando mais comentários. Beijo grande no coração.

    ResponderExcluir
  3. Busquei a fonte desta informacäo sobre a Coleira, foi na comunidade do Orkut-Canil Säo José de Ouro Pugs-onde faco parte e sou da moderacäo...para Pugs pode causar reacöes sim mas é ainda uma das unicas solucöes contra a LEISHMANIOSE/CALAZAR e carrapatos. Entäo, como se diz em alemäo, TJA-Na ja, se tem que usar, fazer o que?
    O pessoal nos comentários reclamaram sobre o preco, que eu achei tambem bem ALTO, para um periodo de näo mais que 3 meses, procurei no google e os valores variam de 50 a 100 reais, para um padräo do BRASIL, eu acho caro...vou procurar o preco no mercado alemäo e ja posto aqui...
    seria interessante comparar.
    a Vacina dose UNICA( dura 1 ano )que o Max toma-chama se VIRBAGEN e eu pago 20 euros,algo em torno de 60? reais(ou menos)acho pratico porque no Brasil quando eu tinha cachorro, era sempre necessário uma diferente...raiva,Calazar,bla, bla, bla...por aqui é dose UNICA e bye:::..bye...relaxa, sem falar dos vermifungos(näo sei se é assim que escreve)que metade de 1 comprimido no primeiro semestre e outra no segundo..., Bem, näo é uma questäo de primeiro mundo como você disse, MAS O FATO QUE AQUI É A CACHORROLÂNDIA, os alemäes amam mais seus cachorros do que seus filhos, pais e parentes....a coisa é a beira da DOENCA mesmo, o povo idolatra e näo existe um meio mais eficiente de contatos e socializacäo do que ter um cäo, eu vejo isto com o MAX depois dele, conheco toda a minha vizinha e obvio, eles todos conhecem o meu cachorro, meu nome NEM SONHAM EM SABER, mas Max, ah todo mundo ja sabe quem é...uma coisa incrivel mesmo...Outra coisa é jantar fora, coisa que eu faco constante com o Bodo-meu compy...levamos o MAX juntos e la ele tem a vasilhinha de agua fresca e em alguns casos ate comidinha (racäo seca)...acho um barato isto, li no blog da Ana Maria Braga que ela foi obrigada a sair de um restô por que estava com a Poodle dela...imagine, se isto acontece por aqui,a comecar dos "Bios" e "Ecos" cidadäos que simplesmente fariam um boicote ao restô...MAS a vida chega la... to adorando seu blog...e tenho se quiser um E-Book sobre adestracäo do Alexandre Rossi, que baixei na NET...super legal e gostoso de ler...Beijocas e forca Lizi...vc é imensa, a MEL deve esta no PARQUE dos Yorks do outro lado do Arco irís...esperando o dia que atravessemos tambem...
    seu sempre,
    Moá!

    ResponderExcluir
  4. Lizi, você me fez derramar lágrimas....parabéns pela nobre iniciativa. Estarei sempre por aqui para compartilhar idéias...eu e Lukas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Moacir...

    Aqui no Brasil fica bem mais caro as vacina do primeiro ano do cachorro. Em torno de R$ 350 a R$ 400,00 - varia de cidade para cidade -. Se acrescentar as tres doses da leishmaniose, esse valor sobe para cerca de R$ 700,00.
    Vou publicar a lista com as vacinas necessárias em breve.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Alexandra... obrigada pela força de sempre. Estou esperando sua colaboração para novas postagens.Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Lizi,
    Näo sei se você curte,eu sou tiete, o Alexandre Rossi - tem um site super legal com artigos e dicas de treinamento, eu utilizei com o MAX o livro dele,(eu tenho em E-Book, se quiser te envio pelo e-mail)ele ja aprendeu alguns comandos como sentar, deitar,dar bom dia e coisas do genero...
    deixo aqui o link:
    http://www.caocidadao.com.br/artigos_caes_lista.php
    Mudando de assunto:achei a manuntencäo das Vacinas que vc postou uma fortuna para quem tem 1 caozinho...claro que com um cäo, as despesas a gente ja sabe que säo altas mesmo, o pacote de Eukanuba Senior do Max custa 16 euros,por 3 kilos, fora as guloseimas e etc...tenho tentado aplicar a AN(alimentacäo Natural), mas näo tenho coragem ainda de oferecer comida crua para ele, entäo eu cozinho moela, figado de frango, coracäozinho(apenas 2 a 3 por refeicäo porque säo riquisssimos em gordura)e misturo na racäo ou uma vez por quinzena faco a BARFLO...com a comida, arroz e um potinho de comida para bebês, aqueles de legumes batidos...misturo tudo...Preciso francamente falar que de todos os Pugs que temos na nossa vizinhaca, o Pêlo do MAX é o mais bonito, também, visivelmente vc nota a energia para brincar, o cheiro do coco e etc...ALIMENTACÄO é um capitulo a parte...eu sou dos paranoicos que correm atrás do melhor ...ah, ele tambem de vez enquanto toma oleo de Salmäo...mas vc pode ver as fotos dele na no meu ORKUT....super lindäo, vai fazer 2 anos em outubro e o peso esta dentro do PADRÄO da raca!
    Beijocas do Moa

    ResponderExcluir
  8. Lizi ,esse seu papo com o Moacir me emocionou. estou aqui até sentindo uma dorzinha no coração ( se é que exite essa dor ...) Sou "mãe" de um lindo Pitbul ( não puro) , branquinho e muito levado. Já tem quase 4 anos e ainda é um menino . Há mais um menos 1 ano foi picado pelo desgraçado do mosquito . De lá prá ca´tenho lutado muito pelo bem estar dele . Ocorre que moro numa cidade muito pequena e sem recursos e , por tal razão, tenho o levado a um veterinário em Patos de Minas , "cachorreiro dos maiores" , que mandou fazer o teste em Bh e vem cuidando do Rufus desde então . Agora vendo algumas novidades sobre o tratamento acho que há alguma coisa mais :a tal da imunoterapiaou falar com o Toninho ( veterinário) sobre isso e quero sim tentar. Troco a coleira a menos de 6 meses ( 4 - 5 meses) É a angústia dever as reci divas... Já, por 3 vezes , as feridas se abriram na pele dele . Duas vezes no rosto e , mais recentemente, embaixo da pata direita . São feridas extensa, . Estou , novamente, : azitromicina, cetoconazol e celergin ( betametazona). E agora estou em estou em dúvida... Será que o meu "filhote" está sendo tratado convenientemente. Gostaria muito também de conseguir a tal vacina.Mas , como ? Uma "mãe" aflita ... ana
    Ah, como mandar-lhe um e-mail. O meu anette.z@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  9. Donana,
    enviei uma resposta privada para o seu email. Obrigada pelo carinho e te dou a maior força nessa luta, porque ela pode ser vencida, mesmo no estágio atual em que se encontra a do seu cãozinho.
    Essa dor existe sim e é imensa. Ameniza com o passar dos meses mas nunca é esquecida.
    Torço por voce e estou aqui a sua disposição.
    bjo grande

    ResponderExcluir
  10. Depois de muito tempo em que vc´s conversaram essas conversas serviram para me ajudar muito, tenho 2 cachorras 1 delas foi picada pelo infeliz do mosquito e fizemos o exame da outra ainda nao chegou mais certamente ela tbm estará contaminada, moro em uma cidadezinha no interior de MT, aqui como em toda cidade cheio de gente desenformada, logo vc´s podem imaginar, pediram a minha cachorra para a Eutanásia, logicamente eu entrei no mundo virtual e começei a tirar tudo de informação sobre a doença, consegui convencer meu pai a nao entregar a cachorra ja na vespera em que eles vieram buscar.
    Ela esta bem magra e ja tratei ela antes sem saber q ela era portadora de leshmaniose a um tempo atras com antibiotico e ferro, e ela reagiu muito bem, agora ouço falar em azitromicina, cetoconazol e celergin ( betametazona) mais como faço pra utilizar essa medicação???? ql dosagem???

    bjinhusss adorei seu blog ja virou favoritos...
    laismgalindo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! TEnho varios caes e coloquei a coleira mas em alguns nao deu certo tiveram alergia e a pele ficou em carne viva. Outro detalhe a coleira scalibor é bem mais maleavel e fragil que as outras assim sendo os caes tiram uns dos outros.Eu recomendo o pulvex que é mais seguro.

    ResponderExcluir