terça-feira, 30 de junho de 2009

MOSQUITO PALHA, MOSTRA A SUA CARA....

Temos falado por aqui sobre a Leishmaniose Viceral Canina e por diversas vezes citamos o tal "maldito mosquito".

Ele é vulgarmente conhecido como mosquito palha e aproveitaremos para divulgar algumas características e hábitos do mesmo.
Seu tamanho é de aproximadamente 3mm e o alimento principal das fêmeas é o sangue que sugam. Os machos alimentam-se das seivas de plantas.
Possuem uma coloração amarela, cor de areia, parecida com a palha de milho - dai o nome popular de mosquito palha - e o corpo é revestido formações quitinosas parecidas com pelos.

Alguns animais como o rato do mato, o gambá, a raposa e o tamanduá, possuem o parasita da doença. A fêmea do mosquito, por se alimentar de sangue, está sujeita a ser contaminado e, conseqüentemente, transmitir a doença às pessoas e animais.

As fêmeas desses buscam suas vítimas sempre ao amanhecer ou entardecer e, na hipótese dessas vítimas animais mamíferos ou o homem estarem contaminados pelo agente causador da Leishmaniose, encontrarão nesses insetos o hospedeiro intermediário para completarem seu ciclo biológico e tornando-se esses mosquitos vetores para a Leishmaniose, dando assim continuidade a través de futuras picadas do inseto a novas vítimas dessa terrível doença.

Seus hábitos são portanto matinais e vespertinos, dai a recomendação de evitar passeios com seu cão pela manhã bem cedo e ao entardecer.

Fala-se muito dos cães como sensíveis a contaminação dessa doença, sofrendo por isso uma verdadeira "caça as bruxas", porém ela pode acometer também equinos (cavalos e burros) e já foi detectada em hamster utilizados em laboratórios.

Uma das medidas quase nunca citadas ou recomendadas pelas prefeituras para prevenção, tal como é feito na dengue é a contenção ao habitat de proliferação do mesmo. Entre as ações está a limpeza de quintais e terrenos baldios e poda das árvores para que o sol possa secar mais a terra.


Outra medida que pode ser adotada é a instalação de armadilhas para os mosquitos, que são uma espécie de lamparina, com um saco e exaustor. A luz atrai o mosquito, que é sugado para dentro do recipiente através do exaustor. A secretária de saúde de São Paulo determinou a instalação dessas armadilhas em algumas cidades suspeitas há alguns anos como forma de contenção do mosquito e consequentemente da doença.


De olho nele gente.... de olho nele. Você e seus amiguinhos devem procurar manter-se afastados dele.






sábado, 27 de junho de 2009

EXISTE O CÃO MAIS FEIO DO MUNDO?


Meus queridos amigos cachorreiros, não tenham a expectativa de ver a foto de um cachorro feio de doer (essa dai era a bela Dercy), porque eu tenho a certeza que todo cachorreiro que se preze acha seu cão lindo apesar de todas as opiniões em contrário que possam vir daqueles que nunca tiveram a felicidade de amar e ter o amor dessas criaturas.


Particularmente eu não conheço nenhum cachorreiro de verdade que ache seu cão feio. Não me venham dizer que sempre tive yorkshire, pois já tive sob os meus cuidados uma criaturinha no mínimo esquisita, rss.


Seu nome? Mais engraçado ainda: Dercy Gonçalves, uma mistura de York com Pincher que quase herdou as características físicas do york - eu disse quase... e de longe rss - mas tinha o gênio irreverente e implicante de um pincher.


Veio para em minha casa na época em que dividia apartamento com uma amiga e o irmão dela por motivo de mudança estava prestes a "despejar" essa figura levada e terrível por não poder levá-la junto para Macéio (o nome foi dado pelo sobrinho dela).


E assim, diretamente da capital mineira, eis que chega a Dercy, pra viver conosco em Governador Valadares e mais 3 cachorros que pela própria condição se sentiam os donos da casa. Os nossos amigos sempre falavam: que coisinha feia..rss mas a gente sempre defendia que ela era bonitinha.


Vi hoje uma matéria sobre um concurso anual nos EUA que sempre elege o cão mais feio do mundo e senti um pouco de indignação. Porque o verdadeiro cachorreiro não olha a raça, não vê a pelagem ou o porte do seu cachorro. Ele olha nos olhos deles e como eu disse, contra tudo e todos ele se apaixona assim mesmo, porque essas criaturinhas tem esse dom inexplicável.


Digo que a Dercy trouxe um movimento diferente e alguma confusão para minha casa, as fêmeas não aceitaram muito bem a presença dela e ela se aproveitava disso para implicar. Literalmente ela provocava as outras duas fêmeas e corria para se esconder. Por sorte o macho estava sempre na dele.


Mas com toda confusão e comparação com os Yorks que ela convivia, eu jamais poderia dizer que tinha a cadelinha mais feia do mundo em casa.


Ela já se foi, mas ainda rimos muito ao recordar de todas as confusões que ela aprontava - isso daria um capítulo a parte.


O que posso dizer ao final disso: Independente da raça ou aparência, TODOS OS CÃES SÃO LINDOS!


Dercy, esse post é em sua homenagem!


Tenho certeza de que vocês também dirão o mesmo de seus cãezinhos, porque cachorreiro é antes de tudo um ser passional quando se trata de defender seu amiguinho de 4 patas.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

SEU CÃO TEM PERSONALIDADE PRÓPRIA?




Quem convive com esses adoráveis animais será capaz de negar que eles tem uma personalidade própria e marcante?

Alguns inclusive dizem que o cão acaba adquirindo a personalidade do seu dono. Em parte eu até concordo, mas... e quando voce tem vários ao mesmo tempo?

Posso dizer de experiência própria, que independente das características que são peculiares a cada raça, cada um deles desenvolve sua própria maneira de se posicionar junto as pessoas e outros animais com quem convive.

Por diversos anos tive a felicidade de estar na companhia de tres Yorkshire, notoriamente conhecidos por terem tendências depressivas e serem ciumentos, além de dóceis e amigáveis.

Um macho e duas fêmeas: Pai, mãe e filha. E digo que cada um se portava de maneira completamente diferente em todas as suas atitudes.


A mais velha, Kika, sempre brincalhona, independente e altamente sociável. Se interagia com todos que se aproximavam e se pudesse brincava o dia inteiro, incansavelmente. Pra sair não se incomodava nem um pouco se os outros dois estavam presentes ou não.


Já o Dudu, um "carente profissional", estava sempre atrás de atenção, não sei se pelo fato dele se sentir oprimido em meio a tantas mulheres na casa rss... Se qualquer um chorasse perto dele ganhava insistentes carinhos até parar e quando a Kika dava cria, tomava conta da ninhada melhor do que ela. Criou uma dependência extrema da Kika ao ponto de não ir a lugar nenhum sem ela e ficar chorando desesperadamente quando era separado dela por um motivo ou outro.


E tinha a pequenina Mel, que pensava (ou tinha absoluta certeza) ser a minha dona e mandava na casa, inclui-se ai o pai e a mãe dela. Sempre com cara de mau humorada, arrumava confusão quando eu dava atenção aos outros dois, um ciume exagerado. Mantinha um bom relacionamento com a Kika mas vivia sempre em confusão com o Dudu (que sempre tinha cara de vítima). O importante para ela era ter gente ao seu redor, mas era de poucas brincadeiras e cheia de manias (detestava muito barulho e não gostava de claridade pra dormir). Era a única que gostava de tomar sol todas as manhãs.

E o seu cão? Também tem personalidade própria? Nós do Blog do Cachorreiro gostaríamos de saber.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

EXAMES PARA DETECTAR A LEISHMANIOSE

Recentemente decidi assumir uma pequena mas vigorosa bandeira com o objetivo de invocar a responsabilidade no diagnóstico dessa doença e tentar sensibilizar as autoridades da saúde pública pela forma como vem tratando sua erradicação.

1. O Foco é sempre o animal - eutanásia em massa - e nunca o combate ao vetor - maldito mosquito.

2. Os exames para diagnóstico da doença comumente feitos deixam a desejar.

O único exame laboratorial aceito para vacinação feito através do kit distribuído pelo governo limita-se a uma diluição de sorologia simples que chega ao máximo de 1/80.

Procurei me informar como é feito esse exame e ele praticamente é a olho . Duas pessoas podem propor resultados completamente diferente em uma mesma amostra. Portanto, falso negativo ou falso positivo. No primeiro resultado positivo eles já procuram seu animal para sacrifício.

O exame mais confiável é o de diluição total que aqui em Minas Gerais é feito somente pela Universidade Federal, onde a sorologia é elevada ao nível máximo da presença do parasita.

3. Tenho notícias de casos em que com um primeiro exame simples laboratorial e um exame clínico superficial, (unhas crescidas...???? perda de peso???) já está sendo recomendada a eutanásia.

4. Existem outros dois exames complementares para se fechar o diagnóstico se o seu animal está verdadeiramente infectado: Punção de linfonódulo (não aceita para vacinação pelo governo) e de cito patologia - exame da pele da orelhinha do cão - que demonstra que, se o mesmo encontra-se infectado pelo parasita, e se ele já é ou não um transmissor em potencial para o ser humano ou outro animal. Portanto, a determinação da doença da-se através de uma série de exames que convergem a um diagnóstico final e irrefutável.

5. As autoridades estão usando de terrorismo - seu cão vai transmitir a doença pra você - para forçar o dono a praticar a eutanásia, em 100% das vezes de posse de um único e frágil exame de sorologia simples (que pode se um falso positivo).

6. Existe uma Lei que data de 1963 que proibe o tratamento de animais DOENTES... eu disse DOENTES.. e não de animais assintomáticos e apenas portadores do parasita.Clinicas em Belo Horizonte, de posse de liminar estão tratando esses animais, apesar da probibição da importação pelo governo do medicamento - porque na Europa é tratado normalmente (extamente, na Europa não existe eutanásia em massa) e o pais de maior referencial é a Espanha.

7. Um dos grandes argumentos das nossas autoridades para proibição do tratamento até que faz muito sentido. O Abandono do tratamento do animal pelos proprietários pode causar novas farpas e variações resistentes desse parasita.

8. Existem dois tratamentos conhecidos, um semelhante a quimioterapia e outro mais brando em casos de baixa titulação que se chama imunoterapia.

A imunoterapia é feita em algumas sessões a cada 21 dias, acompanhada de outros medicamentos.

9. Para fazer o tratamento o proprietário tem que assinar um termo de compromisso do controle quadrimestral do animal e continuidade do tratamento pelo tempo que for necessário - o tratamento não cura, mas reduz e estabiliza, evitando que o animal se torne um transmissor. O Controle inclui a citopatologia que verifica se o animal já é um transmissor da doença.

Se o dono abandonar o controle ou o tratamento ele se compromete a entregar o seu cão para eutanásia.

Gostaria de saber como as autoridades da vigilancia sanitária de cada cidade estão tratando este assunto e qual o nível de eutanásia. Fiquei sabendo de uma cidade em São Paulo em que a prefeitura distribui as coleiras preventivas.

Belo Horizonte já convive com essa doença há pelo menos 20 anos, e logo no início foram sacrificados mais de 30.000 cães. Descobriu-se depois em exames para amostragem nos animais que foram submetidos a eutanásia que menos de 10% estavam realmente infectados com a doença.

Passados todos esses anos toda cidade de Belo Horizonte é endemica com relação a essa doença. Fica ai o alerta para as autoridades: MATAR NOSSOS CÃES NÃO É A SOLUÇÃO, NÃO ACABA COM ESSA DOENÇA QUE ATINGE O SER HUMANO TAMBÉM...

Será que ninguém vai se cansar??? Será que os médicos veterinários que fizeram um juramento para salvar a vida dos animais não se sentem incomodados com tanta eutanásia???

segunda-feira, 15 de junho de 2009

CURIOSIDADES


Acho que todo cachorreiro já se perguntou de onde surgiu essa convivência entre o homem e o cachorro. Como toda boa internauta andei dando uma navegada e descobri algumas curiosidades. Vamos lá:


  • Existem teorias que indicam que essa amizade nasceu da domesticação do lobo cinzento asiático, por aqueles povos, há cerca de (pasmem!) 100.000 anos.

  • Portanto, o cão seria considerado talvez o mais antigo animal doméstico.

  • O resultado dessa domesticação e seleção natural por aptidões físicas e ou mesmo por tipos de comportamentos resultou em uma grande variedade de raças (mais de 400).

  • Várias dessas aptidões tornaram os cães extremamente úteis ao homem, tais como: excelente olfato e audição, bons caçadores, corredores vigorosos, pastoreadores de rebanhos, vigilantes e protetores, atuantes no resgate de afogados e soterrados, guias de cegos, grandes companhias, inteligentes, dóceis e extremamente fieis e obedientes ao homem.

Depois dessa pequena e rápida descrição alguém ainda tem dúvida do merecido rótulo de melhor amigo do homem?


Mais uma coisa: É considerada a relação de amizade mais forte e duradoura que se tem conhecimento entre um homem e um animal.


terça-feira, 9 de junho de 2009

FALANDO SÉRIO - LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA

Existe um ditado que diz que "De Médico e Louco todo mundo tem um pouco", e pra quem gosta de animais pode-se criar uma variação: "De veterinário e Louco todo mundo tem um pouco".
Teremos muito tempo pra trocar experiências, e digo que tive o suficiente com essa doença pra me basta para muitos e muitos anos.
Então, segue uma valiosa informação para livrar seu amigo dessa terrível doença.
A Leishmaniose é uma zoonose em franco crescimento no Brasil, causada por um parasita, transmitida ao animal através de um mosquito, que por sua vez pode transforma-lo em transmissor dessa doença.
O primeiro post do Falando Sério é uma lista de prevenções passadas pelo Médico veterinário, professor universitário e doutor em parasitologia, Márcio Vítor Ribeiro, da PUC de Minas Gerais, que é uma das maiores autoridades do país em Leishmaniose Visceral.
  • ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE


    1 – COLEIRA SCALIBOR
    USO CONSTANTE
    TROCA DE 6 EM 6 MESES
    OBJETIVO EVITAR APROXIMAÇÃO DE FLEBÓTOMOS E MATAR OS QUE SE APROXIMAM

    2 – ADVANTAGE MAX 3 // PULVEX POUR-ON
    APLICAÇÃO A CADA 21 DIAS
    APLICAR UMA AMPOLA NO DORSO NA REGIÃO ENTRE AS ESCÁPULAS CONFORME INDICAÇÃO DO PRODUTO
    OBJETIVO EVITAR APROXIMAÇÃO DE FLEBÓTOMOS E MATAR OS QUE SE APROXIMAM

    3 – NO AMBIENTE – KAOTHRINE
    DILUIR CONFORME INDICAÇÃO DO FABRICANTE
    APLICAR NAS PAREDES DO CANIL E AMBIENTES EM QUE O ANIMAL PERMANECE POR MAIS TEMPO, RETIRANDO-O DO LOCAL ATÉ A SECAGEM DO PRODUTO
    APLICAÇÃO SEMESTRAL
    OBJETIVO: MATAR FLEBÓTOMOS NO AMBIENTE E EVITAR CRIADOUROS

    4 – CITRONELA
    PLANTAR NO JARDIM EM ESPAÇOS DE 2 METROS
    OBJETIVO REPELIR FLEBÓTOMOS

    5 – EVITAR PASSEIOS COM O ANIMAL A NOITE, AO AMANHECER E ENTARDECER. NESSES HORÁRIOS APLICAR NO CORPO DO ANIMAL O SPRAY DE CITRONELA.

    ESTAS MEDIDAS VISAM PROTEGER O ANIMAL DA APROXIMAÇÃO DE FLEBÓTOMOS E DESTA FORMA PROTEGÊ-LO DA LEISCHMANIOSE

BOAS VINDAS


Esse blog nasceu para aplacar as noites de insonia causadas pela saudade de uma pequena grande amiga de 1.700kg, que tinha um amor incondicional por mim. Sim.. minha pequenina yorkshire de nome Mel.
Mas o grande objetivo desse blog não é só amenizar a saudade, é compartilhar lembranças e memórias, que todos nós cachorreiros temos dos nossos leais e verdadeiros amiguinhos.
Compartilhar também experiências de coisas sérias, como o tratamento e cuidados que devemos ter, responsabilidade de quem ama e sabe que essas pequenas criaturas são totalmente dependentes de nós.

Pra não ficar enrolando muito, explico o porque do nome "cachorreiro" que tomei emprestado. Um grande amigo, ao me ouvir chorando literalmente a perda da minha pequenina soltou essa: Aqui em casa estamos chorando ha 5 meses e eu te entendo, porque só quem é "cachorreiro" entende isso...
Tai.. esse blog é dedicado a minha pequena Mel, ao Dudu e a Kika que ainda me alegram e a vocês que como eu, entendem o real significado da palavra "cachorreiro".